Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é ter domínio sobre os próprios sentimentos e emoções, um dos maiores desafios do ser humano. 

Profissionais que sabem dominar as emoções, são melhores líderes, participam de equipes com mais eficiência e beneficiam o grupo na totalidade, conclui pesquisa recente. 

Outro estudo, mostrou que empresas preferem profissionais com grande inteligência emocional, ao invés daqueles que possuem muitas habilidades técnicas, mas sem controle sobre as próprias emoções. 

Atualmente, este é um dos requisitos para conseguir uma oportunidade de trabalho no mercado e neste artigo, falaremos sobre a importância de investir em autoconhecimento para dominar as emoções e ser um profissional completo. Confira. 

O que é Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional é um estudo baseado na Psicologia, que trata sobre como identificamos nossas emoções e lidamos com ela.

Nossos sentimentos têm influência em nosso dia a dia e como exercemos atividades ou reagimos a situações como conflitos, tristeza e tensões. 

Esse tipo de inteligência não é algo novo. Registros mostram que o naturalista Charles Darwin já estudava sobre as emoções e sentimentos dos seres vivos no século XIX e o termo utilizado era de expressões emocionais. 

Em meados do século XX, o psicólogo Howard Gardner estudou sobre sentimentos e como eles agiam em nossas emoções e atitudes. 

Mas foi apenas nos anos de 1990 que Daniel Goleman, jornalista e psicólogo americano, escreveu o livro Inteligência Emocional de 1995 e tornou em um best seller, sendo um dos livros mais vendidos no mundo até hoje. 

Neste livro, Daniel faz uma análise profunda sobre o comportamento humano e o impacto das emoções em nossas vidas. 

Ele fala sobre a nossa personalidade, habilidades de cognição e compara o QI- Quociente de Inteligência com o que ele chama de QE- Quociente Emocional

A partir de então, o livro passou a ser referencial para teóricos e especialistas, em especial, nas áreas profissionais, já que Goleman reforça a importância de pessoas com domínio de suas emoções para carreiras.

Atualmente, as empresas de todo mundo, passaram a avaliar os profissionais não apenas pelas suas habilidades acadêmicas e experiências de trabalho, mas por sua capacidade de agira sobre pressão e ser emocionalmente forte. 

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os benefícios práticos que ter um emocional forte e sua importância para a vida profissional. 

Quais os benefícios da Inteligência Emocional para o ser humano?

Segundo Daniel Goleman, existem 5 pilates para a Inteligência Emocional:

O Autoconhecimento é basicamente o ponto central e mais importante, pois ao se conhecer, as pessoas sabem exatamente o que as irrita, o que as deixam mais emotivas e como irão lidar ou controlar esses sentimentos.

A Automotivação trata sobre o ato de se motivar em momentos difíceis, mesmo quando não existe nada que seja empolgante ou que dê esperança. 

O Autocontrole se refere a saber como se equilibrar diante de emoções angustiantes ou momentos de muita pressão. Já o relacionamento interpessoal é como lidamos e agimos com as outras pessoas. 

A empatia é saber se colocar no lugar do outro e como auxiliar as pessoas em suas dificuldades e sentir-se realizado com isso. 

Ter equilíbrio sobre as próprias emoções pode ser um desafio, mas é benéfico, já que ao longo da vida, passaremos por momentos de alegrias, tristezas, raiva e conflitos que irão colocar a prova nossos sentimentos constantemente. 

Portanto, o maior benefício de ter domínio emocional, é saber como agir diante de qualquer situação sem se deixar abater. 

Na vida profissional, esse é um dos pontos mais importantes para saber como lidar com os desafios da profissão e com os colegas de trabalho. Veja algumas dicas no próximo tópico.

Qual a importância de ter Inteligência Emocional no ambiente de trabalho?

Um profissional capacitado, vai muito além de suas habilidades práticas e acadêmicas. É preciso ter equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades e prazeres de uma carreira. 

A Inteligência Emocional dá ao trabalhador vários pontos positivos quanto a sua carreira. São elas:

Mais na produtividade

Quanto mais emocionalmente centrado, mais produtivo. Isso acontece, pois a pessoa não perde o foco com tolices e futilidade. 

Ao mesmo tempo, administra seu tempo com mais qualidade e se torna um profissional mais ponderado e preparado. 

Poder de decisão e de definição de metas

Ter o emocional dominado, ajuda a estabelecer metas e planejar com mais clareza, sem nervosismo ou perda de tempo.

É mais fácil decidir as coisas certas quando tem a cabeça fria e com foco. Desespero e nervosismo direciona para decisões ruins. 

Sabe lidar com conflitos

O profissional que tem suas emoções equilibradas, sabe gerir conflitos com outros funcionários e equipe com mais frieza e busca soluções mais pacíficas e amigáveis.

Não é uma pessoa dada a brigas e desentendimentos, mas ao diálogo e a resolução de problemas. 

Nutrir amizades no local de trabalho é possível, mas nem sempre é fácil. O relacionamento interpessoal é fundamental para o trabalho diário, principalmente em projetos em equipe.

Ter inteligência emocional, trará ao profissional discernimento quanto a índole dos outros profissionais, assim como lidar com pequenas situações de desentendimentos. 

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As empresas em todo mundo têm valorizado cada vez mais os profissionais que sabem lidar com suas emoções frente as dificuldades do dia a dia.

Conflitos, liderança e momentos de decisões difíceis, precisam ser administradas com grande eficiência e controle. 

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.