Como Abrir um Negócio: 5 Dicas que você precisa conhecer

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta no Brasil, mas não basta saber como abrir um negócio, tem que saber como administrá-lo para ter sucesso comercial e saúde financeira.

Em 2020, a taxa de empreendedorismo potencial no país teve um crescimento de 53%, segundo dados do SEBRAE, o que deixa claro que é uma tendência forte para os próximos anos.

Portanto, vem com a gente conhecer 5 dicas práticas que vão te ajudar a abrir um novo negócio de maneira eficiente, com potencial lucrativo e também como fazer uma gestão profissional da operação.

Boa leitura.

Por que abrir um negócio?

Para alguns, empreender é um sonho ou vocação natural, e para muitos outros é uma saída para o desemprego.

Independente da motivação, abrir um negócio pode ser positivo em vários aspectos, desde que haja o mínimo de planejamento envolvido.

– O empreendedorismo no Brasil

“Trabalhar por conta” como é popularmente conhecida a ação de empreender no Brasil, é algo intuitivo, que muitos brasileiros fazem desde a infância. 

Por exemplo, vendendo coisas na escola para juntar dinheiro da formatura, juntando recicláveis e afins.

A criatividade do nosso povo também pode explicar o aumento do empreendedorismo, já que muitas inovações foram criadas por aqui.

Temos que considerar também que a pandemia impulsionou o surgimento de muitos novos negócios, e uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) mostrou que a taxa de formalização cresceu 69% em 2020.

Ou seja, muitos autônomos que atuavam na informalidade, abriram seu CNPJ vendo no empreendedorismo uma solução para os problemas financeiros e até para carreira.

Isso é positivo para nossa economia, porém, muitos novos empresários embarcam nessa aventura sem ter o que é preciso, como falaremos a seguir.

, Como Abrir um Negócio: 5 Dicas que você precisa conhecer

O que é preciso saber antes de abrir um negócio?

Não basta só ter um sonho, pois abrir um negócio trará muitas responsabilidades que vão além de fazer o que se gosta.

É preciso saber o mínimo de administração de empresas para formular um plano de negócios eficaz que será a base para abrir sua empresa.

Por isso que, temos algumas dicas que vão te ajudar a tirar a ideia do papel.

– Como saber qual é o melhor negócio para abrir?

Entenda que o seu negócio será algo que consumirá boa parte do seu tempo, por isso foque em atuar em algo que você tenha identificação.

Existem 3 características que você deve considerar para escolher qual o melhor negócio para você e são as seguintes:

  • Paixão
  • Habilidade
  • Rentabilidade

O primeiro é ter paixão pelo assunto, pois isso vai te manter motivado. Segundo é ter habilidade na execução, pois não adianta ter paixão por panificação se você não sabe nada sobre fazer pão, por exemplo.

O terceiro e talvez mais importante é saber se o setor tem de fato rentabilidade, ou seja, não adianta ter paixão e ser bom no que faz se ninguém quer comprar.

Por isso que as nossas dicas práticas serão fundamentais para você ter uma noção melhor de como abrir um negócio do zero.

, Como Abrir um Negócio: 5 Dicas que você precisa conhecer

Como abrir um negócio?

Como já dissemos, o brasileiro costuma abrir negócios de forma intuitiva e alguns até fazem sucesso comercial, mas sem um planejamento isso não vai durar.

Podemos ver exemplos como a Mesbla, gigante do varejo nos anos 90 que simplesmente abriu falência, mesmo sendo sucesso de vendas.

Portanto, vamos às dicas práticas para abrir seu negócio:

– 1. Amadurecimento da ideia

Às vezes a gente acredita que nossa ideia é muito boa, mas é importante amadurecê-la, conversar com outras pessoas experientes e entender se realmente é viável.

Mas se a sua ideia realmente tem um diferencial interessante, você é bom em realizá-la, tem paixão e o mercado aceita, é hora de pôr tudo no papel.

– 2. Plano de negócios

O plano de negócios é onde vai constar tudo que é preciso para viabilizar seu projeto.

Capital inicial de investimento, contratações, fornecedores, potenciais clientes e tudo mais.

Por isso que conhecimento em administração de empresas é importantíssimo para elaborar essa etapa.

– 3. Produtos e serviços

Depois do plano feito, é hora de focar no produto/serviço e aprimorá-lo ao máximo.

Considere o conceito de MVP que é o mínimo produto viável, ou seja, um produto que ainda não está perfeito, mas já funciona o suficiente para ser comercializado.

Mas não se esqueça de melhorar o produto ou serviço constantemente para se manter competitivo no mercado.

– 3. Diferencial competitivo

O diferencial competitivo é um fator importante para ter sucesso, e ele pode ser dos mais variados. 

Preço baixo pode parecer óbvio, mas na verdade pode ser um tiro no pé.

Foque em trazer novidades, reinventando um produto ou serviço existente, oferecendo um atendimento diferenciado, etc…

Lembrando que o diferencial pode variar de acordo com a sua praça. Por exemplo, importar um produto que é sucesso lá fora mas ainda não tem aqui, pode ser uma ideia boa para oferecer algo diferente ao consumidor.

– 4. Burocracia

Não tem jeito, abrir um CNPJ vai te fazer passar por várias burocracias, por isso que o conhecimento em administração é crucial para você passar por essa etapa de forma assertiva.

Conte com uma contabilidade também, pois toda parte tributária pode ser uma dor de cabeça quando não é feita de forma correta.

No mais, a sugestão é começar pelas modalidades mais simples de CNPJ, como MEI, e ir subindo conforme seu negócio vai se estabelecendo.

, Como Abrir um Negócio: 5 Dicas que você precisa conhecer

– 5. Marketing

Quem não mostra o que faz, nada faz. Esse jargão apesar de batido é muito verdadeiro.

Invista em um marketing eficiente para mostrar sua nova marca no mundo.

Aproveite as redes sociais para isso, pois são uma maneira mais barata de atingir um número grande de potenciais clientes.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Agora que você já sabe o caminho básico para abrir um negócio, que tal adquirir conhecimento profissionalizante para otimizar os processos?

– Curso de empreendedorismo grátis e online

Aqui na Unova, temos cursos de administração com foco em empreendedorismo que vão te ajudar em todas as áreas de uma empresa.

Nossa formação vem com certificado, ou seja, você também poderá se qualificar para administrar empresas de terceiros caso ainda não se sinta pronto para abrir a sua.

O ponto é que esse conhecimento agregará muito na sua carreira, independentemente do setor de atuação.

Não perca mais tempo, clique aqui e conheça nossos cursos na área de administração

Todos gratuitos e online para você fazer sem sair de casa. 

Qualifique-se com conhecimento e ainda saia com um certificado.

Conclusão

Saber como abrir um negócio pode ser uma opção interessante para você realizar um sonho ou mesmo ter uma renda decente todo mês.

Portanto, aproveitar as chances de qualificação com os Cursos da Unova é o primeiro passo para você ter o que precisa para dar início a essa jornada.

Siga nossas dicas para entender qual setor tem mais a ver com você, e busque o conhecimento adequado para viabilizar o seu novo negócio.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.