Como melhor minha gestão de tempo? Aprenda metodologias e descubra dicas para te ajudar nisso!

Com a correria do cotidiano, a impressão que temos é que 24 horas nunca é o suficiente para fazer tudo que se deseja em um dia. Esse processo, como consequência, acaba gerando estresse, angústia e desgaste mental para quem não dá conta.

Uma das melhores formas de se organizar, seja para o trabalho ou seja para os estudos, é por meio de uma boa gestão de tempo. Você sabe como é possível investir nisso?

 A questão não é sobre criar mais horas no dia, mas saber administrá-las melhor. Considerando isso, a gente preparou um material que vai te ajudar nessa prática. 

Ao longo do artigo vamos não só te mostrar o que é gestão do tempo na prática, mas também vamos trazer várias dicas de como gerir seu tempo de forma eficiente. Para saber mais, continue lendo nosso artigo!

Você sabe como montar um cronograma de estudos? Leia nosso artigo e aprenda como fazer o seu de forma simples e prática!

O que é gestão do tempo?

Em primeiro lugar, gestão do tempo nada mais é do que a forma de se gerir, a partir de técnicas e ferramentas, todas as tarefas e atividades que você precisa executar em um determinado prazo e ter um bom resultado.

Afinal, não basta conseguir fazer suas obrigações no tempo necessário, é preciso que elas tenham o efeito desejado. Ou seja, é importante gerir o tempo para fazer tudo da forma mais eficiente e eficaz possível.

Gestão do tempo e produtividade

Considerando isso, gestão do tempo tem tudo a ver com produtividade, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Usar bem o tempo que você tem é saber ser produtivo com ele. 

Quanto mais rápido você fizer bem uma tarefa, mais produtivo você será. No entanto, não é necessariamente apenas sobre as horas, pois o importante é que as horas sejam bem aproveitadas por você.

Portanto, uma boa gestão do tempo é, ainda, sinônimo de se ter produtividade nas atividades planejadas.

Qual é a importância da gestão do tempo para as empresas?

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A relação entre produtividade e gestão do tempo também mostra a sua importância dentro das empresas, afinal, quanto mais eficiente for um funcionário, mais valorizado ele será dentro de uma empresa, uma vez que ele está trazendo retorno para ela.

Para uma atividade específica – ou seja, a depender de qual for – se você tiver foco total e eliminar todas as distrações, você pode oferecer muita mais produtividade do que em 8 horas seguidas no horário comercial.

Uma boa gestão do tempo se reflete em maior pontualidade, disciplina, confiança e, claro, melhores resultados dentro das empresas, por isso, ela é uma característica muito valorizada por gestores de negócios.

Principais técnicas de gestão do tempo 

Como a gente te falou, gestão do tempo diz respeito a o emprego de técnicas. Por isso, nada mais justo do que mostrar algumas delas que funcionam para quem quer melhor habilidade de autogestão do tempo

A seguir, vamos falar como cada uma delas funciona na prática.

Pomodoro

Uma das técnicas mais famosas em todo o mundo, sem dúvidas, é a pomodoro. Ela se divide em fluxos de trabalhos e é ideal para quem tem dificuldade de se concentrar nas tarefas diárias.

Para aplicá-la, você precisa programar o cronômetro para tocar a cada 25 minutos, tempo de duração da execução da atividade. Depois do alarme, você vai ter 5 minutos de descanso.

Após quatro períodos pomodoros, é necessário que você faça uma pausa longa, de 30 minutos, para depois retornar a esse ritmo.

A técnica com esse intervalo é muito usada para o estudo, no entanto, isso não significa que você não possa ajustar o tempo para mais. Tudo isso vaii depender do seu rendimento.

O ideal é testar diferentes tempos e desenvolver a capacidade de respeitar o minuto estipulado para que você não se perca. 

Kanban

O segundo tipo de técnica de gestão de tempo é o kanban. Embora seja muito utilizada no universo da tecnologia, ela não se limita a isso, sendo uma técnica de gerenciamento de projetos amplamente empregada em grandes empresas.

