portfólio profissional

Algumas atividades profissionais demandam uma certa experiência prévia comprovada em currículo ou referências, mas em outros casos você terá bem mais sucesso utilizando um portfólio profissional.

Trabalhos artísticos, por exemplo, sempre pedem um portfólio para que o contratante tenha uma boa noção das habilidades artísticas do candidato, mas isso vale para várias outras atuações.

Por isso, saber como elaborar um bom portfólio profissional será uma vantagem competitiva para sua carreira e para conseguir pleitear aquela vaga dos seus sonhos, confira no artigo de hoje como fazer o seu.

Boa leitura.

portfolio profissional o que é

O que é um portfólio profissional?

O portfólio profissional é uma forma de unir os melhores trabalhos que um profissional produz, fornecendo assim uma visão clara e direta das capacidades produtivas que ele tem a oferecer.

Alguns exemplos disso são os profissionais que trabalham com design gráfico, que podem reunir as suas principais peças gráficas para apresentar a um cliente em potencial e assim ser mais persuasivo na hora de uma venda.

Para conseguir um emprego melhor também é fundamental elaborar um bom portfólio, pois como o contratante não tem uma referência da sua formação, apresentar exemplos dos seus melhores trabalhos pode ser a melhor forma de ser contratado.

portfolio profissional importância

Qual é a importância do portfólio profissional?

Não basta só unir os seus melhores trabalhos, é preciso apresentá-los da forma certa, e além disso, é importante que você tenha opções distintas para apresentar a contratantes diferentes e também para possíveis clientes.

Um exemplo disso são os trabalhos de redação, tanto publicitária quanto jornalística, pois os possíveis contratantes vão pedir exemplos específicos para aquela vaga em questão.

Se a empresa atua no ramo de tecnologia por exemplo, vai pedir por exemplos de redações que falem do assunto ou de algo ao menos relacionado para entender se o candidato tem familiaridade com o tema.

Isso vale para outras funções, pois um artista pode ser especialista num estilo, que não tem nada ver com o qual o contratante está buscando, e aqui fica uma dica para que você tenha um portfólio versátil, com várias opções.

Quais informações colocar em um portfólio profissional?

Geralmente o portfólio profissional é uma peça bastante visual na sua maioria, excluindo claro, os casos de redação que citamos, mas mesmo esses ainda se beneficiam de uma boa diagramação.

Além dessa organização estética, o portfólio profissional pode fornecer já na sua capa informações básicas sobre o profissional, como seus contatos, sua formação, experiências prévias, etc.

Em todo caso é bom ser sucinto e direto ao ponto, pois via de regra, seu portfólio vai estar disputando a vaga diretamente com aqueles de outros profissionais.

Para te ajudar nisso, vale a pena conhecer as opções de portfólio para elaborar um que seja eficiente.

Tipos de portfólio

Os principais tipos de portfólios profissionais mais utilizados atualmente são o modelo físico, geralmente em pastas ou fichários e o mais moderno é o portfólio digital, ou online em alguns casos.

Cada um deles possui suas vantagens e facilidades, e a escolha pelo uso de cada um deles está mais relacionado ao momento em que você precisa utilizá-lo.

Para entender melhor onde e quando usar cada tipo, acompanhe as peculiaridades de cada um deles.

– Portfólio Físico

Portfolios físicos serve para que você faça um compilados das peças gráficas, textos e outros tipos de trabalho para que possa apresentar de forma mais fácil.

Algumas atuações como design de produtos e embalagens podem demandar que você apresente um exemplo real e não apenas uma referência visual.

Outro ponto relacionado aos portfólios físicos é o fato de que permite que o recrutador avalie seu trabalho na hora e possa tirar dúvidas com você no ato, bem como poder fazer um comparativo direto com os outros candidatos para embasar melhor uma eventual escolha.

portfolio profissional online

– Portfólio online

Pensando no mercado atual, cheio de oportunidades para trabalhar remotamente, ter uma versão digital do seu portfólio é imprescindível para concorrer às vagas de onde você estiver, inclusive fora do Brasil.

Também é importante pensar nas formas de apresentar esse material de forma online, e hoje já existem alguns sites especificamente para isso, como ArtStation ideal para artistas digitais, desenhistas e afins, tem também o Behance que é um rede social muito boa para designers gráficos, o GitHub para programadores e desenvolvedores, e muito mais.

O próprio Linkedin pode ser uma forma de mostrar o seu trabalho no mundo online e um recrutador ou cliente pode te encontrar por lá de forma bem mais eficaz.

Dicas de como fazer um portfólio profissional?

Além das opções que já indicamos acima, há sempre a possibilidade de você construir um site totalmente do zero para expor o seu trabalho, e assim você não terá nenhum tipo de limitação do que colocar e ainda poderá dividir e categorizar cada tipo de trabalho.

E recapitulando, seu portfólio não é um compilado de todos os seus trabalhos, pelo contrário, a ideia é sempre expor o que há de melhor entre suas produções, de forma a ressaltar os seus pontos fortes.

Não é que os recrutadores estejam procurando por profissionais perfeitos, sem falhas em seus trabalhos, na verdade eles sempre buscam alguém que entregue algo bem específico para preencher a vaga.

Sendo assim, a melhor forma é construir um portfólio profissional bem conciso e direto ao ponto, para que o recrutador ou eventual cliente, em uma rápida olhada, possa identificar exatamente a característica que ele busca.

É fundamental ser versátil, mas tende valorizar os seus pontos fortes que tenham a ver com o tema da vaga em questão.

Por fim, para encher seu portfólio profissional com trabalhos de qualidade, aproveite os cursos que a Unova tem a oferecer, em várias áreas e qualifique-se para ter sucesso no mercado profissional.

Conclusão

Enfim você já viu o que é, como funciona e principalmente como elaborar um portfólio profissional, então agora é hora de colocar a mão na massa e selecionar seus melhores trabalhos para expor.

Aproveite para melhorar ainda mais seu currículo, colocando uma formação profissional nele, aproveitando todo o portfólio de cursos que a Unova tem na grade.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário