Photoshop para criar peças incríveis

O profissional de redes sociais, mais conhecido como Social Media, tem a função de gerir plataformas de redes de empresas ou pessoas públicas, com o objetivo de informar com conteúdo relevante e influente, aumentando clientes para o negócio.

Este é um mercado que vem crescendo muito, conforme as redes sociais avançam. Hoje, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, com mais de 171 milhões de redes ativas. 

O trabalho deste profissional é de criar planejamentos, produção de conteúdo e relatórios. Além disso, pode trabalhar com SAC, comunicação entre outras.

Para criação do conteúdo, como artes para redes sociais, o Photoshop, é um software que pode auxiliar muito para qualidade profissional. 

Confira como o Photoshop básico pode ajudar o social media a criar peças mais profissionais e engajar com qualidade. 

O que é Social Media?

O Social Media ou gestor de redes sociais, é o profissional responsável por gerir as redes sociais de clientes e influenciadores. 

Ele deve criar o conteúdo que será veiculado, seja a arte, texto ou os dois. Além disso, deve gerenciar os horários para cada publicação, organizar os posts e fazer agendamentos. 

Este profissional deve criar estratégias para viralizar e garantir o crescimento de páginas e conteúdos em redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok.

O profissional deve garantir que as redes estejam sempre atualizadas, que os links apontem para os sites e Landing Pages certas e pode gerir a venda de produtos e serviços.

Para se ter uma ideia do poder das redes sociais, confira algumas estatísticas:

  • O Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de pessoas conectadas as redes sociais e somos o primeiro na América Latina;
  • O Facebook continua sendo a maior rede social com quase 3 bilhões de usuários;
  • 47% das pessoas que usam as redes, dizem se conectar principalmente com familiares e amigos;
  • A maioria das pessoas que utilizam as mídias sociais são mulheres;
  • As redes têm crescimento anual médio de 4.2%.

Vemos o quanto é importante estar ativo nas redes sociais atualmente e como seu conteúdo vai além de apenas artes ou textos.

Por isso, é vital dominar a profissão para utilizar esses recursos e atingir mais pessoas, conquistando o nicho do mercado dos clientes. 

E o Photoshop? Qual a importância desse software para Social Media?

Criado no fim da década de 1980, o Photoshop é um dos softwares mais poderosos da Adobe, empresa que é dona de grande parte dos programas de edição de imagens e vídeo do mundo.

Fotos com cores mais vivas, efeitos especiais mais realistas e tratamento de imagem profissionais, são alguns dos recursos que esse programa possui. 

Atualmente, o mercado da fotografia e publicidade são os grandes usuários desse software, mas ele tem se tornado cada vez mais utilizado por outros setores, como o da arquitetura, jornalismo e do marketing digital.

Hoje, o Photoshop é constantemente atualizado, com recursos novos e ferramentas para facilitar o trabalho. 

O programa é pago e precisa ser adquirido com uma suíte de outros softwares da Adobe, que geralmente integram um conjunto de ferramentas para uma infinidade de usos. 

O profissional de Social Media, se beneficia e muito com as artes criadas no programa, já que pode tornar peças simples em grandes artes profissionais para seus clientes.

O mercado atual está em busca de profissionais que saibam como dominar essas ferramentas e programas e a seguir, algumas dicas para criar artes no Photoshop e se destacar no mercado. 

Dicas para criar artes com Photoshop

  1. Como colocar sombras em pessoas e objetos

O Photoshop é perfeito para criação de sombras. As sombras em objetos e pessoas tornam as imagens mais realistas e até em 3D, dependendo do estilo da arte. 

Para isso, é preciso definir a sombra ideal. Você pode definir a sombra ideal nos filtros ou mesmo em jogo de camadas. 

Você pode, inclusive, criar sombras! Para isso, com a elipse ativada, desenhe logo abaixo de um objeto e ajuste a distância e posicionamento e por fim, desfoque até o limite desejado. Pode-se diminuir a transparência para torná-la mais real. 

  1. Cuidado para não “pesar” a mão

Na hora de definir cores e detalhes, ou mesmo usar filtros, cuidado com o excesso de informações na imagem.

Alguns tratamentos quando vão além, podem tornar a imagem artificial demais. O intuito é sempre deixar tudo o mais simples, natural e verdadeiro possível. 

  1. Remova ruídos nas imagens

Granulados, reflexos e borrões podem acabar com uma imagem, seja que esses ruídos já estejam na imagem ou acabaram aparecendo ao longo do tratamento. 

Para retirá-los, como os granulados, por exemplo, é só ir em Matting e acessar o menu layer e os recursos para remover a granulação. 

Os borrões podem ser retirados com o Blur. Já os reflexos, com auxílio do filtro da câmera raw. 

  1. Quando é hora de usar outros softwares

Os programas da Adobe são perfeitos para te auxiliar em conjunto com o Photoshop. Basicamente, ao usar um, sempre terá acesso a outros como Illustrator, InDesign e Lightroom. 

Para fotógrafos e profissionais de outras áreas, é fundamental ter essa suíte de recursos, o que facilitará na hora de editar e criar coisas novas. 

  1. Nunca deixe de estudar sobre Photoshop e outros software de edição 

O Photoshop é um programa mágico, que sempre possui novidades e um coelho na cartola para te auxiliar. 

Para ser um bom Social Media, é vital conhecer como usar esse software e por isso, é preciso estar sempre em constante aprendizado no mundo do design em social media.

Curso de Photoshop para Social Media grátis e online da Unova Cursos

O Photoshop é perfeito para tratar imagens, criar ambientes lindos e modernos, além de criar peças para redes sociais. 

Com o curso Photoshop para Social Media, aprenda como conquistar clientes e pessoas com conteúdo de qualidade e artes incríveis.

Curso gratuito e online, feito para pessoas que desejam iniciar uma nova profissão ou atualizar seus conhecimentos.

Curso com opção de certificado válido e aceito em todo país em concursos públicos e processos seletivos. 

Aprenda com o melhor conteúdo EAD, plataforma moderna e recursos em vídeo. Estude de onde quiser e invista em você. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.