saúde da mulher

Maioria no Brasil e no mundo, as mulheres têm ganhado espaço em grande parte das empresas, conquistando respeito quanto a direitos fundamentais e liberdade sobre a própria vida e corpo.

Se tratando desse último ponto, as mulheres realmente ganham dos homens em interesse com a própria saúde.

Segundo pesquisa, cerca de 82,3% das mulheres buscam médicos e fazem exames com regularidade, enquanto apenas 69,4% dos homens fazem isso. 

Não é à toa que elas vivam de 7 a 10 anos a mais que eles, mas isso não é uma regra. Depois da pandemia, houve uma queda no número de exames como Papanicolau por exemplo.

Esse fator é preocupante e um problema de saúde pública, já que o exame é essencial para o rastreio do HPV e câncer do colo de útero, além de inflamações benignas. 

Além deste exame, existem outros que são fundamentais para saúde da mulher em qualquer idade e falaremos um pouco sobre eles e sua importância e combate a doenças. 

O que é saúde da mulher e por que é tão importante?

A saúde da mulher é o termo mais usado quando se refere a saúde como um todo da mulher, mas principalmente a saúde do aparelho reprodutor.

Além disso, a saúde mental e física como um todo deve ser avaliada, garantindo o bem-estar dela. 

Útero, vagina, trompas e seios, podem ser acometidos por inúmeras doenças que vão das mais simples de tratamento até as mais complexas e graves. 

Anualmente, morrem mais de 6 mil mulheres por causa do câncer de colo de útero, o quarto mais mortal entre elas, depois do câncer de reto, pulmão e mama, o mais letal no Brasil. 

O câncer de mama é o número 1 quando o assunto é mortalidade feminina. Entre a mortalidade das mulheres entre 2016 e 2020, o câncer de mama é o maior causador com 16,3% dos óbitos.

Hoje, mais de 18 milhões de casos de câncer são diagnosticados no mundo e 47% deles são entre mulheres.

Portanto, é de suma importância que a mulher busque auxílio médico tanto quando sente algo e principalmente quando não sente nada, mas previne para evitar complexidades com o Câncer e garantir tratamentos mais efetivos rapidamente.

Além dessa doença, outros males podem acometer a saúde feminina e levar a problemas graves até a morte. 

Pr isso os exames são fundamentais e no próximo tópico, falaremos dos mais essenciais para combater doenças entre as mulheres. 

Exames mais importantes para saúde da mulher que devem ser feitos sem falta

A saúde da mulher necessita de exames e cuidados específicos e que vão além do ginecológico. Confira os exames mais importantes e qual o período de realização:

  1. Exame de Papanicolau (colo de útero)

O exame de Papanicolau é um exame preventivo para o rastreio do câncer de colo de útero. 

Neste exame, o ginecologista em consultório, usa uma espátula pequena para colher uma amostra de secreção do colo do útero e manda para análise em laboratório.

Além do câncer, este exame pode detectar inflamações e infecções como candidíase, vaginose e infecções sexualmente transmissíveis IST. O exame é indicado para repetição anualmente. 

  1. Ultrassom de mamas e mamografia

Outro exame importante é a USG de mamas (ultrassom) e a mamografia. Os dois exames são distintos, mas ambos podem detectar alterações nos seios.

O ultrassom de mamas faz o rastreio de câncer dentre outras doenças e alterações mamárias. 

Com um aparelho de ultrassom, o médico analisa as imagens e observa a estrutura dos seios. O exame é rápido e indolor, e pode ser feito no mesmo dia do transvaginal. 

No exame, podem ser observados desde câncer, até cistos e nódulos de gordura como lipomas. Ele auxilia em conjunto com a mamografia, a fechar diagnósticos e definir tratamentos. 

A mamografia é um exame mais complexo, que observa alterações no tecido dos seios. Ele é mais eficaz para detectar alterações graves na mama.

O ultrassom de mamas deve ser feito anualmente a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, principalmente se tiver histórico da doença na família. 

  1. Transvaginal

O transvaginal é um exame que o médico utiliza um aparelho para observar o útero por dentro e ver trompas e estrutura do colo.

O exame pode auxiliar no rastreio de câncer e no tratamento de infecções. Deve ser feito todos os anos.

  1. Hemograma Completo

O hemograma completo é um exame de sangue e muito importante como check up para análise da saúde em geral.

Através deste exame, é possível determinar se a pessoa tem alterações no sangue, tireoide, se a glicose está nos níveis normais, se fígado e órgãos vitais estão em pleno funcionamento.

  1. Exames específicos

Outros exames que são importantes para saúde da mulher são exames de sangue e imagem gastrointestinal, exames neurológicos e nos ossos, até mesmo uma visita no dentista.

  1. Planejamento Familiar

Para as mulheres, principalmente as jovens, fazer o planejamento familiar é fundamental para garantir filhos mais saudáveis e garantir sua qualidade de vida. 

Além de todos os exames listados, para planejamento familiar, o médico pode solicitar exames hormonais para analisar se tudo está normal no organismo. 

  1. Sempre visite um ginecologista

Por fim, a visita no ginecologista é fundamental para garantir a saúde feminina. Com a pandemia, houve uma queda nos atendimentos, com menos buscas desse profissional e isso é preocupante, aumentando as chances das doenças citadas.

Tanto o câncer de colo de útero como de mamas, em estágio inicial podem ser tratados e curados completamente, por isso é vital a visita a este profissional anualmente. 

Curso Saúde da Mulher grátis e online da Unova Cursos

A saúde feminina é de grande importância para garantir as mulheres mais qualidade de vida e uma vida longa e saudável.

Médicos, enfermeiros e especialistas no assunto, necessitam conhecer sobre o assunto para oferecer os melhores atendimentos e tratamentos quando necessário.

O curso de Saúde da Mulher, dá aos jovens profissionais e estudantes, informações preciosas sobre como lidar com a saúde feminina e as orientações obrigatórias. 

Curso online e gratuito, com opção de certificado válido aceito em todo país. Impulsione sua carreira agora e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.