Como Ser um Bom Líder: 5 Dicas para ter uma liderança de sucesso

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. A frase é de Abraham Lincoln, conhecido presidente dos Estados Unidos, mas se aplica aos nossos dias. Afinal, o sucesso de qualquer organização passa pelo seguinte questionamento: como ser um bom líder?

Em qualquer corporação de micro a grande porte, é necessário que exista uma pessoa que tome a frente, as rédeas do negócio para tudo não desmoronar.

O líder é quem delega tarefas, cria oportunidades e estabelece as direções que uma empresa irá seguir.

Ele deve ter uma visão abrangente, mas que consegue olhar de forma exclusiva para todos os liderados e reconhecer seus talentos e aptidões, usufruindo delas no momento certo.

A liderança é uma qualidade que pode ser adquirida! Neste artigo, vamos dar 5 dicas de como se tornar um líder de sucesso.

Afinal, o que é ser um líder?

Do ponto de vista mais poético, podemos dizer que o líder é aquele que consegue inspirar o crescimento, a evolução, desenvolvimentos além de qualidades como a proatividade e confiança.

E sob um ponto de vista prático, o líder é o responsável por organizar o time,  extraindo deles o máximo desempenho, seja individual ou coletivo, fazendo a entrega de resultados consistentes e positivos para a organização.

Cada vez mais são exigidas lideranças capazes de lidar com as mudanças, preparadas sob a ótica técnica e prontos para ouvir opiniões e alcançar metas.

Logo, sempre que pensamos sobre como ser um bom líder, é importante ter em mente que isso passa por ser um bom ouvinte, capaz de dar feedbacks e trazer mudanças positivas para a organização.

A importância de ter uma postura de liderança

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No ambiente empresarial a figura do líder é fundamental para os processos organizacionais.

Ele deve comandar, direcionar os trabalhos, ensinar, corrigir, comunicar, dar os feedbacks necessários, fazer a supervisão e conduzir os colaboradores para o cumprimento dos objetivos.

Quando se chega ao papel de liderança, é preciso adotar uma postura de suporte contínuo ao desenvolvimento de seus liderados, além de promover o engajamento dos mesmos nos processos estabelecidos.

Para ter sucesso na liderança, é preciso entender que a adoção dessa postura deve fazer parte da essência, indo muito além de tomar decisões ou mandar nas pessoas. Envolve responsabilidade, preparo emocional e comportamental.

Quais são os principais desafios de um líder?

Especialmente jovens líderes enfrentam gaps que surgem em decorrência de comportamentos diários, sendo alguns deles:

  • baixo foco no desenvolvimento de pessoas;
  • ausência de transparência e estabelecimento de relações de confiança;
  • falta de alinhamento às estratégias;
  • alta centralização de processos e tarefas.

Os ambientes com lideranças que apresentam esse padrão comportamental tendem a sofrer com:

  • turnover;
  • hipercompetitividade;
  • falta de alcance das metas;
  • retrabalho;
  • pouca autonomia;
  • esgotamento mental dos colaboradores.

O resultado a longo prazo é a construção de um ambiente tóxico e que compromete o desenvolvimento das pessoas e os resultados da organização.

Quais são as principais características de um bom líder?

Para saber como ser um bom líder é preciso ter em mente as qualidades que se espera encontrar em um.

A palavra-chave para definir um bom líder é comunicação. Uma liderança comunicativa, transparente e que sabe como passar informações e conhecimento para os liderados é, sem dúvidas, uma liderança de sucesso.

Além disso, ele ainda deve ter qualidades como:

  • poder de persuasão;
  • empatia;
  • tomar decisões baseadas em dados;
  • bom feeling para talentos;

Como ser um bom líder e ter sucesso?

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Em qualquer corporação de micro a grande porte, é necessário que exista uma pessoa que tome a frente, as rédeas do negócio para tudo não desmoronar.

O líder é quem delega tarefas, cria oportunidades e estabelece as direções que uma empresa irá seguir. O Líder é alguém de visão abrangente mas que consegue olhar de forma exclusiva para todos os liderados e reconhecer seus talentos e aptidões, usufruindo delas no momento certo.

A liderança é uma qualidade que pode ser adquirida e não apenas ser nata no indivíduo. Neste artigo, vamos dar 5 dicas de como se tornar um líder de sucesso e também as formas de obter conhecimento na área, através de cursos de liderança.

Passe segurança para os seus liderados

Líder de fato é aquela pessoa que quando chega no local de trabalho é querido e admirado e não temido, ignorado e odiado.

Passe segurança para seus liderados, transmita para eles segurança e tranquilidade para que eles possam contar com você em todos os momentos, deixando claros suas ideias, receios e dúvidas.

Líderes que transmitem medo não são líderes autênticos mas pessoas soberbas que acreditam que na base do grito e da cara amarrada, irão conseguir intimidar os outros para serem respeitados. Lembre-se: o respeito é baseado em autoridade e nunca confunda isso com autoritarismo.

Seja um líder exemplar

Para os funcionários de uma empresa, aquele que está acima tem que ser a pessoa que eles mais desejam se tornar. Dê exemplo sempre na forma de tratar as pessoas, de orientar, de chamar atenção e também de parabenizar os esforços.

Muitos líderes se perdem quando ao invés de dar o exemplo, se mostram pessoas que devem ser evitadas e suas vidas um péssimo caminho a ser seguido.

Fique atento a todas suas atitudes dentro da organização, mas fora também, pois o que você é na empresa é apenas o reflexo de seu caráter e vida fora da empresa.

Recompense o bom desempenho e não esqueça o feedback

Toda equipe, por menor que seja, precisa ter um líder que reconheça seu trabalho duro diante de um projeto importante.

Quando sua equipe dá o sangue pelo negócio, recompense com um bônus no salário ou um curso de especialização, por exemplo. Lute para que seus liderados estejam sempre motivados para continuarem focados.

Mas independente se houve ou não algo para se comemorar e recompensar, nunca deixe de dar o feedback de tudo o que aconteceu para sua equipe.

Nunca seja apenas evasivo, seja claro e coerente com eles e se houverem erros, o feedback é a melhor forma de começar a consertar esses deslizes.

Corte pela raiz os pequenos ruídos do grupo

Fofocas, brigas e desentendimentos são situações normais em qualquer lugar onde exista pessoas, e isso é um fato inquestionável.

Porém isso não significa que por ser normal deve ser aceitável, já que dentro de uma empresa, pequenos ruídos de disse me disse e coisas do gênero, atrapalham a comunicação e interação entre todos do grupo.

Chame pra conversar e coloque fim em todas as formas de fofocas e brigas internas. Reforce a importância do grupo unido e não deixe qualquer brecha para que continuem existindo problemas ou apareçam novos.

Tome o controle da situação antes que a situação controle você.

Influencie e incentive

Líderes reais são aqueles que preparam outros líderes e não deixam que seu conhecimento seja algo apenas destinado a ele.

Tenha um papel que não seja apenas de delegar tarefas mas de influenciar, de incentivar que sejam melhores e treine cada um individualmente, explorando seus talentos e anulando os defeitos, casando esses pontos positivos em conjunto para que o sucesso seja verdadeiro.

Cuidado para não reter seu conhecimento, a ponto de não permitir que seus liderados tenham oportunidades de crescimento.

Da mesma forma que almeja conquistar novas posições profissionais, eles também merecem esse crescimento, portanto passe adiante o que sabe e seja reconhecido no futuro como mentor de grandes profissionais.

Como desenvolver a liderança?

Um bom líder pode ser construído através de muito estudo e trabalho duro. Investir em cursos preparatórios sobre liderança e gestão de pessoas é uma alternativa muito interessante.

Aqui na Unova você encontra diversos cursos voltados para esse segmento.

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Ser um bom líder é colaborar para o sucesso do time. E isso exige constante dedicação para se manter atualizado dentro das boas práticas de gestão.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

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