técnica pomodoro timer

Se você tem dificuldades em organizar suas tarefas do dia e cumprir todas elas, a técnica Pomodoro pode ser a solução dos seus problemas.

Essa técnica é fácil de ser aplicada e permite que você mantenha uma rotina de foco, com pequenas pausas para a sua mente.

Ao segui-la com disciplina, você com certeza verá sua produtividade nos estudos ou trabalho aumentar, criando um hábito de concentração e cortando distrações.

Se interessou? Então siga a leitura do nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre a técnica Pomodoro.

O que é a técnica do Pomodoro?

A técnica Pomodoro surgiu pelo interesse em aumentar a produtividade nos estudos.

O italiano Francesco Cirillo tinha essa necessidade em seus primeiros anos de faculdade, no decorrer de 1980.

Desta forma, ele decidiu pegar um timer de cozinha para fazer a organização de suas tarefas universitárias.

Esse timer tinha um formato de tomate – que se chama Pomodoro em italiano – e girava durante 25 minutos. Após esse tempo, ele emitia uma espécie de alarme.

Então, durante os 25 minutos que o pomodoro rodava, Francesco focava totalmente em suas tarefas, sem interrupções ou desvio de atenção.

Depois dos 25 minutos, ele se permitia uma pausa de 5 minutos e então voltava a colocar seu pomodoro para rodar, focando novamente.

Ao perceber que a estratégia funcionava bem para ele, Francesco a divulgou em 1992, apresentando ao mundo a técnica Pomodoro.

Hoje, para aderir a ela em seus estudos ou atividades de trabalho, você pode usar o despertador do seu celular ou despertadores online.

– Onde usar o método Pomodoro?

Como você viu, a técnica Pomodoro surgiu da necessidade de Francesco Cirillo se concentrar em seus estudos, no final da década de 1980.

Sendo assim, ela pode ser usada por estudantes, mas também para gerenciar qualquer tipo de tarefa, seja no trabalho ou até mesmo atividades domésticas.

Isso porque para usar a técnica Pomodoro, basta querer manter uma rotina e produzir com foco, para ter melhores resultados.

Desse modo, é comum que o método seja adotado por estudantes de vestibulares, graduação, concurseiros, desenvolvedores, designers, engenheiros, profissionais de marketing e muito mais.

Como funciona o Pomodoro?

técnica pomodoro online

Sabendo um pouco melhor das origens da técnica Pomodoro, vamos aprender a fazê-la na prática? Confira abaixo como aplicá-la em seu dia a dia!

Faça uma lista de tarefas

Antes de começar qualquer rotina, seja de trabalho ou de estudos, faça primeiro uma lista de suas tarefas.

Com a lista, você consegue visualizar melhor tudo que tem para fazer, estabelecendo metas e prioridades, possibilitando uma melhor organização do seu dia.

Comece marcando 25 minutos no cronômetro

Com suas tarefas organizadas em ordem de prioridade, é hora de colocar a mão na massa.

Então, ao iniciar sua primeira atividade, programe um despertador para tocar daqui 25 minutos.

Durante o período desses 25 minutos, foque apenas no que você está fazendo, ou seja, ignore celular, redes sociais e o que está acontecendo ao seu redor.

Pause por 5 minutos

Assim que o seu alarme tocar após os 25 minutos, programe-o novamente para tocar daqui 5 minutos.

Durante esses 5 minutos, permita-se fazer uma pausa para se alongar, caminhar um pouco, checar o celular, a caixa de entrada do e-mail, se distrair um pouco com as redes sociais, enfim, o que você se sentir mais confortável.

Marque 25 minutos no cronômetro novamente

Ao terminar a pausa de 5 minutos, volte ao processo de marcar 25 minutos em seu alarme.

Novamente foque completamente em sua tarefa dentro desse período e, assim que ele terminar, pause mais uma vez por 5 minutos.

Ao se programar para um ciclo de quatro pomodoros, por exemplo, você terá focado por 1h20min.

Faça uma pausa de 30 minutos

Ao fechar um ciclo de quatro pomodoros, você deve fazer uma pausa maior, agora de 30 minutos.

Esse momento irá te permitir relaxar mais e fazer outras atividades mais longas para esvaziar a sua mente.

Opte por tomar um café, fazer um lanche, assistir um episódio de uma série ou até mesmo fazer alguma atividade doméstica, caso você trabalhe ou estude em casa.

Por que usar a técnica do Pomodoro?

Conhecendo o passo a passo da técnica Pomodoro, é possível ver que ela não tem muitos mistérios e pode ser usada por qualquer um, basta ter um despertador ou alarme por perto.

A importância de usar essa técnica está no fato dela aumentar o foco na concentração das tarefas que precisam ser executadas, diminuindo o tempo que é perdido com distrações.

Ela também permite que você visualize melhor suas obrigações ao fazer uma lista de tarefas, dando a chance de definir o que é prioridade e urgente, por exemplo.

Além do mais, ao usá-la com frequência, você irá saber alguns pontos essenciais sobre sua capacidade e produtividade, como:

  • quais atividades você tem mais dificuldade em fazer e quais você tem mais facilidade;
  • quanto tempo em média você leva para fazer uma atividade específica;
  • o que costuma te distrair;
  • com o que você gosta de aproveitar pequenos momentos.

Como usar a técnica do Pomodoro nos estudos?

benefícios da técnica pomodoro

Para entender como usar a técnica Pomodoro nos estudos, é preciso, antes de tudo, começar a se organizar.

Então, antes de aderir ao método, escolha um local apropriado para ver suas aulas, caso elas sejam online, e determine um horário para seus estudos.

É fundamental ver a carga horária dos seus estudos, para definir exatamente quanto tempo você precisa manter o foco.

Organize também todo material didático que é disponibilizado na aula, incluindo essas leituras no seu tempo de estudo.

Agora chegou o momento de montar seu cronograma de estudos, definindo todas as suas obrigações.

Com tudo isso feito, é hora de estimar quantos pomodoros você precisará para manter sua rotina de estudos.

Nesse momento, tenha em mente que a técnica Pomodoro pode ser adaptada à sua realidade e capacidade, sendo assim, você pode aumentar ou diminuir o tempo de cada Pomodoro e as suas pausas também.

O importante é manter o foco durante o tempo que você estabelecer e se permitir pausar a cada Pomodoro concluído, para dar um descanso à sua mente.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova disponibiliza diversas opções de cursos grátis com certificação, para inúmeras áreas, indo desde Biologia e Marketing Digital até Inglês, Hebraíco e Matemática.

Você escolhe o curso e pode assistir todas as aulas online, no horário mais adequado para a sua rotina, fazendo o seu próprio momento de estudo, durante o período que for melhor para você, pois nós acreditamos que você flui melhor quando tem em mãos o poder de fazer a gestão do seu tempo.

É assim que nós propagamos a democratização do conhecimento!

E independentemente da sua opção de curso, a técnica Pomodoro pode ser sua grande aliada, permitindo que você foque em nossas aulas e internalize o conteúdo ensinado com mais facilidade.

Conheça já nossos cursos disponíveis e comece a expandir seus horizontes.

Conclusão

Ao longo deste artigo, nossa missão era te apresentar a técnica Pomodoro, para que você consiga organizar melhor as suas tarefas e manter o foco nelas.

Essa técnica é uma grande aliada desses pontos uma vez que estabelece que você passa 25 minutos com foco total em uma atividade e depois tem direito a uma pausa de 5 minutos após esse período de foco.

Ao ser usada com frequência, pouco a pouco você cria um hábito e uma rotina mais séria, aumentando toda a sua produtividade e caminhando cada vez mais rápido em direção ao seu objetivo maior.

Então vamos começar agora mesmo a otimizar o seu tempo, se organizar e ter uma rotina com mais disciplina usando essa técnica valiosa e simples?

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário