cursos de logística

Você sabia que existem diversos cursos de logística? A área é  super ampla e possibilita aos profissionais trabalhar em vários campos. Cada um com suas especificidades e requisitos técnicos.

Algumas áreas são imprescindíveis para o funcionamento da empresa, o setor logístico é um exemplo disso. Essas atividades devem ser conduzidas por um especialista no assunto e é aí que surgem as oportunidades para quem deseja se profissionalizar na área.

Neste artigo nós vamos listar para você quais são os principais cursos para trabalhar com logística e suas características. Faça uma boa leitura!

Leia também: 7 Dicas de Como se Destacar no Mercado de Trabalho

Afinal, o que é a área de logística?

De modo geral, logística é o processo de execução de transporte e armazenamento. Ela é a área responsável por gerenciar matérias-primas ou mercadorias, desde a origem até o destino final para o consumo.

O objetivo é atender às necessidades da organização de forma competente e econômica.

Diversas empresas optam por ter setores internos que se dedicam a gestão logística, enquanto outras terceirizam essas atividades.

Como é o mercado de trabalho na área de logística?

Os cursos de logística preparam para um mercado que lida com aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de produtos. 

Com o advento do comércio eletrônico, especialmente após o início da pandemia do novo coronavírus, o setor ganhou uma perspectiva muito positiva de crescimento.

A necessidade de abastecimento é uma das preocupações para o futuro. De acordo com previsões das Nações Unidas, em 2050 a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas.

Quem faz os cursos de logística tem a oportunidade de atuar em vários locais, como: transportadoras, aeroportos, centrais de distribuição, polos industriais, comércio varejista, agronegócio e e-commerce.

Quais são os principais cursos da área de logística?

cursos área de logística

Como dissemos, a área de logística possui várias subdivisões. Cada uma delas exige profissionais especializados e prontos para executar bem as atividades do setor.

E para se capacitar, existem diversos cursos. Veja abaixo alguns deles!

1. Gestão da produção

A gestão da produção é a área que se dedica aos processos de planejamento e supervisão de fabricação dentro das cadeias de economia produtiva.

O profissional de logística, deve realizar o controle de materiais, mão-de-obra e demais informações acerca do processo produtivo. 

O curso se dedica a passar esse ensinamentos para o aluno. Ele deve aprender a realizar essas atividades de forma estratégica, visando sempre a excelência nos processos e a economia.

2. Gestão de Trânsito

No curso de gestão de trânsito o aluno vai aprender a organizar e planejar o sistema de tráfego de veículos, a traçar metas de melhorias contínuas de fluxo e condições estruturais das vias.

3. Planejamento e Gestão de Estoques

O estoque é um dos pontos mais importantes tanto para a ocorrência de lucro, quanto de prejuízos para a empresa. E os cursos de logística focam em capacitar os alunos para o planejamento e gestão dos mesmos. 

Um planejamento e gestão eficiente de estoque possibilita calcular o giro de mercadorias, aprimorar o processo de compras, além de diminuir a pressão sobre o capital de giro. Em outras palavras, é fundamental para a indústria e varejo.

 4. Logística de Distribuição

Neste curso de logística, o aluno vai aprender sobre o conjunto de atividades que envolve a gestão da mercadoria, desde quando ela sai da fábrica até a entrega ao cliente que fez a encomenda.

5. Logística Empresarial

A logística empresarial tem como foco a otimização de processos. Ela reúne a rotina de todos os setores correlacionados e, a partir daí, busca promover a melhoria contínua na forma como são conduzidas as atividades. 

Equilibrar a eficiência nas operações com bons custos é o objetivo principal da logística empresarial.

6. Auditoria em Logística

A auditoria logística é o processo de diagnóstico das falhas dos processos que fazem parte da rotina da empresa. O profissional deve ter fortes características analíticas para desempenhar esse papel.

Com a auditoria é possível identificar os gargalos nas operações, saná-los e tornar as atividades mais assertivas e com menos custos.

 7. Estratégia de Logística

As estratégias em logística focam em automatizar os processos logísticos, redução de custos, melhorar a experiência do cliente com as entregas e viabilizar as operações mais desafiadoras.

E o curso prepara o aluno para traçar esses planos e ser assertivo nas tomadas de decisão.

Como saber qual curso de logística é o ideal para você?

curso de logística ideal

O primeiro passo é pesquisar sobre o segmento e entender as especificidades do setor em questão. Além disso, é muito importante que você tenha afinidade com a área escolhida.

Por exemplo, alguém que deseja cursar gestão de estoque tende a ser mais familiarizado com números, softwares e administração como um todo.

Além disso, testes vocacionais podem auxiliar você no processo de escolha entre os cursos de logística.

Por que investir em cursos de logística?

Como dissemos, a área de logística está em franca expansão e exige profissionais cada vez mais qualificados para gerir operações mutáveis.

O mercado é um dos com maiores crescimentos no Brasil. Em 2018 ele cresceu o dobro do PIB do país.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Na Unova você encontra cursos de logística online, totalmente gratuitos e com a possibilidade de emissão de certificado. 

São várias opções de cursos com grades curriculares e cargas horárias diferentes.

Acesse nosso site e invista na sua profissionalização!

Conclusão

A área de logística traz diversas possibilidades para o desenvolvimento profissional de quem opta por seguir carreira. 

É muito importante que os trabalhadores do setor invistam em sua formação e reciclagem, uma vez que é um território em constante expansão e mudanças. 

Em outras palavras, vale a pena investir em cursos de logística uma vez que a área oferece excelente perspectiva de futuro, além de permitir que o profissional flutue entre os segmentos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário