O que é JavaScript: O guia completo com o que precisa saber

As oportunidades de emprego para programadores têm aumentado muito, inclusive fora do Brasil, e se você tem interesse em começar na área ou se aprimorar profissionalmente, conhecer o que é JavaScript é uma forma promissora de iniciar a carreira.

Essa linguagem de programação já é bem antiga, porém muito eficiente no que se propõe a fazer e tem sido responsável por vários atributos de grandes sites, como validação de campos, criação de menus, páginas responsivas e muito mais.

Aproveite nosso guia para entender o que é JavaScript, como funciona e principalmente, como agregar essa qualificação no seu currículo para ir em busca de novas oportunidades nessa área que não para de crescer.

Boa leitura.

O que é e para que serve o JavaScript?

JavaScript é uma das linguagens de programação que foram desenvolvidas para facilitar a criação de páginas web que precisam conter itens mais complexos, focados na interface visual.

Então, é uma maneira de programar e desenvolver websites que permite ao desenvolvedor uma dinâmica maior nos elementos apresentados e pode ajudar muito a melhorar a experiência do usuário dentro de um site.

Pode ser aplicado em todo tipo de construção de páginas, tanto para apresentar conteúdo estático como textos e imagens, quanto para elementos dinâmicos, como slides, vídeos, funcionamento de botões, menus e etc…

, O que é JavaScript: O guia completo com o que precisa saber

Como o JavaScript funciona?

A linguagem de código feita utilizando JavaScript gera uma sequência de códigos que podem ser agregados diretamente a uma página de um site ou até de forma externa através do upload de um arquivo com a extensão .js.

O funcionamento desses códigos funcionam se aproveitando da capacidade de processamento do computador do usuário, baixando um script na máquina para que ele possa visualizar os elementos em um site.

Isso faz com que as páginas consomem bem menos banda, o que permite um gasto menor com hospedagem sem que se perca a eficiência das ações do usuário dentro de um site, por isso o JavaScript é uma das linguagens de programação mais utilizadas para construção de sites até hoje, mesmo com novas tecnologias surgindo.

Qual a importância do JavaScript em um projeto web?

Construir um website utilizando elementos que rodam em JavaScript privilegia o desempenho, pois como falamos, ele se aproveita do poder de processamento da máquina do usuário e não da hospedagem do site.

Ter um site mais leve é muito importante para ser competitivo, pois o próprio Google vai premiar as páginas otimizadas mostrando-as no topo das buscas e isso é um diferencial que muitas empresas buscam.

Mas é importante entender também que não dá para exagerar no uso do JavaScript, afinal, ele utiliza o processamento do dispositivo, só que se for muito pesado pode demorar para carregar, principalmente se a pessoa está acessando pelo celular.

O JavaScript deixa o site dinâmico e pode entregar uma ótima experiência ao usuário, desde que implementado do jeito adequado para cada projeto.

, O que é JavaScript: O guia completo com o que precisa saber

Qual a diferença entre Java e JavaScript?

Ambos são formas de se programar aplicações e em dados momentos realmente se confundem, mas na prática é possível observar diferenças fundamentais entre o Java e o JavaScript.

Apesar dos nomes semelhantes, que é o que causa confusão, JavaScript é uma linguagem de programação que foi desenvolvida pela empresa Netscape, enquanto o Java é uma plataforma usada no desenvolvimento de aplicações.

No seu computador mesmo, devem ter alguns softwares que operam utilizando o Java, porém, o código JavaScript é utilizado apenas em browser, por isso é encontrado na esmagadora maioria dos websites, desde páginas corporativas até redes sociais famosas.

Em resumo, o Java cria programas e aplicativos para serem utilizados nas máquinas ou em um navegador, enquanto o JavaScript é um código que roda apenas em websites. Além disso, o JavaScript funciona totalmente em texto, enquanto os códigos em Java precisam ser compilados para funcionar.

, O que é JavaScript: O guia completo com o que precisa saber

Mercado de trabalho para desenvolvimento web

Dados levantados pela empresa Catho, apontaram que no ano de 2020 houve um crescimento de quase 180% na busca por profissionais do desenvolvimento web, principalmente porque muitas empresas precisaram se adequar ao trabalho home office.

Isso expandiu o mercado ao ponto que hoje, profissionais brasileiros tem sido contratados por empresas de fora e podendo trabalhar remotamente de suas casas.

A ascensão das start-ups também contribuiu para o surgimento de muitas vagas para desenvolvedores que trabalham com várias linguagens de programação, incluindo o JavaScript que mencionamos.

O mercado de trabalho permanece aquecido e a tendência é que aumente nos próximos anos, por isso é fundamental estar preparado para poder agarrar essas vagas que sem dúvidas vão aumentar.

Comece aprendendo JavaScript que já terá uma boa vantagem nessa corrida.

Como aprender JavaScript?

Se você acha que aprender JavaScript é complicado ou até que é coisa para os mais novos, está redondamente enganado, pois essa linguagem de programação é uma das mais amigáveis para quem quer começar no mundo do desenvolvimento web.

Existem muitos programadores que mandam bem na programação com JavaScript mesmo sendo autodidatas, porém, se você deseja realmente aproveitar as oportunidades do mercado, precisa de uma qualificação comprovada.

Por isso, nossa dica é aproveitar e fazer o curso gratuito de JavaScript da Unova, que você pode fazer sem sair de casa e aprender tudo sobre esse assunto.

Nosso curso é ideal para quem quer ter o primeiro contato com o desenvolvimento web e você aprende os principais conceitos para começar a programar com JavaScript.

Matricule-se e qualifique-se para aproveitar as oportunidades desse mercado que não para de crescer.

Conclusão

Para aproveitar as oportunidades do mercado da programação, saber o que é JavaScript é fundamental, mas para se diferenciar é preciso se qualificar.Na Unova Cursos, temos uma formação completa em JavaScript para iniciantes para você dar os primeiros passos na sua carreira de desenvolvedor web e conquistar vagas incríveis tanto no Brasil quanto no exterior, tudo isso sem precisar sair de casa.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.