Curso Gratuito deAuxiliar de Saúde Bucal - Básico

Buscando meios de se especializar na profissão de auxiliar de saúde bucal? Com o Curso gratuito de ASB você pode se capacitar com qualidade.

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.8
(102) comentários
16.2K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

Todos os cursos gratuitos de Saúde e Bem-estar da Unova Cursos possuem certificado pago no valor de R$29,90.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você:Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN, Agente Comunitário de Saúde,Cones Terapêuticos – Mini Curso Informativo.

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso ao material de estudo e avaliação, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado de R$29,90.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no Módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Auxiliar de Saúde Bucal - Básico

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal pode contribuir para sua especialização e desenvolvimento profissional.

Veja abaixo uma aula que está disponível em nosso curso. 

Neste material, pode-se conferir qual é o objetivo do curso, seus benefícios, carga horária, dentre outros detalhes importantes para quem busca qualificação nesta área.

O curso é gratuito! A seguir, é possível conferir informações importantes a respeito desse mercado de trabalho, média salarial, o que faz, e os ramos de atuação de um Auxiliar de Saúde Bucal.

Qual é o objetivo do curso?

Primeiramente, o curso de auxiliar de saúde bucal visa proporcionar ao aluno os elementos essenciais para atingir um perfil profissional adequado e pretendido.

Tudo conforme o seu tempo para estudar, as questões são feitas a partir do conteúdo dos módulos estudados, o que facilita bastante.

De modo bastante didático, entrega os conhecimentos necessários para o início e o desenvolvimento profissional na área de Auxiliar de Saúde Bucal.

Outro objetivo do curso é auxiliar profissionais que já trabalham em clínicas e consultórios odontológicos e realizaram tarefas de um auxiliar, porém não possuem certificação nem estão regularizados perante o Conselho de Odontologia do Brasil.

O que faz um Auxiliar de Saúde Bucal?

O rol é bastante amplo, veja abaixo algumas atividades que este profissional da área pode executar:

  • Realizar primeiros socorros;
  • Auxiliar na confecção e confeccionar de próteses dentárias; 
  • Manusear, limpar e promover a manutenção e conservação de equipamentos
  • odontológicos;
  • Preparar modelos em gesso;
  • Prevenir alguns tipos de patologias bucal, dentre outras atividades.

Dito isso, o curso pode auxiliar futuros profissionais que queiram conhecer a área e se especializar posteriormente. 

Quais são os benefícios de um curso de Auxiliar de Saúde Bucal?

Devido ao avanço tecnológico, a valorização do setor e a formalização dos contratos na área da saúde desde 2020, a área odontológica tem crescido bastante e, ainda, tem potencial. 

Tal crescimento também impactou a demanda por profissionais competentes para auxiliar o dentista cirurgião em seus procedimentos, na realização de avaliações e no auxílio de modo geral, além da busca por formalizar esses profissionais. 

Essa profissão - Auxiliar de Saúde Bucal - tem ganhado espaço, seriedade e um mundo de possibilidades. Há uma elevada demanda que, daqui pra frente, tende a crescer ainda mais. Abaixo podem ser conferidos alguns dos benefícios de estudar e se tornar um Auxiliar de Saúde Bucal:

  • Mercado de trabalho escasso em mão de obra qualificada;
  • Rapidez na formação;
  • É bastante acessível com ótimo custo x benefício;
  • Promove regularização para quem já atua na área;
  • O processo é todo online, desde o estudo das aulas até as provas dos módulos (EAD).

Como dito anteriormente, a área é muito vasta e os benefícios são grandes, de forma que o profissional dificilmente não está inserido no mercado de trabalho.

Qual a carga horária do curso?

Para promover maior aproveitamento e facilitar o aprendizado, o curso é composto por videoaulas e material escrito para leitura.

Somado o tempo das videoaulas com o tempo estimado para a leitura e absorção do conteúdo, a carga horária aproximada é de 50 horas, as quais o aluno pode estudar e assistir conforme sua disponibilidade.

Quanto custa um curso de Auxiliar de Saúde Bucal?

Pelo custo normalmente elevado das universidades, diversas pessoas optam por cursos técnicos, de formação ou livres para ingressar no mercado de trabalho e, rapidamente, começam a colher os frutos de seus estudos. 

Cursos com carga horária mais curta, como cursos técnicos e de formação, normalmente são muito mais baratos comparados aos cursos superiores. Além de promover qualificação mais rápida e que preenche determinados setores no mercado de trabalho.

Os cursos livres, por sua vez, como este oferecido pela Unova, são totalmente gratuitos, o que quer dizer que o aluno não paga para assistir às aulas, se matricular ou mesmo ter acesso aos materiais disponibilizados.

A única coisa paga é o certificado, mas não é obrigatório: o aluno deverá pagar por ele apenas se quiser a comprovação de conclusão.  

O certificado serve para ser usado em editais, por exemplo, para complementar horas extracurriculares, para se destacar em promoções nas empresas, dentre outras possibilidades.

Com isso, ele pode ser apenas digital ou pode ser impresso e enviado até a casa do aluno, vide uma taxa adicional a ser paga fora o valor original. 

Qual é o mercado de trabalho para quem fez o curso?

