Quais as Obrigações de um Auxiliar de Escritório

Toda empresa precisa de pessoas que sejam dedicadas e preparadas para todas as inúmeras funções que fazem uma empresa funcionar. Entre as mais importantes e que pode ser um bom início profissional está a área de auxiliar de escritório.

Este profissional que faz parte da área operacional, tem por função organizar documentos, atender clientes e cuida da agenda de compromissos da empresa. É ele quem deixa o escritório mais funcional e é um profissional importantíssimo para qualquer boa organização.

Neste artigo, vamos saber quais as obrigações de um auxiliar de escritório e como se qualificar para se tornar um profissional ainda melhor e mais requisitado pelo mercado.

A Função de Auxiliar de Escritório

O Auxiliar de Escritório pode ser comparado a um secretário, já que ele atende as necessidades administrativas e burocráticas dos gerentes e diretores da empresa. Além disso, arquiva e documenta todos os papéis pertinentes ao negócio e também presta assessoria a seu chefe diante de outros profissionais de importância.

Além disso, o Auxiliar de Escritório tem as seguintes funções:

  • Atendimento telefônico;
  • Digitação de relatórios, memorandos, atas e contratos, além de documentos em geral;
  • Solicitação de formulários, papéis e materiais de escritório ao almoxarifado;
  • Recebimento e atendimento presencial a pessoas físicas e jurídicas;
  • Pagamento de contas como faturas e boletos;
  • Elaboração de orçamento;
  • Cuidar do treinamento e contratação de novos funcionários, em empresas de pequeno porte e sem recursos humanos;
  • Preparar planilhas e apresentações;
  • Conscientização e procedimentos de segurança;
  • Manter escritório organizado e limpo.

O Auxiliar de Escritório é um profissional de suma importância para as empresas, especialmente as de pequeno porte e que não possuem muitos departamentos e pessoal qualificado para várias funções, que este profissional pode facilmente desempenhar.

, Quais as Obrigações de um Auxiliar de Escritório

Primeiro Emprego

O Auxiliar de Escritório já foi o primeiro emprego de muitas pessoas, já que é um trabalho que permite a pessoa aprender várias atividades, porém sem grande complexidade, o que facilita a entrada de pessoas que estão em busca da primeira colocação profissional no mercado de trabalho.

Salários e Benefícios do Auxiliar de Escritório

Segundo a Catho, o salário médio de um Auxiliar de Escritório na cidade de SP, estado que melhor paga os profissionais dessa área, é de R$1.149,37. Os valores mais baixos de salário se encontram no Estado do Piauí, enquanto em Roraima e Sergipe o valor mantém uma média próxima do salário mínimo.

Chances de Crescimento Profissional

Os profissionais na área de Auxiliar de Escritório, tem muitas chances de crescer dentro de uma empresa. Muitas pessoas começaram como auxiliares e hoje estão em cargos elevados, tendo grande conhecimento da área administrativa e operacional, muitos inclusive, seguindo profissões como Administração de Empresas, Contabilidade e Relações Públicas por exemplo.

  • O Auxiliar de Escritório pode subir de posição como:
  • Assistente de Escritório;
  • Secretário;
  • Assistente Administrativo;
  • Analista administrativo (júnior, pleno e sênior);
  • Analista de Corregedoria;
  • Gerente Operacional;
  • Diretor.

As Qualidades Esperadas de um Profissional de Escritório

Assim como em muitos empregos e funções, é preciso ter algumas qualificações especiais para ser um bom profissional Auxiliar de escritório:

Organizado– Esses profissionais precisam prezar por tudo no lugar certo e isso não é apenas por um ambiente visualmente mais apresentável, mas principalmente por não ter perda de documentos importantes e cada coisa em um lugar diferente. É fundamental esse quesito para ser um profissional nessa área.

Dinamismo– Por conta do número de atividades de um Auxiliar de Escritório ser de grande volume de trabalho, exige que este profissional seja ágil e dinâmico, não perdendo tempo com coisas fúteis e estando atento a todos acontecimentos em seu local de trabalho e ao redor.

Trabalhar sob pressão– Com o horário sempre apertado diante de tantas atividades e múltiplas funções, o Auxiliar de Escritório precisa saber organizar seu tempo e administrar os momentos de estresse. Bons profissionais conseguem se deparar com as adversidades da profissão e superá-las.

Confiável– Uma das maiores necessidades de uma empresa é ter profissionais confiáveis. Procure chegar no horário, seja responsável e transmita confiança com os documentos de maior valor do escritório. Profissionais que passam credibilidade, tem mais chances de crescer na profissão e até receber auxílio de seus superiores.

Ser comunicativo– Um profissional de escritório precisa obrigatoriamente ser comunicativo, pois precisa falar não só com seus superiores mas com clientes presencialmente e por telefone, isso quando não precisa apresentar algo a seus superiores.

, Quais as Obrigações de um Auxiliar de Escritório

Auxiliar de Escritório na Fbv Cursos

Para quem quer começar ou está trabalhando como Auxiliar de Escritório, o melhor é se qualificar anda mais para crescer e se tornar um bom profissional e principalmente, buscar novas oportunidades e ganhar um salário cada vez maior.

Na FBV Cursos você faz o curso de Auxiliar de Escritório online e de forma gratuita, e depois da prova pode adquirir seu certificado reconhecido e válido em todo Brasil. Além disso, você fica muito mais qualificado para as obrigações da área e principalmente para conquistar o mercado de trabalho.

Se torne um Auxiliar de Escritório de sucesso! Acesse a FBV Cursos e se torne um profissional renomado.

Leia Também sobre 5 Dicas de um Líder de Sucesso.

[kkstarratings]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *