reformar sua casa

Ter uma casa sempre bonita e confortável para viver, é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros, e uma forma de conseguir deixar seu cantinho mais agradável, é reformando periodicamente.

As reformas garantem a vida útil do imóvel, dão beleza e modernidade, além de aplicar usabilidades que tornam a casa mais funcional. 

Além disso, as reformas podem tornar um ambiente ou o imóvel mais seguro e valorizá-lo para uma possível venda no futuro.

Mesmo com tantos benefícios, muitas pessoas não gostam da ideia de reformar. Acham caro, demorado e temem problemas estruturais ou com os operários da obra.

Mas é possível dar nova vida a sua casa com pouco e até mesmo faça você mesmo os reparos. 

Confira agora, 5 dicas que você pode seguir para reformar sua casa com economia e praticidade e fazendo você mesmo. 

Em primeiro lugar, faça um bom planejamento

O planejamento é sem dúvida, a parte mais importante de qualquer coisa, principalmente de uma reforma.

Geralmente, quando existe problemas em um reparo em casa, acontece porque faltou planejamento. Mas o que é esse planejar, afinal?

Planejamento é a definição do objetivo e das metas para alcançá-lo, e, principalmente, como será o trajeto para conseguir atingir a conclusão com sucesso.

Portanto, se a ideia é mudar a cor das paredes, este é o objetivo, mas para conseguir, é preciso analisar qual a cor ficará melhor, o preço das tintas, as melhores marcas e quais acessórios utilizar, dentre outros pontos. 

Reformas geralmente são mais demoradas e precisam de um plano mais claro e ajuda muito a saber quais as melhores ideias e decisões tomar, do que fazer coisas sem um projeto e acabar errando mais e pagando mais caro por essas falhas. 

Prepare-se para imprevistos

Um dos pontos que o planejamento já ajuda muito é em relação aos imprevistos. Na vida, podemos nos deparar com várias situações diferentes e que acabam saindo do nosso controle, inesperadas, por isso é importante estarmos preparados sempre.

Ter uma reserva financeira é um dos pontos mais importantes. Ter uma conta ou poupança só para a reforma, é uma maneira de garantir que terá dinheiro para começar e finalizar a obra.

Mas é preciso sempre acrescer 10 ou 20% a mais para possíveis imprevistos, como uma peça que quebra, algo que precisa ser trocado ou modificado para algo mais caro, são alguns exemplos de imprevistos. 

Sabendo disso, vamos as dicas a seguir que você pode fazer sem ajuda de profissionais e garantir economia, beleza e praticidade em sua casa. 

Como dar uma nova cara para sua cozinha com pouco dinheiro

Para transformar sua cozinha, hoje em dia é possível com pouco dinheiro e muita criatividade. 

Uma dica é usar pastilhas adesivas para decorar um ponto específico desse ambiente. Por exemplo, se a ideia é dar destaque a área do fogão, coloque as pastilhas no espaço que ele fica, de maneira a colocar as pastilhas ou desde o teto ou abaixo do armário.

Fica muito bonito e deixa a cozinha diferente. Outra ideia é, ao invés de fazer isso na área do fogão, pode ser um uma parede apenas, de preferência sem armários para ficar bem visível.

Estas pastilhas são autoadesivas e para colocá-las, é só limpar bem a área que serão aplicadas. Outra dica é observar se será necessário nivelar para não ter frisos de rejunte.

Caso as pastilhas não seja exatamente o que você procura, pode colocar adesivo de parede. 

Estes adesivos são laváveis e aplicados com cola de contato, com uso de espátula para alisar e retirar bolhas durante a aplicação. A parede ficará como nova gastando pouco.

Uma sala de respeito

Uma boa pintura nas paredes, é o segredo para deixar a sala mais convidativa e confortável. 

Escolha uma cor que combine com os móveis e evite cores muito fortes ou pinte com uma cor de destaque, apenas uma parede. 

Para pintar, você precisará de rolos, bandeja para tinta, um mexedor para tinta, espátula e suporte para os rolos.

O suporte é importante, principalmente se for um extensor para usar em partes mais altas. Fitas adesivas para proteger cantos, portas, janelas e tomadas, são necessárias. 

Prefira tinta látex ou acrílica, que é mais durável e todas podem acrescentar água. Na embalagem, o fabricante explica como fazer a mistura e dobrar o rendimento do produto.

Antes de começar a pintura, use roupas velhas, boné e óculos de proteção, além de luvas. 

Coloque jornais ou papel próprio para o chão e prenda com a fita, evitando que gotas de tinta caiam no piso.

Pinte em de cima para baixo e em movimentos contínuos. Evite pintar em várias direções, mantenha a linearidade. 

As tintas secam logo e pode ser necessário mais de uma demão para a pintura ficar perfeita. 

Deixando o quarto mais confortável

Que tal fazer uma cabeceira bem bonita para sua cama? Uma cabeceira fofinha e linda para completar seu ambiente?

Na internet ou lojas de construção, é possível encontrar placas estofadas adesivas e que você mesmo pode aplicar na parede.

Antes de tudo, meça a largura da sua cama e a altura, além da posição ideal que ficará a cabeceira. 

Com as medidas em mãos, determine o número de placas que serão necessárias. Com as peças, meça todas as posições que elas serão dispostas.

Frisamos que o recomendado, é que a parede esteja limpa e lisa, sem texturas ou defeitos que possam comprometer as medidas e como as placas ficarão dispostas. 

A maioria das placas já vem com adesivos ou necessitarão de cola de contato específica, vendida em lojas de decoração. 

Curso Gestão de Obra Grátis da Unova Cursos

Agora que você sabe como é fácil fazer algumas modificações em sua casa sem gastar muito e sem grandes intervenções, pode aperfeiçoar seu aprendizado e testar novas técnicas.

Mas se a reforma for um pouco maior e necessário um profissional especializado, o melhor é contratar alguém capacitado. 

Se a ideia é se tornar um profissional da área da construção civil, o curso Gestão de Obra é o mais indicado para você!

Aprenda sobre planejamento físico e financeiro da obra, construtibilidade, canteiro de obra, segurança e riscos de trabalho, e muito mais. 

Curso online e gratuito com opção de certificado válido e aceito em todo país. Invista em seu crescimento profissional e matricule-se. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.