Auxiliar de Creche lendo para crianças

As crianças formam um público que exige um conjunto de cuidados profissionais específicos, especialmente no ambiente escolar, onde seu desenvolvimento está sempre condicionado a atuação e o cuidado do professor e também do auxiliar de creche, que tem um papel fundamental na rotina de creches e escolas. Por isso, vale a pena conhecer mais esta profissão e suas oportunidades.

O cargo do auxiliar de creche é uma função muito importante e repleta de aprendizados valiosos para se inserir no mercado de trabalho da área, além de ser uma profissão cheia de recompensas singelas para as pessoas que amam as crianças, a educação e o desenvolvimento infantil.

Oportunidade de especialização

O ofício de auxiliar de creche é uma grande oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho e quer entender como funciona a rotina dentro de um ambiente escolar. Não é à toa que costuma ser o primeiro emprego de muitos profissionais que se enveredaram pelo setor da educação, especialmente relacionado à pedagogia.

Cursando o magistério, junto dos estágios aparecem muitas oportunidades de ingresso em creches e escolinhas infantis, de maneira que trabalhar como auxiliar de creche se mostra uma ótima oportunidade para acompanhar com mais propriedade e na prática todo o ambiente escolar enquanto se garante um emprego sólido.

A grande maioria das profissionais que começam nessa vaga acabam migrando para cargos de professor conforme adquirem experiência.

E a experiência que se ganhar como auxiliar de creche é muito valiosa, porque envolve muito mais do que educar, ela envolve um cuidado, um carinho e uma atenção muito especiais, que são importantes formadores e também uma ótima oportunidade de testar sua vocação para a área antes de tomar uma decisão grande, como ingressar no magistério ou no curso de pedagogia.

Mulher auxiliando crianças com desenhos e escrita

Quais as funções do profissional auxiliar de creche?

O cargo de auxiliar sempre envolve um conjunto de atividades que dão suporte ao dia a dia de outros profissionais, e no caso do auxiliar de creche, envolve ainda um público muito especial e cheio de demandas extraordinárias, que são as crianças. Entre as principais atribuições desse profissional podemos listar:

  • Zelar pela organização do ambiente, especialmente das crianças, se estão todas seguras e se precisam de algo, como troca de fraldas, idas ao banheiro e afins
  • Auxiliar no preparo da alimentação dos alunos, ajudando na elaboração de receitas adequadas para o desenvolvimento dos alunos
  • Cuidar da rotina de higiene das crianças, supervisionando escovação, limpeza do corpo, trocas de fraldas e tudo o que envolva esse aspecto
  • Ajudar a organizar as atividades escolares junto do professor, revisar materiais e auxiliar no manejo de aparelhos eletrônicos e brinquedos
  • Elaborar brincadeiras lúdicas e educativas
  • Observar, interpretar e reportar diversos comportamentos infantis relacionados desde sinais de saúde como psicológicos e de humor

Toda essa rotina é compartilhada pelos diferentes profissionais do ambiente escolar, e ter contato com tantos aspectos diferentes certamente é uma oportunidade única para quem busca se aprofundar no universo da pedagogia.

Qual o perfil da auxiliar de creche?

Auxiliar e menina pintando com lápis de cor

Para ingressar na área, além de buscar uma preparação prévia através de cursos para auxiliar de creche, é muito importante ter algumas características que acabam sendo muito apreciadas na profissão:

  • Gostar de crianças, tendo paciência e muito tato para lidar com a psicologia infantil. Pessoas que já tiveram filhos podem ter uma experiência prática maior nesse sentido
  • Ser uma pessoa carinhosa, boa ouvinte e sem preconceitos nem receios de lidar com higienização infantil e diferentes assuntos e ocasiões que podem fazer parte da rotina na área
  • Ter bastante criatividade e entender a psicologia das crianças para conseguir auxiliar na elaboração de brincadeiras e atividades que mantenham as crianças entretidas e aprendendo
  • Ser comunicativa e analítica para se comunicar com os pais e pedagogos auxiliando a traçar o perfil das crianças e elaborando atividades mais condicionadas para cada perfil
  • Conhecer metodologias de ensino, letramento e discussões relevantes e atuais que envolvem a área.

Quanto ganhar um auxiliar de creche e seu mercado

O mercado da educação infantil tem sempre um fluxo constante, afinal, pais precisam, na maioria dos casos, tanto de um ambiente seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham quanto buscam também um auxílio na hora educar e desenvolver as competências das crianças.

Mulher ensinando crianças utilizando quadro na sala de aula

Durante o período pandêmico houve uma queda brusca no setor, que se recupera aos poucos, cada vez mais especializada e concorrido para suprir a grande demanda que o regresso às aulas tem trazido.

O salário da área costuma estar na média de R$ 1.480,00, podendo variar de acordo com o nível de experiência e a carga-horária, que geralmente é de 41 horas semanais.

Esse costuma ser um emprego bastante sólido e regular, que tem um treinamento mais prolongado e estabilidade.

E aí, se descobriu nesse ramo? Aqui na Unova Cursos nós trazemos diversas informações e dicas para o mercado de trabalho e profissionalização nos mais diversos ramos, siga nosso blog para acompanhar mais dicas especiais para a sua carreira decolar!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.