como ser mais produtivo nos estudos

Aprender aquele assunto complicado perto da data de uma prova é um terror, e muitas vezes não sabemos por onde começar. Aprender como ser mais produtivo nos estudos, pode te ajudar a não chegar perdido aos 45 do segundo tempo para fazer o teste.

Nós sabemos que manter uma rotina de estudos eficiente em meio aos outros afazeres do dia a dia não é nada fácil, porém o segredo está mais na consistência do que exatamente no quanto você estuda.

Então, para te ajudar a elaborar um método de estudo que encaixe na sua rotina, trouxemos 9 dicas que definitivamente te deixarão mais produtivo, para conseguir atingir seus objetivos na carreira.

Boa leitura.

9 Dicas de como ser mais produtivo nos estudos

Você irá notar que grande parte das nossas dicas não tem a ver exatamente com sentar por horas para absorver conteúdos de um determinado assunto, mas sim, com toda uma rotina em volta que vai potencializar sua absorção das informações.

Sabemos que por vezes, vale mais estudar 20 minutos de forma eficiente, do que passar 2 horas lendo textos e artigos dos quais pouca coisa fica retida na sua mente.

Justamente por isso, que nosso passo a passo é focado em fazer com que você se torne mais eficiente, para que assim seus estudos sejam bem mais produtivos.

Vamos as dicas:

– 1. Durma bem

Pode até parecer óbvio, mas muita gente negligencia essa parte, muitas vezes tentando estudar até mais tarde, na última hora para chegar com a matéria na ponta da língua para fazer a prova.

Isso é um hábito ruim, pois sem uma boa noite de sono, seu cérebro não vai fixar as informações que você estudou e além de cansado, você não vai ter o desempenho que deseja.

Ajuste a sua rotina para ter mais ou menos 8 horas de sono por noite ou o máximo que seja possível na sua rotina e espalhe seus estudos em intervalos ao longo do dia, para não sacrificar a sua noite.

como ser mais produtivo nos estudos alimentação

– 2. Tenha uma boa alimentação

O bem estar físico é fundamental para o bom funcionamento mental, então, para que seus estudos rendem bem, você deve estar bem alimentado, se possível comendo alimentos variados e nos horários propícios. 

Estudar com fome pode ser ruim, pois o incômodo não vai deixar que sua cabeça funcione de forma plena, então tente manter sempre uma rotina de alimentação, se possível leve lanches consigo para comer durante o dia.

Uma fruta ou barrinha de cereal são o suficiente para um lanche rápido antes de pegar nos estudos.

– 3. Defina prioridades

Lembre-se, você não vai se tornar um especialista em um assunto em pouco tempo, por isso, na hora de estudar o que ajuda muito é definir os tópicos baseados nas prioridades.

O que você tem menos domínio deve vir primeiro, e o que você já tem familiaridade pode ficar mais para o final, talvez apenas para uma rápida revisão.

– 4. Crie um plano de estudos

Uma vez estabelecidas as prioridades, é hora de colocá-las em um plano de estudo para que possa ficar bem organizado.

Defina quanto tempo você vai dedicar a cada tema e se atenha a isso, senão, você pode passar muito tempo empacado em um único assunto e não avançar aos demais.

Não tem problema revisitar assuntos já vistos, desde que haja uma organização dentro do seu plano de estudos para que haja uma fluidez dos temas.

Inclusive, um olhar mais fresco sobre um tópico que estava difícil, pode clarear bem a situação, por isso planejar e seguir uma ordem de estudos facilita a compreensão.

– 5. Gerencie seu tempo

Na correria, podemos acabar deixando para estudar quando sobrar um tempinho, e isso é péssimo, porque nunca irá sobrar, afinal estamos sempre encaixando novas tarefas.

Então, a dica é que você coloque na sua agenda diária um tempo fixado para os estudos, e aí vai de acordo com o que você tem.

Se for só 15 minutos no horário de almoço tudo bem, se for 2 horas a noite beleza e até se for 20 minutos pela manhã e mais 30 a noite também serve, pois o mais importante aqui é criar uma constância.

Com o tempo, você se condiciona a estudar nesse período, e seu cérebro vai se acostumando com esses horários, então coloque isso nos seus planos de estudos, assim você já sabe previamente o que irá estudar no intervalo seguinte.

como ser mais produtivo nos estudos evite distrações

– 6. Evite distrações

Principalmente por ter pouco tempo para estudar no dia a dia (se esse for seu caso), tente fazer isso com o máximo de foco, sem distrações.

Coloque o celular no modo avião, deixe separado os materiais de referência e procure o local mais isolado onde você estiver.

O foco total nessa parte ajuda muito, por isso que vale muito mais 20 minutos de atenção plena aos estudos, do que 2 horas cheias de interrupções.

Se tiver no trabalho, converse com seus colegas para que não interfiram, pelo menos, durante aquele tempo que você estipulou para estudar.

– 7. Faça atividades

Se você estiver estudando para uma prova que possua simulados, vale  muito a pena fazê-los periodicamente para testar como está seu aprendizado até então. Melhor ainda se tiver acesso à edição anterior, que aí terá uma melhor noção do que cai na prova.

Também é possível que você mesmo elabore atividades para testar seus conhecimentos, e para isso, a técnica de usar flashcards pode ser de grande valia.

– 8. Respeite seu tempo

Essa dica é para você criar uma estratégia de equilíbrio, pois o ideal é que os estudos se encaixem na sua vida da forma mais confortável possível.

Tirar tempo do lazer para ficar estudando, pode acabar te trazendo altos níveis de estresse que podem ser muito prejudiciais no médio longo prazo.

Justamente por isso, que o ideal é estudar aos poucos ao longo da semana, e não deixar para fazer tudo no fim de semana, senão você abrirá mão do lazer e descanso e pode acabar tendo uma grande frustração.

Equilíbrio é a chave.

-9. Mantenha uma organização

E complementando a dica anterior, mantenha uma organização, tanto dos horários quanto dos estudos, assim você facilita muito o processo de revisão.

Algo que ajuda muito, é fazer resumos de conteúdos complexos, pois ajuda a ideia se fixar na sua mente e depois você pode revisar os estudos pela versão resumida e assim otimizar o seu tempo.

como ser mais produtivo nos estudos organização

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A dica bônus que não podia faltar nessa lista são os cursos da Unova que podem te ajudar muito a aprender uma nova matéria.

Temos uma coisa que não foi citada ainda que é metodologia, e quando aplicada aos estudos, torna essa tarefa muito mais eficiente.

Nossos cursos são de várias áreas, desde formação técnica até cursos preparatórios, todos 100% online e gratuitos para você fazer de onde estiver e quando puder, basta ter um dispositivo com conexão à internet.

Então, seja produtivo nos seus estudos e se quiser ainda saia com certificado, clique e conheça as opções da Unova Cursos.

Conclusão 

Uma boa e organizada rotina é a chave de como ser mais produtivo nos estudos, principalmente quando você pode incorporar essa atividade de forma confortável no seu dia a dia e tenha uma metodologia eficiente para seguir.

Portanto, seguindo essas 9 dicas é possível montar uma rotina viável de estudos e aproveitando as opções da Unova Cursos, você chega ainda mais longe.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário


  1. MUITO OBRIGADO MESTRE,PELAS SENSACIONAIS INSTRUÇÕES.ESTUDO PARA CCS (MUNCs,ESTs,UNIAO).Suas dicas,foram valiosas para mim.Conheço vários couching,mas cabe a mim,a interpretação.Suas 9 estratégias,foram de grande ensinamento,para minha vida.🙏📝📊🛸💫💫💫💫