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, se qualificar é imprescindível, principalmente em um setor de atuação que tem crescido exponencialmente como o odontológico.

O Auxiliar de Saúde Bucal pode atuar e se faz necessário em vários locais que tratam e promovem a saúde bucal: desde locais que prestam serviço emergencial até clínicas e consultórios particulares. 

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos últimos anos, houve um aumento de mais de 5% no número de contratações com registro em carteira para esse setor.

Só de Maio de 2020 para Abril de 2021 o aumento de contratações com carteira de trabalho no setor foi de mais de 70%. Veja, isso tudo em plena crise pandêmica. Abaixo está um rol de alguns locais que empregam profissionais dessa área:

  • Hospitais em geral, inclusive do SUS;
  • Enfermarias de empresas e de escolas;
  • Clínicas conveniadas e particulares;
  • Consultórios ortodônticos e odontológicos.

A título informativo, o perfil profissional mais presente nesta área é o de um profissional com 26 anos - em média. Na maioria dos casos, mulheres que trabalham 44 horas semanais em clínicas e/ou consultórios odontológicos onde se realizam procedimentos cirúrgicos.

Outras oportunidades de emprego na área

Em relação a localização, São Paulo lidera o ranking de cidades com maior índice de contratações nesta área. É também o local onde há projeção de maior número de vagas, seguido de Minas Gerais e outros estados.

Uma excelente possibilidade também são os concursos públicos para esta área. A remuneração costuma ser cerca de 20% maior do que em empresas privadas e a jornada de trabalho normalmente é menor.

Sem falar no benefício da estabilidade que atrai e gera mais tranquilidade para o profissional. 

Em contrapartida, o número de Auxiliares de Saúde Bucal no setor público é bem menor que o do setor privado, mas, com qualificação, nada impede o aluno de conseguir uma carreira estável e que pague mais.

Qual é o salário para quem trabalha na área?

Na verdade, há diversas variáveis. Além dos profissionais terem jornadas de trabalho diferentes, ainda têm os concursados e os que trabalham em empresas de grande porte. Sim, o tamanho da empresa, bem como o tempo de experiência de um Auxiliar de Saúde Bucal podem interferir diretamente no seu salário, sem contar os benefícios, gratificações etc.

Abaixo está registrado como é estabelecido o salário do Auxiliar de Saúde Bucal com base no nível de experiência do profissional:

  • Auxiliar de Saúde Bucal Nível I: até 4 anos; 
  • Nível II: de 4 a 6 anos;
  • Nível III: acima de 6 anos.

Os valores salariais de um nível para o outro variam de 10% a 15% em média. Já o piso salarial de 2021 para o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal é - em média - R$1.202,14 com uma jornada de 43 horas trabalhadas semanalmente.

Tal valor é estabelecido em acordo, dissídio ou convenção coletiva dos Técnicos de odontologia conforme o sindicato da categoria.

Outro dado importante a ser mencionado, é o salário do profissional PCD - Pessoas Com Deficiência. De acordo com os salários de vários Técnicos de odontologia PCDs, a média de salário no Brasil fica em torno de R$1327,08 conforme uma jornada semanal de 43 horas.

Conteúdo Programático

  • Introdução

  • Ética Profissional

  • Anatomia da cavidade bucal e dental

  • Placa bacteriana cárie dentária e doença periodontal

  • Materiais Odontológicos

  • Instrumentais Odontológicos

  • Equipamentos Odontológicos

  • Medidas de Biossegurança

  • Desenvolvimento de ações de promoção de saúde bucal

Patrícia Franklin
Patrícia Franklin
Objetivo e bem explicativo!
Miriam dos Santos
Miriam dos Santos
O curso é básico, rápido, porém, com explanação detalhada sem rodeios e enfeites. Para iniciantes na função é excelente.
Paulo HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Paulo HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Foi muito bom e muito gratificante.
Viviane Carla Ribeiro
Viviane Carla Ribeiro
Gostei muito, clareza na explicação proporcionando fácil compreensão
Lais Rejane da Conceicao Silva
Lais Rejane da Conceicao Silva
Amei o curso espero q meu certificado chegue para q minha felicidade seja completa aproveitei bastante o conteudo obrigada
Laizinha Cristina
Laizinha Cristina
Ótimo
Faby Matos
Faby Matos
parabens o curso da uma exelente noçao
Elaine Joana de Sousa
Elaine Joana de Sousa
Embora eu não tenha muito conhecimento nessa área, sob o meu ponto de vista, achei muito bom, é uma pena ser tão breve.
Maria Iolanda de lima sales Wanderley
Maria Iolanda de lima sales Wanderley
Ótimo curso recomendo a todos
Juliana dias de souza laia
Juliana dias de souza laia
Ótima oportunidade
Marlei gomes
Marlei gomes
muito bom ,bem explicativo facil aprendizado. muito interessante
Fabiana  Novaes Barbosa
Fabiana Novaes Barbosa
Estou amando o curso!
Leticia de Sousa Oliveira
Leticia de Sousa Oliveira
Gostei muito do curso,básico mas completo indico muito.
Lele Gerim
Lele Gerim
Nota 10, vale muito a pena!!
Josiane Nogueira de Almeida
Josiane Nogueira de Almeida
Muito bom
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.