O kanban tem origem japonesa e sua tradução para o português é cartão, o que tem tudo a ver. Na prática, os cartões, como exemplo dos post-its, vão servir para sinalizar, de maneira visual e simbólica, as ações e tarefas que precisam ser feitas.

O uso de quadros vai servir para agrupar os cartões e dividi-los em listas. A ideia é montar três colunas para o status da atividade, que vai ser separada em: “a começar”, “em andamento” e “concluído”. 

Para saber o que fazer primeiro, você pode fazer o uso de cores para hierarquizar a importância das tarefas. 

GTD

Por último, outra técnica utilizada para gerir bem o tempo é o GTD (Getting Things Done), que pode ser traduzido como a arte de fazer acontecer. Para fazer uso dessa metodologia, é preciso aplicar 5 passos, sendo eles:

  1. Capturar, ou seja, coletar tudo aquilo que merece sua atenção no dia dia e organizar isso;
  2. Esclarecer, isto é, analisar com bastante foco cada informação que coletou e decidir quais ações são demandas a partir delas;
  3. Organizar, então, os itens que permaneceram da etapa anterior a partir de uma preferência que você vai escolher;
  4. Refletir, ou seja, revise com frequência todas as listas feitas para garantir que não está esquecendo de nada;
  5. Engajar, o que significa o momento de executar, de fato, as tarefas selecionadas em suas listas.

O principal objetivo desses passos é garantir que a mente fique ciente e tranquila em relação ao controle do que precisa ser feito.

Dicas de como fazer uma gestão do tempo eficiente 

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Além de conhecer as técnicas mais usadas para gerir o tempo, você também pode investir em 5 dicas gerais para te ajudar na melhora da sua autogestão.

1. Planejamento

A palavra gestão tem tudo a ver com planejamento. Na verdade, são quase sinônimos, afinal , é impossível fazer uma boa gestão do tempo se planejar para isso. 

Além de escolher uma técnica de preferência e mais apropriada para o seu caso, é essencial que crie um modo de organização que fique claro para você.

2. Metas e objetivos

As metas e objetivos tem muito a ver com planejamento. Eles são o seu norte para saber o que você deve fazer no tempo disponível que tem. 

Por isso, sempre faça uma lista com tudo que você pretende realizar sempre que você organizar seu tempo durante uma semana, por exemplo.

3. Prazos

Em terceiro lugar, o tempo pode ser medido a partir de prazos. Por isso, sempre que você quiser organizar bem o seu tempo, você precisa saber qual é a data limite para a entrega das diferentes tarefas. 

Para definir ou respeitar bem o seu prazo, você deve saber muito bem quanto tempo você leva para executar uma determinada atividade.

4. Priorização  

Os prazos também dialogam =com as prioridades. Quanto mais curto for o prazo para entrega ou realização de uma demanda, mais importante ela será na sua agenda. 

Em suma: isso  diz respeito à classificação da ordem das suas atividades a partir da urgência que elas representam no seu fluxo de trabalho, estudo ou afazeres domésticos.

5. Delegue 

Por fim, saber delegar é também essencial, principalmente dentro do trabalho. Não dá para fazer tudo e se é possível receber ajuda, leve isso em conta.

Valorize o apoio tanto dos colegas, companheiros e familiares, no âmbito pessoal, como dos líderes e dos subordinados, no âmbito profissional, sempre que for preciso.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova Cursos é uma plataforma online que oferece diversos cursos gratuitos das mais diversas áreas.

Além de serem cursos rápidos, o que é essencial para quem quer aproveitar bem o tempo, oferecemos cursos para te ajudar nessa tarefa. O curso Administrando Melhor o Tempo, é ideal para todas as pessoas que querem usar melhor seus horários.

Após fazer o curso gratuito, você pode optar por fazer a emissão do certificado, que é opcional, por um preço bastante acessível!

Aprenda a gerir melhor seu tempo com nosso curso!

Conclusão

Se a gestão de tempo era um desafio na sua vida, agora ele pode ser descomplicado. Para isso, é importante investir em técnicas e metodologias, como é o caso do kanban e do pomodoro.

Além disso, é importante trabalhar com planejamento, metas, prazos, prioridades e delegações. Uma outra forma de melhorar sua autogestão é também fazer cursos que te ajudem nisso!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

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