Melhores Dicas de Como Conseguir o Primeiro Emprego

Entrar para o mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando você está em busca de como conseguir o primeiro emprego.

Sem a tão famosa e requisitada experiência, é necessário buscar alternativas para se destacar.

No entanto, também é importante entender que a busca pode levar mais tempo do que você gostaria, por isso é importante lidar com a ansiedade para entrar para o mercado de trabalho de maneira saudável

A melhor forma para isso é seguindo algumas das principais dicas de como conseguir o primeiro emprego e ir se especializando até que a boa notícia do recrutador chegue. Vamos lá?

7 Dicas de como conseguir o primeiro emprego

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil no quarto trimestre de 2021 apresentava uma taxa de desemprego de 11,1%, o que representa 12 milhões de pessoas à procura de uma oportunidade de trabalho.

Dessa parcela da população, o desafio é ainda maior para quem está procurando uma oportunidade de emprego pela primeira vez.

De acordo com um estudo feito pela Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2019, a taxa de desemprego entre os jovens era de 26%.

Esses números revelam que, neste cenário, é importante estar preparado para buscar qualificações extras e melhorar o marketing pessoal. 

Veja, portanto, as melhores 7 dicas para colocar em prática durante a procura do primeiro emprego.

, Melhores Dicas de Como Conseguir o Primeiro Emprego

1. Invista em qualificação

Independente da área de atuação que você deseja ingressar, a busca por qualificação é essencial. 

A falta de experiência não deve ser um obstáculo para que você busque se tornar um profissional cada vez melhor e com mais conhecimento para ser colocado em prática.

Aliás, existem vários cursos de especialização que são bastante práticos e que podem ser feitos on-line e de forma gratuita, como os cursos da Unova.

Por isso, além de buscar uma graduação e investir em um curso superior, faça também cursos de especialização mais curtos, como cursos para dominar ferramentas e softwares, cursos de idiomas, curso de oratória etc.

Esse investimento em conhecimento com certeza será um diferencial durante os processos seletivos e te dará mais autoestima e confiança durante as entrevistas de emprego.

Além dos cursos a distância, também pode ser muito interessante participar de cursos, workshops e palestras de especialistas da área que você deseja trabalhar.

Dessa forma, você terá o aprendizado e a oportunidade de ampliar sua rede de contatos.

2. Não tenha medo de assumir a falta de experiência 

Quando o recrutador de uma empresa avalia o seu currículo e te chama para uma entrevista, ele tem essa informação prévia de que você ainda não possui experiência no mercado de trabalho ainda.

Por isso, fique tranquilo durante a entrevista e não tenha medo ou vergonha. Afinal, todo mundo já passou por essa experiência no processo de como conseguir o primeiro emprego.

Ao invés de focar nessa falta de experiência, reforce sua vontade de aprender e contribuir com seu conhecimento adquirido.

Você pode trazer como exemplos para entrevistas suas experiências na faculdade, em projetos que já participou como voluntário, eventos que já participou ou estágios, por exemplo.

O mais importante é não mentir para o recrutador e ser transparente. 

3. Monte um currículo

Mesmo sem experiência em outras empresas, você precisa ter um bom currículo para apresentar nas entrevistas e no momento de aplicar para uma vaga.

Esse documento deve conter todas as informações mais importantes sobre você e que sejam relevantes para a empresa, como o curso superior, cursos extracurriculares e objetivo profissional.

Tenha cuidado com a disposição das informações. Elas precisam ser colocadas de forma clara e objetiva, com o cuidado de evitar erros de digitação e ortográficos. 

Se você estiver inseguro com o seu currículo, peça o feedback de outras pessoas que estejam há mais tempo no mercado de trabalho, pois elas vão poder te dar dicas extras do que está muito bom e o que pode ser melhorado.

4. Cadastre-se em sites de empregos

Uma das dicas de como conseguir o primeiro emprego é a busca ativa pela oportunidade de trabalho.

Por isso, é fundamental estar cadastrado nos principais sites de empregos e manter sempre seu perfil atualizado.

Além de sites de empregos, também é fundamental investir em um portfólio de trabalho e ter um perfil no LinkedIn, a principal rede de negócios para quem está procurando uma oportunidade.

Com um perfil ativo no site, fica mais fácil para você encontrar as oportunidades da empresa em que tem interesse de trabalhar, assim como é mais fácil dos recrutadores te acharem. 

5. Prepare-se para a entrevista

É normal ficar nervoso durante a entrevista de emprego, especialmente se você ainda não possui muita experiência no mercado de trabalho.

Por isso, a dica é se preparar para a entrevista. Veja vídeos e artigos sobre as perguntas mais frequentes e simule as respostas.

Não importa se a entrevista será praticada de frente para o espelho, com a câmera do celular ligada ou com o amigo, o importante é treinar para se sentir mais preparado para o momento.

Outra dica fundamental é pesquisar sobre a empresa e sua área de atuação. Além de ser uma forma de aumentar seu repertório, isso mostrará para o avaliador seu interesse pela oportunidade.

Ao pesquisar sobre a empresa, você também elimina o risco de errar na vestimenta durante a entrevista. Afinal, nas redes sociais e site da empresa é possível identificar se o padrão de roupas utilizadas pelos colaboradores é mais formal ou casual.

6. Invista no marketing pessoal

Além de investir em qualificação e elaborar um bom currículo, é importante investir no marketing pessoal e na presença digital. Ou seja, é necessário saber “vender o seu peixe”.

Por isso, seja ativo para ganhar visibilidade e destaque seus conhecimentos e conquistas. Especialmente no on-line, é possível alcançar pessoas que no seu dia a dia você não teria oportunidade. Por isso, aproveite todas essas ferramentas que estão ao seu alcance.

7 Seja transparente na entrevista

, Melhores Dicas de Como Conseguir o Primeiro Emprego

Por fim, vale reforçar que é fundamental ser transparente com o recrutador. Não deixe que a ansiedade e desejo de impressionar o RH da empresa te dominem nesse momento.

Mesmo sem ter conhecimento de alguma ferramenta ou atividade da sua área, seja honesto e diga que está disposto a aprender e buscar qualificação para atender os requisitos.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova Cursos oferece diversos cursos de qualificação para que você possa enriquecer seu currículo e se tornar um profissional ainda mais diferenciado dentro de sua área de conhecimento.

Os cursos oferecidos são no formato EAD para que você tenha liberdade e autonomia para decidir quando e onde deseja se dedicar a um novo aprendizado.

Invista em cursos de qualificação gratuitos com a Unova e aumente suas chances de entrar para o mercado de trabalho!

Conclusão

Como vimos, existem várias dicas de como conseguir o primeiro emprego. 

Pode até parecer um desafio invencível, mas é possível driblar a falta de experiência com investimento em conhecimento, marketing pessoal e preparação para as entrevistas.

Para mais dicas de carreira, continue acompanhando nosso blog!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.