Veja 5 dicas que podem te ajudar a escolher a profissão certa (1)

A indecisão na hora de optar por uma carreira é muito comum entre os jovens que estão prestes a entrar em uma universidade. Mas, afinal, como escolher a profissão certa? É possível fazer a escolha sozinho ou é melhor fazer um teste vocacional?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos jovens que passam por esse momento de indecisão é a falta de uma orientação adequada. De fato, com as informações certas, é possível fazer uma escolha que não gere arrependimentos.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos dicas para que você tenha mais segurança na hora de optar por uma carreira. Se você deseja saber como não ter problemas nesse momento, então não perca a leitura desse artigo!

Dica 1 : Faça um teste vocacional

Se você não faz ideia da carreira que deseja seguir, então chegou a hora de fazer um teste vocacional.

De fato, esses testes são uma excelente forma de “filtrar” as carreiras que mais condizem com o perfil de cada pessoa.

Ademais, os testes vocacionais são seguidos de orientações de um psicólogo, o que auxilia ainda mais o processo de escolha.

Dica 2 : Informe-se sobre as carreiras

Se você está indeciso entre algumas carreiras, o ideal é obter o máximo de informações sobre elas.

Pesquise sobre a atividade dos profissionais nas profissões que você tem interesse.

Tente levar em consideração tanto os prós como os contras de cada carreira. Faça pesquisas de modo a desfazer mitos e ter diante de si o verdadeiro quadro de cada uma delas.

Para isso, o ideal é conversar com os próprios profissionais em atividade, pedindo esclarecimentos sobre suas rotinas e desafios.

Dica 3 : Busque autoconhecimento

Outro fator que auxilia na hora da escolha da profissão é o autoconhecimento. Observe-se! Tente entender quais são seus reais interesses e preferências.

Lembre-se que o trabalho nem sempre é uma atividade que traz descontentamento. Muitos profissionais amam o que fazem. Aliás, esse é um pré-requisito para se destacar em qualquer área.

Tente identificar também suas habilidades e os assuntos que mais lhe atraem. Aos poucos, você constatará que fazer a escolha de uma carreira é algo muito mais natural do que você imaginava!

Dica 4 : Conheça os desafios do mercado de trabalho

Também é fundamental que você conheça os desafios impostos pelo mercado de trabalho nas áreas vislumbradas.

Com certeza, de nada adiantará escolher uma profissão em que você não terá nenhum tipo de perspectiva. Por isso, tente levar em consideração os seguintes fatores:

  • A demanda do mercado;
  • Média salarial;
  • Perfil do profissional;
  • Atividades desempenhadas.

Dica 5 : Pense em todas as possibilidades

Mas, e se ainda não houver uma formação universitária para o exercício da profissão de seu interesse?

Dito de outra forma, e se o ingresso na carreira que você deseja não exigir um diploma universitário?

Com certeza, você deve conhecer alguém que se graduou em uma área bem diferente daquela em que atua.

Muitas das pessoas que estão nessa situação não somente se sentem realizadas com suas profissões, como também se tornaram bem sucedidas nelas. Por isso, considere todas as possibilidades que lhe vierem à mente!

Você está confuso sobre a profissão que deve escolher? Nossas dicas o ajudaram em sua decisão? Comente!

Já sabe qual é a sua vocação então faça um curso para se atualizar. Acesse!

Sobre o Autor

1 Comentário


  1. […] Essa estratégia é uma das mais eficientes que você poderá encontrar! Para além de compreender o conteúdo totalmente – o que já é 50% do caminho – você precisa entender o funcionamento da prova de vestibular que irá prestar. Dessa forma, você estará compreendendo, além do que mais cai, a forma como os elaboradores preparam a prova! Estudar as provas anteriores garante um melhor entendimento sobre a estrutura do vestibular, a preferência por conteúdos, bem como influencia na maneira como nos comportamos nesse tipo de teste! Saiba mais: Já que você está se preparando para sua carreira profissional, que tal ler nosso conteúdo sobre 5 dicas que podem te ajudar a escolher a profissão certa! […]