como estudar em casa

Com a pandemia do coronavírus, mais do que nunca, a prática de estudar dentro de casa se tornou mais comum, afinal, o isolamento social é uma das medidas básicas para conter o avanço de uma doença que se espalha pelo ar.

No entanto, mesmo com a mudança de cenário e o retorno ao presencial, muitas pessoas continuam a optar por estudar em casa, ou seja, essa se tornou uma tendência nos estudos, principalmente quando pensamos em cursos online.

Se você é uma das pessoas que quer saber como estudar em casa, está no artigo certo. Além de falar sobre o lado bom e o lado desafiador dessa prática, vamos trazer 6 dicas para você ter mais sucesso nessa atividade. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer conhecer os melhores cursos online gratuitos? Leia nosso artigo e fique por dentro!

Por que estudar em casa?

Entre as vantagens de estudar em casa, nós podemos começar com a economia de tempo. Não é preciso se deslocar para nenhum canto e, dessa forma, você ganha horas do dia para fazer outras coisas em vez de estar preso no trânsito. 

Junto a isso, além de tempo, você também consegue economizar dinheiro., afinal, você não vai ter gastos com transporte e nem com material de escrita, por exemplo, pois tudo pode ser anotado no computador onde você vai ter as aulas.

Além desses dois benefícios, estudar em casa também oferece uma maior flexibilidade de horário. Isso vale principalmente para aulas que não são assíncronas, pois permitem que você gerencie seu tempo da melhor forma para assistir as aulas no momento ideal.

Por fim, o processo de autogestão do tempo e das demandas vai ajudar com que o estudante adquira uma maior disciplina e organização nos estudos. Para ter sucesso, ele precisará desenvolver foco, o que vai exigir esforço, considerando as possíveis distrações.

Quais são os maiores desafios de estudar em casa?

maiores desafios de estudar em casa

Entre os maiores desafios, por outro lado, como falamos, temos as distrações dentro de casa. Nela, você tem à disposição diversos mecanismos de lazer, que podem ser bem mais interessantes que sentar em uma cadeira e estudar. 

Além disso, se você mora com muitas pessoas, o barulho, a conversa e as próprias atividades do lar podem também ser fatores que dificultam o momento de se concentrar nos estudos.

Considerando isso, um ponto que pode ser desafiador diz respeito à capacidade de aliar a rotina de estudos com as suas obrigações no lar. É preciso entrar em acordo com as outras pessoas que convivem com você para que isso não atrapalhe seus horários.

Como os horários podem nem sempre bater, a melhor forma de resolver isso é definindo atividades que sejam individuais e que possam ser realizadas no melhor horário para a pessoa que será responsável em fazê-la.

Como estudar em casa?

Agora que você já viu os desafios e as vantagens de estudar em casa, está na hora da gente te explicar como, de fato, estudar em casa. A seguir, vamos trazer algumas dicas para você fazer isso da melhor forma.

1. Escolha um lugar adequado

Em primeiro lugar, é essencial procurar um lugar adequado para estudar, ou seja, um ambiente que ofereça boa iluminação, seja arejado, não tenha barulho e em que caiba todos os seus equipamentos para garantir a produtividade.

De preferência, faça deste espaço um lugar fixo, pois com isso você vai passar a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos.

2. Evite distrações

Como falamos, as distrações podem ser um grande desafio quando se estuda em casa. Por isso, fique longe de todos os eletrônicos que possam te desconcentrar. Se você vai assistir a uma aula online, obviamente, vai precisar de um computador e de internet.

No entanto, a tela da aula será a única à qual você deve prestar atenção, eliminando todas as outras abas. Além disso, garanta que a televisão esteja desligada e sempre coloque seu celular em modo avião ou, pelo menos, desligue as notificações dele.

 3. Defina metas

Antes de organizar seus horários, é essencial que você determine metas a serem cumpridas. As metas podem ser todos os conteúdos que você deseja aprender em um determinado prazo ou as disciplinas da faculdade que irá pagar em um semestre.

O importante é que seus objetivos de estudo sejam claros e realistas para você. Você também pode transformar sua meta principal em pequenas metas, dessa forma, todo o conteúdo a ser estudado será subdividido em tópicos menores.

4. Organize seus horários

Sabendo o que precisa ser estudado, então, você deve organizar o seu horário para isso. Em primeiro lugar, antes de fazer um cronograma, é preciso que você liste todas as suas tarefas domésticas ou pessoais que são fixas durante a semana.

Dessa forma, você já vai saber quais horários não estão disponíveis para você. O ideal é que seus horários para começar e terminar os estudos também sejam fixos. Essa forma de organizar o tempo ajuda com que seu cérebro se adapte para render naquele momento.

5. Faça um cronograma de estudos

faça cronograma de estudos

Com as metas e os horários muito bem definidos, então, você pode montar, de fato, um cronograma de estudos. Ele pode ser feito de várias formas, até mesmo como lista, mas a tabela costuma ser a mais prática e intuitiva. 

Nela, todos os horários e conteúdos estão distribuídos da melhor forma. A tabela pode ser criada do zero no google sheets ou até mesmo feita em cima de algum template pronto disponível na internet como base para o cronograma.

6. Tenha um tempo de descanso

A última dica fundamental diz respeito aos seus limites. Da mesma forma que seus horários de estudar são importantes, seus horários de descanso também são. Ninguém consegue render estudando o dia inteiro ininterruptamente.

Por isso, é essencial fazer pausas para o melhor aproveitamento. No entanto, é preciso ressaltar que os momentos de descanso devem ir além disso. Tirar alguns dias da semana para fazer atividades prazerosas e ficar distante dos estudos é a melhor forma de relaxar a mente.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Uma das melhores formas de estudar em casa é por meio de cursos online. Se você está buscando aprender mais, a Unova Cursos oferece opções de aulas sobre os mais variados temas. 

Nossos cursos possuem uma excelente grade curricular, bem como um material didático super atualizado. Todos os cursos estão disponíveis de maneira gratuita e fácil.

Após terminar o curso, ainda, caso você queira emitir um certificado de conclusão,também pode garanti-lo apenas com o pagamento de uma taxa bem pequena.

 Investir na sua capacitação é a melhor forma de construir o seu futuro profissional!

Conclusão

Apesar de ser desafiador, aprender como estudar em casa pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro nos estudos, principalmente quando o objetivo é fazer cursos onlines.

E se você deseja tirar o melhor aproveitamento dessa forma de estudar, ter um local adequado, traçar bem as metas e fazer um cronograma de estudos que respeite seus limites e descansos vão fazer toda a diferença!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

6 Comentários

Deixe um comentário