desenho e pintura

Desde o início das eras, o ser humano faz uso do desenho e pintura para comunicar informações, demonstrar suas emoções ou expressar seus pensamentos do que considera belo e interessante.

Assim, muitos movimentos artísticos apareceram e se consolidaram, é o caso do modernismo, arte barroca e a arte contemporânea atual. 

Muitos artistas foram descobertos dentro desses movimentos, sendo que alguns são influentes representações de uma forma de arte única. 

Tarsila do Amaral, Picasso, Leonardo da Vinci e até mesmo o homem antigo com suas artes rupestres, são exemplos desses artistas importantes e que expandiram a arte para todo o mundo. 

Atualmente, a arte está totalmente vinculada a tecnologia, portanto, atualmente vemos muitos profissionais conhecidos como artistas digitais inovando com uma nova forma de fazer e representar a arte. 

Até chegar ao computador e tornar-se em uma arte digital, é essencial conhecer e ter conhecimento do desenho técnico e puro a mão.

Quanto mais realista o traço, o uso das cores e a leveza em cada momento do desenho, mais claro e real se torna a imagem desenhada. 

Para começar nas artes gráficas e tornar-se em um profissional completo, separamos algumas dicas para você fazer desenho e pintura com imagens cada vez mais profissionais e realistas, e as vantagens dos recursos digitais nesse processo. 

 Qual a importância do desenho e pintura para o mercado atual?

Assim como dito na introdução, desenhar é uma maneira de comunicação, seja ela para informar sobre um fato, expressar sentimentos ou determinar pensamentos aleatórios. 

O desenho serve, também, para o desenvolvimento das faculdades mentais, em especial o lado criativo do cérebro.

Outro ponto benéfico do desenho técnico, é o ato de usar as mãos para movimentar o lápis, sendo importante, assim como a caligrafia, num processo de coordenação motora. 

A pintura, assim como o desenho, tem ação de expandir a arte, evidenciando cores e ideias, com foco no belo.

Com o passar dos séculos, principalmente de meados do século 20 para cá, o desenho e pintura começaram a ter uma visão mais mercadológica, principalmente a partir do início do século 21.

Softwares de desenho tal qual Photoshop e Illustrator, passaram a fazer parte da vida dos profissionais em design, que tem nesses programas, os recursos necessários para expor seus trabalhos com mais profissionalismo, facilidade e rapidez.

Atualmente, as NFTs tem sido um dos ativos mais utilizados para compra e venda de arte digital em formato de moeda digital. 

NFT são símbolos eletrônicos que geralmente são administrados como um bem único, seja ele um desenho e pintura, apenas para dar um exemplo de como esse mercado ainda tem muito a ser explorado. 

Dicas de desenho e pintura para atuar profissionalmente 

Em geral, os profissionais mais bem-sucedidos no mercado do desenho e pintura atualmente, tem conhecimento em desenho técnico e ter conhecimento na teoria das cores.

Além disso, o conhecimento básico de algumas ferramentas, como o Photoshop que citamos anteriormente, são diferenciais para esse mercado. 

Um profissional para ter desenhos mais realistas e profissionais, devem focar, também, nos seguintes pontos a seguir:

  1. Anatomia

A anatomia, tanto humana quanto de animais, é fundamental para fazer rostos e corpos mais realistas. 

Nos cursos de desenho, um dos pontos básicos é aprender como é um esqueleto, os músculos e a pele, desenhando as diversas partes do corpo. 

Pratique bastante, principalmente nas áreas que tem mais dificuldade em dar profundidade ou revelar com mais realismo. 

Uma dica: quanto mais rugas, mais fácil de desenhar e dar vida a rostos, por isso, em rostos de pessoas mais jovens como bebês e crianças, que não possuem quase nenhuma linha de expressão, foque no sombreamento para dar volume. 

  1. Teste diversos tipos de sombreamento

A dica anterior do sombreado é vital, pois é ela que dá o efeito de volume e vida a qualquer imagem. 

Existem vários tipos de técnicas e formas de sombrear, mas a dica é começar desenhando vários quadrados em uma sulfite e ir pintando cada um com um lápis 6b até o 2b e sempre do mais escuro para o mais claro. 

Coloque mais força no lápis nos primeiros quadrados, diminuindo gradativamente até ficar bem claro. Essa técnica ajuda a criar um padrão de sombreamento e te ajuda a ter uma noção de mudanças de luz e matiz.  

  1. Pratique com desenho de observação

Se você quer fazer desenho e pintura com realismo, é importante seguir uma das técnicas mais antigas e válidas do design: o desenho de observação.

Consiste em observar um objeto e desenhá-lo fielmente. Para que o desenho fique exatamente igual ao objeto observado, as dicas anteriores são importantes.

Além disso, analise o objeto criando linhas mentais que irão facilitar na hora de aumentá-lo na folha e dar estrutura. 

  1. Tenha materiais de boa qualidade

Lápis, tintas, pincéis, tudo isso não pode ser desprezado, inclusive, a qualidade tem que ser superior para um trabalho ainda melhor. 

Para ser um artista renomado, é vital que você tenha a sua disposição bons materiais e não precisa ser muita coisa, apenas o suficiente para dar vida a seus trabalhos. 

  1. Não tenha pressa, mas não perca tempo

A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o famoso dito popular. Faça tudo com cuidado, sendo minucioso com o trabalho artístico.

Apesar do cuidado, não perca tempo com detalhes que podem ser modificados conforme o trabalho avança. Crie esboços e um pequeno briefing do que pretende fazer para não perder tempo com pequenas coisas. 

  1. Pratique sempre

Por fim, a prática é totalmente fundamental para o desenvolvimento das habilidades de um desenho e pintura realistas. 

Dedique-se e experimente novas técnicas e materiais para descobrir o que funciona melhor para seus projetos. 

Curso Desenho e Pintura grátis online da UNOVA Cursos

Temos certeza de que as dicas irão ajudá-lo em seus desenhos, tornando mais profissionais e obtendo reconhecimento no mundo do design. 

Além disso, com desenhos mais profissionais, você terá melhores oportunidades tanto no mercado quanto em concursos e eventos do segmento. 

Para que isso se torne uma realidade, é importante aperfeiçoar seus conhecimentos. Com o curso Desenho e Pintura, você terá toda base e recursos para se tornar um desenhista de qualidade.

O curso é 100% online e gratuito, perfeito para você só se preocupar com seu aprendizado e melhorar seu desenho. 

Estude com a UNOVA Cursos, e tenha tudo que só uma plataforma completa pode oferecer. Opção de certificado e milhares de cursos para sua carreira decolar no mercado. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.