professores ensino online

A pandemia trouxe uma realidade para as escolas de ensino fundamental e médio, que antes não era comum: o ensino online.

O ensino online são atividades, palestras e aulas ao vivo ou gravadas a distância. Por causa do distanciamento obrigatório, foi necessária essa abordagem para que tanto professores como estudantes se mantivessem em segurança sem abrir mão das aulas.

Mas foi observado uma grande dificuldade inicial, principalmente das escolas mais conservadoras e que não exploravam tanto a educação digital.

Professores com menos familiaridade com o computador e até mesmo com celulares, tiveram muitas dificuldades na hora de dar aulas ou aplicar atividades e provas. 

Mesmo com o fim da pandemia, muitas escolas reforçaram esse tipo de educação e começaram a treinar seus docentes para oferecer um melhor ensino digital.

Com o aumento da tecnologia, é visível a necessidade de ter mais facilidade com o mundo da internet e informática.

Confira algumas dicas neste artigo, para que professores deem aulas mais dinâmicas e sem dificuldade, através do celular e computador sem dificuldades. 

Esteja aberto as novas tecnologias de ensino online

Especialistas mostram que nos próximos 5 anos, o mundo irá avançar ainda mais nas tecnologias existentes e novidades irão aparecer, obrigando a todos a aprender a lidar com cada uma delas.

Estar aberto a essas tecnologias é vital para oferecer um ensino online de qualidade, aproveitando cada recurso que tornará as aulas mais dinâmicas e fáceis de aprender. 

Mesmo que enfrente dificuldades, não negue o aprendizado ou se veja como alguém que já passou do tempo. Existem cursos livres e muitas formas de aprender tecnologia rapidamente e sem muito esforço. 

Faça testes com as tecnologias para ensino online antes das aulas

Vai dar uma aula para muitos alunos? É importante se preparar bem para isso. Além de ter o conteúdo completo, esteja em um ambiente silencioso e de preferência sem incômodos. 

Tenha um computador e celular com boa qualidade e configuração, pois quanto mais antigo, mais lento e com menos chances de bons recursos. 

Tenha mesa, cadeira e lousa ou ofereça material didático digital. Teste a luz do local, se o vídeo está com bom som e se a internet está funcionando normalmente. 

Todos esses pontos precisam ser avaliados antes de iniciar qualquer tipo de aula, pois isso evita aborrecimentos e possíveis situações constrangedoras ou imprevisíveis. 

Aproveite e aprenda com seus alunos

Para os professores mais velhos, os computadores e tecnologias em si, podem ser algo bem assustador. Por estar diante de um e tendo que preparar tudo sozinho, pode ser ainda mais aterrorizante o momento.

Aproveite e aprenda com seus alunos. Os mais jovens geralmente têm mais facilidade com as novas tecnologias e não veem dificuldade em aprender e muito menos ensinar.

Faça uma troca com eles, ensinando o que eles precisam e aprenda como usar tal recurso ou fazer um arquivo, por exemplo. Tornará as aulas mais divertidas e favoráveis para todos. 

Faça bom uso dos recursos existentes

Para criar provas e formulários, existe o Google Forms, para documentos, o Word, para mapas mentais, o Canva. 

Todos esses são programas, online ou não, que podem ser usados para facilitar seu trabalho na criação de atividades para os alunos.

São recursos digitais e em sua maioria gratuitos, que ajudam muito o professor e de fácil utilização, perfeito para garantir a qualidade de tudo o que for oferecido nas aulas. 

Tenha sempre um plano B

Mas, afinal, que plano B é importante ter? Quando o plano principal dá errado, é hora de ter outras opções para não perder o foco.

Caso a internet caia, algo comum durante as aulas na pandemia, é importante ter um bom plano de dados móveis para garantir que a aula não perca em qualidade. 

Outro bom plano B é ter 2 celulares ou um carregador por perto, caso a bateria acabe rapidamente. 

Nas aulas com crianças e adolescentes, é fundamental pensar rápido e ter todo tipo de acesso fácil aos recursos para garantir uma aula sem intercorrências. 

Tenha feedback dos seus alunos

Como tudo ainda é muito novo ou você sente muita dificuldade com toda a tecnologia, peça feedback a seus alunos. 

Pergunte a eles como estão as aulas, o que pode ser introduzido para torná-las mais dinâmicas e até peça dicas de aplicativos e programas (online ou não), para acrescentar qualidade nas aulas.

Se coloque no lugar dos seus alunos para saber qual a melhor abordagem

Você como professor, vai perceber logo que dar aula em uma sala real e virtual são coisas bem diferentes, e isso significa que as abordagens também serão.

Saber como conversar com os alunos online, o que eles gostam e os termos mais usados na web, são alguns pontos que se você estiver atento, ajudarão em todas as aulas.

Faça cursos online de informática e aperfeiçoe seus conhecimentos tecnológicos

Assim como foi dito no primeiro tópico, estar aberto as novas tecnologias não é somente estar disposto em aprender, mas efetivamente buscar esse conhecimento.

Comece com cursos online em informática, começando pelo sistema operacional, o computador e seus periféricos, passando para programas como o Office e a internet. 

Hoje em dia, é vital conhecê-los, mas muitos professores, principalmente os mais velhos, podem encontrar dificuldades e até ter desinteresse, porém, o futuro requer a necessidade em aprender e entender como funciona um computador. 

Aprenda o básico e continue buscando aprendizado, pois isso fará toda diferença tanto nas aulas como em qualquer coisa que precisar fazer no computador. 

Curso de Introdução a Educação a Distância Grátis da Unova Cursos

O termo EAD tomou um novo sentido a partir da pandemia, que só impulsionou esse mercado por conta do distanciamento.

Mas agora, que o mundo voltou quase que totalmente ao normal, é percebido o quanto a educação online é incrível e precisa ser cada vez mais explorada. 

Para você que é professor, aprenda dicas, conceitos e tudo o que é necessário para começar e se aprimorar em suas aulas online com o curso Introdução a Educação a Distância

Entenda o que é EAD, como é feita a aprendizagem a distância, as bases legais da educação virtual e ambientação digital. 

Se torne em um profissional especializado e estudo em um curso gratuito e 100% online.

Conte com opção de certificado válido e aceito em todo país. Invista em seu futuro profissional agora, matricule-se. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.