Constituição Federal do Brasil

A Constituição Federal do Brasil é um marco do sucesso da democracia de nosso país, e foi promulgada em 5 de outubro de 1988 em Brasília, Distrito Federal.

Sendo a constituição mais moderna e completa, antes, o país já havia tido 6 documentos como este, porém, com o tempo, foi necessárias atualizações e principalmente, uma nova constituição, depois de uma ditadura ferrenha por mais de 20 anos. 

O documento possui muitas mudanças importantes comparado com as constituições anteriores e se abre para novos parâmetros, que ao longo dos anos posteriores a 1988, se tornaram normativas necessária para uma sociedade mais justa. 

Com muitos pontos curiosos e desconhecidos a população, falaremos neste artigo sobre a história, a importância e os pontos interessantes da Constituição Brasileira.

O que é a Constituição Federal do Brasil? História sobre as 7 constituições do país

A Constituição é um documento jurídico que todo país possui para descrever suas leis, ritos, costumes, regras e normas legais vigentes, tanto obrigatórias quanto facultativas. 

Este documento jurídico é o mais importante da hierarquia do Direito e propõe os limites que o Estado possui, determina suas funções e estabelece as entidades, além de seus deveres e direitos em relação a população.

A constituição federal determina também, os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros, penas quanto a crimes e ilegalidades, além de seus direitos básicos. 

É um dos mecanismos jurídicos mais importantes do país e fundamental para o conhecimento de toda população. 

A atual constituição foi elaborada e discutida entre os anos de 1987 e setembro de 1988, através de uma Assembleia Constituinte e promulgada em 5 de outubro do mesmo ano. 

Antes, o país teve 6 constituições e cada uma, possui particularidades importantes que evoluíram até os dias atuais. Confira os dados sobre elas:

  1. Constituição de 1824

A primeira constituição brasileira foi criada na era do Brasil imperial e imposto por Dom Pedro I. 

Com 179 artigos, essa constituição dava ao imperador plenos poderes, inclusive sobre o poder legislativo e judiciário, além de dar direito ao voto, apenas a homens brancos e ricos. Foi a constituição mais longa da história do país, perdurando por 65 anos.  

  1. Constituição de 1891 

Após a Proclamação da República em 1889 e da abolição da escravatura no ano anterior, foi necessária uma nova constituição, e esta foi promulgada em 1891.

Neste novo documento, o Brasil viu o poder executivo, judiciário e legislativo tornarem-se independentes, opção de sufrágio para mulheres, porém, em casos específicos, mas com proibições a negros, mendigos e analfabetos. 

Na área penal, foi criado o habeas corpus. Em comparação com a primeira constituição, houve mais avanços, principalmente pelo país ser independente e agora uma república, necessitando de novas diretrizes para avançar. 

  1. Constituição de 1934

Em 1933, uma nova Assembleia Constituinte é aberta, se mostrando necessária a criação de uma nova constituição, para um país que cresceu e mudou muito em 43 anos. 

Coordenada por Getúlio Vargas, a nova constituição, promulgada em 16 de julho de 1934, determinou maior poderio do Governo Federal, voto livre as mulheres e início da Justiça do Trabalho e Eleitoral. 

  1. Constituição de 1937

O Estado novo foi marcado pela Constituição de 1937, ainda sob a regência de Getúlio Vargas, que nesse momento fecha o congresso e extingue o documento de 1934. 

Getúlio, enamorado com os governos da Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial, prevê um Brasil parecido com tais ideais tirânicos. 

Com normas mais severas, nessa nova constituição, o país passa a ter pena de morte e eleição indireta para presidência, que passa a ter mandato de 6 anos.

  1. Constituição de 1946

Com o fracasso dos países nazifascistas na Segunda Guerra, Getúlio é obrigado a sair do poder e o congresso reabre, retomando as ideias da constituição democrática de 1934.

A pena de morte é extinta, assim como a censura. Mandato de 5 anos para presidente e incorporação dos 3 poderes e seu funcionamento normalizado. 

  1. Constituição de 1967

A penúltima constituição retrata as normas vigentes durante a chamada Ditadura Militar de 1964 a 1985. 

Se destacam nessa proposta o AI (Atos Institucionais) que foram um total de 17 atos, sendo o AI-5 o mais cruel. 

Dentre esses atos, estava a censura dos meios de comunicação, suspensão total do habeas corpus e intervenção federal em todos Estados e municípios. 

 Curiosidades sobre a Constituição Federal brasileira

Depois de conhecer um pouco sobre cada uma das constituições que o Brasil já teve, veja alguns pontos e curiosidades da atual constituição federal do Brasil de 1988:

  • A Constituição Brasileira é baseada na americana

Sim! A nossa Constituição foi cunhada a partir da americana, datada de 1787 e única no país. Apesar do documento de 1988 ter poucos pontos baseados na constituição do Tio Sam, a de 1891 possui até trechos parcialmente copiados!

  • O efeito legal para o casamento mudou ao longo das constituições

Na primeira, ainda sobre regência colonial, estado e igreja praticamente eram uma coisa só, portanto, casamentos só eram válidos para quem se casasse na igreja e não apenas no cartório.

Hoje, o casamento religioso é puramente uma tradição. Inclusive, atualmente, até mesmo homossexuais podem se casar legalmente no país sem sofrer qualquer pena.

  • Pessoas negras só tiveram proteção de seus direitos a partir da terceira constituição

Infelizmente é verdade! Pessoas negras que mesmo passando pela abolição da escravatura, por décadas foram marginalizadas e sem direitos no país até a constituição de 1934. 

Curso Constituição Federal e Educação grátis online 

A constituição atual do Brasil determina tudo o que é necessário para garantir aos brasileiros, liberdade e dignidade, com acesso a itens básicos e importantes a vida com qualidade.

O curso Constituição Federal e Educação, trata sobre o que é a constituição, os pontos mais importantes e, principalmente, as leis voltadas a educação e sua importância e papel no país.

É um curso de extrema importância para estudantes de Direito, professores e qualquer profissional que deseja conhecer melhor esse documento e suas implicações na vida acadêmica. 

Aprenda com quem sabe! A UNOVA possui cursos online 100% gratuito e plataforma intuitiva, repleta de recursos e opção de certificado válido, aceito em todo território nacional.

Alcance seus objetivos profissionais com o melhor EAD do mercado e deixe seu currículo mais completo. Matricule-se! 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.