empreendedorismo digital

Atualmente o empreendedorismo digital é a atuação profissional que mais cresce em número de oportunidades e movimentação financeira, principalmente depois da pandemia de 2020 que forçou até as empresas mais tradicionais a aderirem o modelo digital.

A questão é que empreender digitalmente não é algo tão simples, apesar das barreiras de entrada serem bem menores, ainda assim é preciso ter um certo conhecimento para realmente ter sucesso neste segmento.

Para te ajudar, preparamos esse guia com tudo que você precisa saber para ingressar no empreendedorismo digital e assim construir uma carreira profissional sólida e rentável, utilizando as facilidades que a internet proporciona a todos nós.

Boa leitura.

O que é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital ou empreendedorismo online como também é chamado, trata-se de todo modelo de negócio que tem como base oferecer produtos ou serviços por meio da internet.

Ou seja, uma loja virtual ou e-commerce, é uma maneira de empreender utilizando o digital como plataforma, mas hoje em dia, isso foi ainda mais digitalizado, pois não é mais nem necessário que você possua uma loja física, podendo atuar por meio de marketplaces variados.

Nos serviços também já é possível atuar de forma 100% online, inclusive em áreas que antes pareciam impossíveis, que é o caso de atendimentos de psicólogos, nutricionistas e outros profissionais autônomos que hoje podem executar suas atividades usando a internet.

– Tipos de empreendedorismo digital

Como você já pode notar, é possível utilizar o empreendedorismo digital em vários setores, seja de produtos ou serviços, mas não é só isso, há outras formas de ganhar dinheiro e construir carreira na internet.

Geralmente costuma-se dividir o empreendedorismo digital em dua categorias básicas:

  • Comércio de conteúdos e serviços
  • Comércio de produtos físicos (ecommerce)

No entanto, dentro dessas duas categorias simples, existem universos de possibilidades para você poder atuar e trabalhar com algo que realmente gosta, dentro do formato digital.

Por isso mesmo, muitos começam a empreender no digital de forma paralela ao seu emprego formal, e assim vão crescendo e se consolidando antes de mergulhar de vez nesse mundo online.

empreendedorismo digital como funciona

Como funciona o empreendedorismo digital?

Algumas atividades exercidas na internet podem ser bem mais intuitivas e despretensiosas que outras, porém, para ser bem sucedido é preciso ter o mínimo de entendimento de como funciona o mercado digital.

Para quem quer trabalhar com produtos físicos, por exemplo, antes era necessário ter uma loja online, também chamada de ecommerce, e ainda agregar formas de pagamento e de frete para poder fazer a logística das entregas da mercadoria.

No entanto, hoje existem opções mais práticas, pois grandes empresas do varejo permitem que você faça as suas vendas de produtos por meio da plataforma deles. É o modelo conhecido como marketplace, muito utilizado por gigantes como as Lojas Americanas, Amazon, Magazine Luiza entre outras.

Na venda de serviços online, como cursos e consultas, é preciso ter o mínimo de conhecimento e marketing digital para construir um nome e uma credibilidade e construir uma carteira de clientes.

Já na produção de conteúdo, é um mercado mais subjetivo, pois pode variar muito do talento de cada um e do poder de “viralização”, pois na internet conhecemos casos de produtores que cresceram aos poucos criando um produto de qualidade, e outros que se tornaram fenômenos apenas pelo grande talento, com Whindersson Nunes e Luva de Pedreiro.

Mas mesmo nesses casos, eventualmente é preciso agregar técnicas de gestão profissional para fazer uma gestão dessa carreira no empreendedorismo digital.

empreendedorismo digital vantagens

Vantagens do empreendedorismo digital

A maior vantagem do empreendedorismo digital é que ele democratizou muito as chances de qualquer um pode empreender, pois as barreiras de entrada são muito menores, eliminando em muitos casos a necessidade de um aporte financeiro inicial.

Vale ressaltar que mesmo atuando na internet, pode ser que seja necessário que você se torne pessoa jurídica, ou seja, abra um CNPJ para poder regularizar sua atuação, mas ainda assim é bem vantajoso.

Hoje em dia é difícil imaginar alguma área em que não dê para empreender digitalmente, pois a produção de conteúdo para vários segmentos, em várias plataformas distintas, tem sido cada vez mais frequentes e eficientes.

A única questão aqui é que você precisa saber aproveitar as vantagens dessa área.

Por que ser um empreendedor digital?

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e só tem aproveitado as oportunidades que está mais antenado com o que há de mais novo.

Por isso, ser um empreendedor digital pode te dar o conhecimento e abrir portas até para conseguir uma oportunidade de emprego atrativa, pois você terá um conhecimento prático de como é empreender no mercado online.

Considerando que o digital é o futuro, empreender nesse mundo é sair na frente.

empreendedorismo digital sucesso

Como ser um empreendedor digital de sucesso?

Conhecimento e prática, e isso vale para empreender no mundo físico também, pois o empreendedorismo é a capacidade de entregar soluções às necessidades do mercado ou dos clientes.

Então, você só conseguirá ser um empreendedor digital de sucesso se estiver disposto a se qualificar, mas principalmente de pôr a mão na massa e lidar com os erros e acertos na prática.

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Quanto a parte do conhecimento, a Unova Cursos pode te ajudar, pois temos na nossa grade um curso completo de empreendedorismo digital com certificado para você aprender todas as técnicas para criar um negócio online do zero.

Nossos cursos são legalizados, gratuitos e online, você estuda em casa, e , se tratando de empreendedorismo digital, é de casa mesmo que você poderá construir a sua carreira e ser muito bem sucedido.

Conheça agora tudo que contempla o curso de Empreendedorismo Digital da Unova e qualifique-se para não perder as oportunidades do mercado online.

Conclusão

Das áreas profissionais que mais crescem no Brasil, sem dúvida o empreendedorismo digital é a mais promissora, pois tem permitido que muitas pessoas possam criar negócios rentáveis do zero, usando apenas a internet.

Porém, para fazer isso, é preciso se qualificar, e a maneira mais rápida e prática é se matricular no curso gratuito da Unova e se tornar um empreendedor digital qualificado.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário