Que Levar Para Fazer Ecoturismo

Fazer Ecoturismo é uma das aventuras mais emocionantes da vida! Ir em lugares de natureza esplêndida, desbravar cada pedacinho daqueles lugares inóspitos e no final, ver uma linda paisagem do alto de uma montanha, é sem dúvida um dos maiores presentes que o Ecoturismo pode nos oferecer.

Mas para os “marinheiros de primeira viagem”, levar muita coisa ou aquilo que não seja muito útil, pode acabar causando transtornos e se tornar uma bagagem cansativa e que tira a satisfação de tudo o que o Ecoturismo tem a nos oferecer. Neste post, iremos dar dicas do que levar para fazer Ecoturismo, destacando os itens mais necessários e o que é totalmente descartável.

Primeiro Lugar, Planeje Tudo

Pode ter tudo perfeito, mas sem planejamento com certeza seu ecoturismo poderá ter muitos problemas. Para planejar, Veja se o local que pretende ir estará com um clima propício para você fazer ecoturismo. Lugares que chovem muito ou estão com frio rigoroso, irão necessitar de você mais roupas e consequentemente mais peso, assim que em períodos de chuvas intensas, existem mais perigos com solo encharcado e escorregadio.

Analise o local e decida bem o momento certo para isso. Depois comece a decidir quais as roupas certas para o lugar e também outros produtos, dispositivos e equipamentos necessários para passar os dias que pretende, sem ter a falta de nada. Tenha sempre um mapa e a rota definida de antemão, não saindo dela por nada.

Tenha Uma Mala Ou Mochila Que Seja Possível Carregar

Imagine levar um kit de beleza para uma floresta? Ou uma balança para se pesar? Pode parecer estranho mas muitas pessoas levam objetos fúteis e sem necessidade em viagens de Ecoturismo e no meio da viagem percebem que eles não ajudam em nada, a não ser em aumentar o peso e tomar espaço de coisas mais importantes.

Além disso, tenha uma mochila ou mala que seja um tamanho preciso para ser levada com facilidade por você, mas ao mesmo tempo que tenha o tamanho ideal para carregar todas suas coisas.

Botas Ou Tênis Com Antiderrapantes

Botas Ou Tênis Com Antiderrapantes

Em Ecoturismo, o calçado que você usa é fundamental para garantir sua segurança. Se for para um local simples, mais aberto e que não tenha grandes subidas e precise de um calçado mais especializado, um tênis próprio para atividade física com um solado resistente, já será o suficiente.

Agora se for fazer atividades radicais como caminhadas longas, travessias de rios caudalosos e subir paredões, ter botas bem resistentes e com antiderrapantes, além de travas especiais, irão garantir que você consiga fazer tudo com máxima proteção. Escolha bem conforme a dificuldade do terreno onde irá.

Simplifique Sua Vida

Para economizar espaço na mochila, a dica master é simplificar tudo para ganhar o máximo de espaço possível. Por exemplo, por que ao invés de levar um guarda chuva que toma grande espaço, você não coloca uma capa de chuva que é compacta e te dará muito mais mobilidade?

Levar uma pederneira de magnésio é outra boa dica, já que o uso dela é mais eficiente do que levar fósforos que acabam e poluem, assim como isqueiros que também acaba o combustível.

Kit De Primeiros Socorros

O Kit de Primeiros Socorros é um item que não pode faltar na mochila de nenhum ecoturista. Nesse kit, curativos como esparadrapos, gazes, band-aid, pomadas para pancadas, analgésicos e bactericidas, são essenciais para pequenos ferimentos que precisam ser sanados, para sua diversão continuar e ser total.

Pequenos Objetos, Grandes Serventias

No Ecoturismo, é preciso ter tudo muito bem planejado e existem pequenos objetos que são de grande importância na hora de garantir sua saúde, bem estar e principalmente a segurança. A seguir a relação de algumas coisas fundamentais para fazer um Ecoturismo com responsabilidade:

  • Garrafinha de água;
  • Corda;
  • Protetor Solar;
  • Repelentes;
  • Lanterna;
  • Boné ou chapéu para se proteger do sol;
  • Óculos de sol;
  • Pederneira;
  • Canivete, faca de caça ou facão;
  • Capa de Chuva;
  • Kit básico de higiene;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Roupas adequadas para o local, assim como calçados apropriados;
  • Mapa.

Existem outras coisas que podem ser adicionadas aqui como bolsas de mão mas só faça uso desses itens quando for estritamente necessário, principalmente quando o ecoturismo não for algo muito radical e que necessite das duas mãos o mais livres possível.

Aprenda Sobre Ecoturismo

Aprenda Sobre Ecoturismo

Ecoturismo é um turismo de aventura que necessita de técnica e preparo tanto do corpo como da mente. Para isso, além de estar em dia com a malhação e saber usar uma corda por exemplo, é preciso entender a importância de manter o local limpo, garantir a sustentabilidade e seguir as leis do local.

Na FBV Cursos você faz o Curso Ecoturismo e fica a par de tudo o que é necessário saber para fazer Ecoturismo responsável, com segurança e apreciando toda natureza e o que ela tem a nos oferecer. Acesse já!

Ecoturismo é na FBV Cursos. Matricule-se agora e conheça todos os cursos grátis para você!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário