liderar equipes

Se você quer se destacar como gestor e se tornar um grande líder na sua empresa, precisa aprender a se desenvolver para liderar equipes e torná-la mais produtiva e eficiente.

No entanto, não podemos esquecer que não são apenas regras, horários e tarefas que te fazem um grande profissional. Um bom líder tem que saber ouvir e se fazer ser ouvido, tem que manter os colaboradores motivados, produtivos e organizados.

Para que isso ocorra, você deve dominar várias técnicas de liderança que lhe farão crescer profissionalmente, te ensinando a ter um bom clima no ambiente de trabalho, ouvindo a todos, delegando as tarefas de forma correta, resolvendo problemas, entre outros.

Dicas para ser um grande líder e ter uma equipe mais eficiente

A eficiência da equipe não depende apenas do processo de seleção, mas também da forma com que ela é incentivada.

Como gestor, a sua tarefa é dar os cargos certos para os profissionais competentes, mas também proporcionar o ambiente adequado para que todos cresçam e se desenvolvam da melhor maneira possível. Assim haverá satisfação de todos os colaboradores e da própria empresa.

Para que seja possível ter uma equipe produtiva e eficiente, veja abaixo algumas dicas que lhe ajudarão a liderar e ajudar a empresa e funcionários a crescer de forma satisfatória.

Seja flexível:

Não se esqueça que você está lidando com pessoas, que são passíveis de erros, possuem seus próprios problemas que eventualmente podem atingir o trabalho. Portanto, seja flexível, ouça e ajude-os se surgir algum obstáculo.

Pense no resultado final e não apenas no processo, talvez com uma flexibilidade de horários você possa melhorar a produtividade. Outra ideia seria utilizar meios como o home office ou horários alternativos quando necessário.

Incentive ideias:

Dê liberdade aos funcionários e os incentive a propor novas ideias de produtos e processos. Eles precisam se sentir a vontade para falar e dar opinião, assim podem surgir grandes oportunidades que você não tenha pensado.

Dê reconhecimento:

Preste atenção nos resultados positivos dos funcionários, dê promoção, prêmios, incentivos e parabenize a todos. Se os colaboradores estiverem felizes, terão melhor produtividade e não haverá muita rotatividade de pessoas.

Dê bons exemplos:

O exemplo sempre vem de cima. Se você agir bem, a equipe irá se espelhar em você, e consequentemente todos irão crescer, inclusive a empresa. Caso você não cumpra as regras, e chegue sempre atrasado, por exemplo, isso também irá refletir no comportamento dos subordinados.

Contrate palestrantes:

Contrate palestrantes

Fazer uma boa palestra para empresas irá incentivar os colaboradores de várias formas, além de integrar a equipe e melhorar a produtividade.

Elas podem ser de diversos assuntos, como: motivação, segurança do trabalho, ética, produtividade ou até mesmo entretenimento, para que integre os setores e crie um bom clima no local de trabalho.

Procure entender aos demais:

Busque entender as pessoas que trabalham com você, colocando-se no lugar deles antes de julgar, para cobrar da melhor maneira.

Dê feedback:

Sempre dê retorno aos funcionários sobre como trabalham, para que saibam onde melhorar e o quão satisfeito a empresa está com eles. Sempre os incentive a continuar o bom trabalho e ofereça conselhos construtivos quando necessário.

Incentive o desenvolvimento:

Incentive os funcionários a fazer cursos e aprender novas técnicas. Assim irá ajuda-los a crescer na empresa, o que será benéfico para todos.

Verifique a possibilidade da empresa fazer treinamentos constantes, promovendo assim, o crescimento geral e capacitando tecnicamente aos colaboradores. É possível fazer algumas palestras ou capacitações para aumentar a produtividade, segurança no trabalho, alinhar as metas, motivar e muito mais.

Promova a colaboração entre todos:

É importante que, quando alguém tem uma boa ideia, ela se sinta à vontade para compartilhar. Assim todos irão se ajudar, trabalhar juntos e melhorar a produtividade. Garanta que todos tenham seu lugar de fala.

Delegue de forma inteligente:

Além de valorizar a equipe, muitos outros fatores dependem de você. É importante você saber quais funcionários são melhores em cada tipo de trabalho, e assim delegar a função certa para essa pessoa. Mas também incentivar os outros a aprender e desenvolver habilidades que possam ser melhoradas, para que todos tenham chance de crescer, e sintam-se úteis e produtivos.

Por isso, conheça as pessoas que trabalham com você, participe do desenvolvimento de cada um, ajude-os a crescer e aprender novas tarefas, delegando novas funções e incentivando sempre.

Aprenda a gerenciar problemas:

Os conflitos podem acontecer tanto dentro da sua equipe, como diretamente com cliente. Isso pode gerar desconforto entre os membros e assim, a eficiência será diretamente afetada.

Portanto, aprenda como gerir problemas com cursos online ou presencias, com os seguintes passos: Encontre a fonte do problema, converse para resolver o caso, sugerindo soluções e finalmente, acompanhe o caso depois de resolvido.

Além disso, resolva-os o quanto antes, se você adiar, uma pequena confusão pode se tornar uma grande catástrofe dentro da sua equipe.

Por fim, faça cursos e procure desenvolver a si mesmo, para estar preparado para as situações que poderão ocorrer no dia a dia.

Sobre o Autor

1 Comentário