monografia e TCC

Uma monografia pode corresponder a um trabalho de conclusão de curso (TCC), mas um TCC é diferente de uma monografia. Confuso, não é? Confira como os dois termos são dois conceitos diferentes e verifique as características principais de um e de outro.

Se precisar de um TCC urgente, por exemplo, deve antes demais saber o que a instituição de ensino delimitou como trabalho de conclusão de curso. Tratando, como o nome indica, de um trabalho acadêmico usado para conclusão do curso de graduação ou de pós-graduação, a elaboração de um TCC obedece a vários requisitos e difere, em função do curso ou da instituição de ensino.

O que é uma monografia?

Uma monografia é um trabalho acadêmico  sobre um determinado tema, com o objetivo de investigar, estudar e aprofundar as especificidades desse tema. A monografia pode ser usada como trabalho de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. 

Com pesquisa, análise de informação, desenvolvimento de argumentos e apresentação de modo organizado e claro, a monografia é usada para avaliação das capacidades do aluno. 

Uma monografia tem sempre um tema específico, ao passo que um trabalho de conclusão de curso pode abranger vários temas e unidades.

As principais características de uma monografia

Vamos analisar, em detalhe, algumas das características chave de uma monografia:

  1. A especificidade do tema: como já mencionado, uma monografia versa um tema específico.
  2. O trabalho de pesquisa: por forma a desenvolver o tema, o aluno deve realizar uma pesquisa original sobre o tema.
  3. A estrutura: Uma monografia obedece a orientações específicas do curso e as normas acadêmicas estabelecidas pela instituição. Ainda assim, alguns elementos são quase sempre mandatórios em uma monografia:
    1. Pré-texto, como dedicatória, agradecimentos e resumo
    2. Introdução;
    3. Revisão 
    4. Metodologia
    5. Resultados
    6. Discussão
    7. Conclusão
    8. Pós-texto, como referências, obras consultadas, anexos ou glossário.
  4. A linguagem formal: verificar se se aplicam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no contexto acadêmico brasileiro e usar um estilo de escrita formal.
  5. O pós-texto: uma boa monografia deve apresentar citações, referências, obras e outros trabalhos relevantes para a sua elaboração
  6. A contribuição: uma monografia deve aportar valor acrescentado ao tema, seja através de novas ideias, interpretações inovadoras ou análises originais.

É claro que as características de uma monografia estão associadas à instituição de ensino e ao curso, por isso, é sempre importante rever este ponto, antes de avançar com a realização ou compra da monografia.

Não é o mesmo apresentar uma monografia sobre transtorno alimentar, para um curso de psicologia, ou sobre ambiente de trabalho, em um curso de psicologia organizacional. Ainda que a ciência base seja igual, os conceitos e temas são diferentes. É importante saber quais as normas acadêmicas ditadas pela instituição, para apresentar um trabalho segundo as normas, que seja relevante para o tema específico.

É importante sublinhar que as tendências em educação estão sempre em evolução e o estudante deve estar atento a isso.

O que é um TCC?

Por seu lado, o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, deixa pouca margem para dúvidas. Como o nome indica, é um trabalho acadêmico que deve ser apresentado no final de um curso de graduação ou pós-graduação.

O principal objetivo do TCC é sintetizar e aplicar conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. É importante mencionar que este trabalho é mandatório para a obtenção do diploma.

As principais características de um TCC

Vamos conferir algumas das características principais de um TCC, de forma a poder comparar com as características mencionadas para uma monografia. Portanto:

  1. O tema: um TCC tem como finalidade principal demonstrar que o estudante atingiu os objetivos educacionais do curso e está apto a aplicar os conhecimentos adquiridos. Não existe um tema específico e pode ser um trabalho abrangente. O aluno pode, em alguns casos, ter a liberdade de escolher os temas que quer aprofundar.
  2. O trabalho de pesquisa: pesquisa e síntese de informação são essenciais para a realização de um TCC.
  3. A estrutura: Um TCC obedece a uma estrutura formal, segundo as normas padrão ou normas da instituição. O aluno deve verificar, junto da instituição, a observância de determinada estrutura específica. Ainda assim, elementos como introdução, desenvolvimento, conclusão e referências são, por norma, mandatórios.
  4. A apresentação: O TCC pode ser apresentado em uma defesa oral do trabalho
  5. A avaliação: a qualidade do TCC é avaliada, com vista à obtenção do Diploma de Curso.

Uma vez mais, e tal como acontece com a monografia, o TCC pode ter normas específicas, em função da instituição de ensino. O TCC pode ser apresentado em forma de monografia, como um projeto experimental ou como um projeto prático. Seja qual for o formato, o estudante deve sempre rever, junto da instituição de ensino, a existência de diretrizes a seguir para a elaboração do trabalho.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.