Nos dias atuais, existem diversos modelos de aparelho ortodônticos disponíveis capazes de realizar mudanças incríveis. O motivo disso é o grande avanço na odontologia, que a cada dia descobre uma maneira diferente de tornar um tratamento mais rápido, eficiente e indolor.

Se você está procurando as melhores opções porque precisa alinhar os dentes, provavelmente já ouviu falar dos dois tipos mais famosos: aparelho fixo convencional e aparelho autoligado. Mas afinal, qual é o melhor?

Entenda agora como funciona cada tipo de aparelho dentário e saiba qual é a melhor forma de potencializar o tratamento. Você vai sorrir à toa em muito menos tempo!

Qual é a grande diferença entre Aparelho Autoligado x Aparelho Convencional?  

O que difere um aparelho ortodôntico do outro é a presença das ligaduras elásticas, mais conhecidas como “borrachinhas”. Enquanto o Aparelho Convencional tem, o Autoligado não, pois possui um braquete especial que prende o fio através de canaletas.

Esse detalhe, que é visto com maus olhos por muitos, – já que quando coloridas, [as borrachinhas]- chamam muita atenção, faz muita diferença. A ligadura aumenta o atrito entre os dentes, o que torna o tratamento mais doloroso e proporciona aquela sensação de “dentes moles”.

Como é realizado o tratamento com aparelho convencional?

 Você, provavelmente, já encontrou alguém que usasse o aparelho convencional e não conseguiu parar de olhar para os dentes da pessoa por chamar muita atenção. Além de possuírem as borrachinhas (que podem ter cores diferentes), possui braquetes chamativos, fazendo com que usuários sejam apelidados de “sorriso metálico”.

O valor de instalação e manutenção é baixo, porém o custo-benefício é duvidoso. Lembra que falamos sobre como as ligaduras causam impacto? Então, apesar de ter como principal função causar o atrito necessário para a movimentação dos dentes, a força é excessiva, tornando o tratamento doloroso. Além disso, perdem elasticidades e, por isso, exigem grande número de consultas com um ortodontista para realizar a troca.  

Não é só o conforto que é prejudicado, a estética também é. As borrachinhas, mesmo em versão transparente, chamam atenção. Escurem com facilidade e tornam-se marrons, dependendo dos tipos de hábitos. Ou seja, se você fumar ou beber café em excesso, a cor não será nada bonita.

E se você presa pela sua higiene, também não seja uma boa escolha MESMO. A borrachinha facilita o acúmulo de placa bacteriana e dificulta a escovação. Isso pode causar halitose, tártaro e cáries.

O tempo de tratamento também é afetado. Pessoas que usam aparelhos convencionais têm resultados em, no mínimo, 30 meses. Como funciona a longo prazo, dependendo do tipo de oclusão, é possível que o uso se prolongue durante muitos anos.

Este tipo de aparelho ortodôntico também facilita a extração dentária. Por não permitir grande expansão da arcada, alguns profissionais optam pela retirada de um ou mais dentes para possibilitar a movimentação.

Como funciona o tratamento com o Aparelho Autoligado?

O Aparelho Ortodôntico Autoligado oferece o tratamento perfeito para adultos. Conheça algumas vantagens:

Mais rápido

Em geral, o tratamento tem duração entre 12 e 24 meses, porém, existem alguns tipos de Aparelho autoligado transparente que reduzem o tempo médio para sete meses. O motivo disso é que o fio é termoativo e, por estar em contato com o calor constante da boca, realizam a movimentação com mais agilidade.

Mais estético

O aparelho autoligado transparente proporciona permite que o tratamento não abale sua autoestima. Os braquetes e fios são transparentes e não mudam de cor com o tempo, ou seja, a estética é preservada a todo momento.

Menor número de consultas

Devido a resistência das peças, a movimentação prolongada [por conta do fio termoativado] e não ter a necessidade de trocar as borrachas, as consultas são reduzidas em 0%.

Higiene preservada

Pela ausência das ligaduras elásticas, é possível escovar os dentes sem maiores problemas.

Maior expansão dentária

Os aparelhos autoligados conseguem alinhar até os casos mais graves de apinhamento e resolver outras más oclusões sem a necessidade de extrações.

Qual é o melhor aparelho: Autoligado ou Convecional?

Sem dúvidas, o melhor aparelho é o autoligado. Possui inúmeras vantagens, como você pode ter percebido acima, e o valor é pouco diferente do convencional.

Converse o quanto antes com um ortodontista e entenda suas opções de tratamento.

Sobre o Autor