como motivar uma equipe

Toda empresa é composta de pessoas e essas pessoas precisam estar motivadas e engajadas para que possam dar o melhor de si na realização das suas tarefas, e sim, o salário é um dos motivadores, mas se você quer realmente ver um bom desempenho dos seus colaboradores, motivá-los é o melhor caminho.

Mas para isso, é preciso saber como motivar uma equipe, baseado na personalidade dos seus integrantes e também na função que eles desempenham dentro da sua empresa, e para isso existem técnicas testadas e aprovadas que você precisa conhecer.

Pensando nisso, separamos neste conteúdo algumas dicas práticas para que você mantenha as equipes motivadas e assim tendo uma performance muito maior.

Boa leitura.

como motivar uma equipe importância

A importância de manter uma equipe motivada

A produtividade de uma equipe está totalmente relacionada a sua motivação e engajamento com o projeto que estão realizando, por isso, saber como manter uma equipe motivada é a função primordial de um bom gestor.

Bater as metas, entregar tarefas no prazo, e  até diminuir a absência, tudo isso são benefícios de ter uma equipe motivada trabalhando na sua empresa, e há várias formas de implementar essa motivação.

Claro que salários adequados a função e outros benefícios, são formas eficientes de motivar seus colaboradores, mas além disso, outras coisas relacionadas a interação pessoal vão ser a chave para uma equipe coesa e que trabalha com ótima sinergia.

como motivar uma equipe ambiente

Como motivar uma equipe?

Seja você um gestor, supervisor ou mesmo um funcionário que deseja almejar novas funções na sua carreira profissional, saber como motivar uma equipe é uma habilidade que sem dúvidas vai te destacar muito.

E essa questão de motivação não é algo inato, na verdade tem muitas técnicas para fazer isso da forma mais adequada e assim conseguir extrair os melhores resultados da sua equipe.

Para te ajudar a entender o que fazer para se tornar um gestor motivador, separamos 7 dicas práticas que você pode implementar e ver os resultados no dia a dia da empresa.

– 1. Conheça sua equipe

Esse é o primeiro passo para manter o time motivado, e apesar dos funcionários terem que ser tratados com isonomia, ou seja, sem favorecer esse ou aquele, quando você conhece bem cada um é possível montar um organograma que aproveite o melhor de cada um.

Nem sempre vai ser possível colocar o funcionário mais adequado na função que seja mais confortável para ele, ainda assim, conhecendo os perfis de cada um, você pode reorganizar as tarefas sempre que possível, para mesmo que alguém esteja numa atividade que não goste, ainda sim irá entender a importância de fazê-la bem.

– 2. Crie um ambiente de trabalho agradável

Esse item complementa exatamente o que falamos no anterior, pois quando você conhece sua equipe e organiza as tarefas adequadamente, o ambiente de trabalho se torna muito mais agradável para todos.

Outra forma de manter o ambiente mais agradável, é entender a necessidade de ter um equilíbrio, pois haverá momentos em que será necessário maior esforço para bater metas no fim de mês, então, é importante que depois haja momentos de menos afazeres para dar um “descanso” ao time.

Isso nos conecta diretamente com o item a seguir.

– 3. Celebre conquistas

Quando tem metas a serem batidas, haverá momentos em que a equipe terá que acelerar para batê-las, e se forem bem sucedidos nessa missão é necessário que comemorem essa conquista.

Celebrar os sucessos da sua equipe é uma forma de recompensá-los pelos esforços, mantê-los motivados e também promover um momento de respiro após uma maratona para bater as metas.

Nem sempre é possível bater as metas, mas isso não pode desmotivar sua equipe, então é preciso saber lidar também com o revés.

– 4. Dê feedbacks

A melhor forma de lidar com as situações negativas e ainda manter o time com a motivação lá em cima, é fornecendo feedbacks honesto para cada membro da equipe.

Não é exatamente dar broncas quando há um erro, mas sim, mostrar ao funcionário o que aconteceu e assim ajudá-lo a entender o que ocasionou o erro.

Por exemplo, se a meta de vendas não for obtida, pois um dos vendedores perdeu uma venda no final do mês, o melhor caminho é dar um feedback expondo as ações que fez ele não fechar a venda em questão.

– 5. Esteja aberta a sugestões

O feedback é importante nas empresas, principalmente quando funciona nas duas vias, ou seja, o funcionário também tem que estar confortável para fazer sugestões visando a harmonia do ambiente.

Aceitar sugestões é uma forma de mostrar que você, enquanto gestor, se importa com o que os funcionários têm a dizer para contribuir.

Só assim é possível criar coesão na equipe para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo.

– 6. Valorize seus colaboradores

Além de dar atenção para o que seus colaboradores têm a dizer, é importante que você os valorize, e isso pode ser com bonificações, folgas e até presenteando-os no dia do aniversário.

Se você quer que seus funcionários se doem mais para empresa, é importante mostrar que a empresa valoriza esse esforço.

como motivar uma equipe liderança

– 7. Seja flexível

A última e mais importante dica de como motivar uma equipe é ser flexível, pois um bom gestor sabe que o planejamento precisa ser sempre ajustado para funcionar na sua plenitude.

Quando você aplica bem todos os passos anteriores bem e sua equipe está bem harmonizada e satisfeita, é muito mais fácil flexibilizar algumas situações e assim garantir mais benefícios para todos, o que em si é um grande motivador.

Conforme mencionamos lá no início, essas são algumas dicas, mas para aprender como motivar uma equipe de forma realmente profissional, acesse já o nosso curso de Motivação e Gestão de Equipe.

Na Unova Cursos, você tem um curso gratuito e online para você estudar da sua casa e ter uma formação profissional para alavancar a sua carreira.

Conclusão

O dono, gestor ou supervisor que sabe como motivar uma equipe de maneira eficiente, tem o funcionamento da empresa nas mãos e fica mais perto de atingir as metas estabelecidas.

Por isso, ter uma formação especializada em Motivação e Gestão de Equipe será uma ótima adição para o seu currículo ou para sua empresa. 

Conheça esse e outros cursos gratuitos na Unova.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário