Gestão de Compras: Entenda o que é, os princípios e importância

Praticamente todo mundo gosta de ir às compras, não é mesmo? Mas no mundo corporativo, comprar é algo muito mais sério e importante.

O orçamento é definido baseado no planejamento, por isso a gestão de compras é uma parte importantíssima para as empresas e deve ser feita com estratégia assertiva para evitar gastos desnecessários.

Então, vem com a gente para entender como funciona esse cargo na prática e também como se qualificar para exercer essa função.

Boa leitura.

O que é a gestão de compras?

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Gestão de compras é todo o planejamento e organização para aquisição de insumos utilizados na operação de uma empresa.

Sua função é vital para que os setores funcionem de forma plena e que não faltem materiais senão a produção para.

A pior estratégia para uma empresa é deixar para comprar algum insumo apenas quando o mesmo acaba, por uma série de motivos que abordaremos a seguir.

Qual o objetivo da gestão de compras?

Toda empresa vai depender de materiais e equipamentos para funcionar. Alguns são adquiridos uma única vez, como maquinários, computadores e afins, outros precisam de compras recorrentes.

O objetivo da gestão de compra é ter tudo isso dentro de um planejamento organizado para que nunca faltem insumos para a execução dos trabalhos e outras atividades.

Afinal, o cafezinho dos funcionários por exemplo, também entra no planejamento do gestor de compras.

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Quais os princípios básicos para a gestão de compras?

Algumas atividades são a base de uma gestão de compra eficiente e devem ser executadas com maestria para que a operação funcione como eficiência;

A primeira etapa é planejar as aquisições, sempre considerando especificações, qualidade, quantidade e tempo de entrega.

Isso feito, é hora de encontrar bons fornecedores, e em geral, o bom gestor de compra tem o contato de mais de um para cada serviço ou produto.

Afinal, sua empresa não pode ficar na mão de um único fornecedor, pois em caso de indisponibilidade, sua operação para ou terá que achar um substituto às pressas que vai acabar cobrando mais caro.

Outra competência do gestor de compras é saber negociar bem, principalmente em compras recorrentes, é possível conseguir acordos com preços mais atrativos ou até condições de compra especiais.

É de responsabilidade da gestão fazer cuidar da emissão de todos os pedidos de compra e manter registro das negociações e cotações, sempre pensando em reformular o planejamento.

Dentro de um bom plano de gestão, deve constar também o destino das aquisições, pois essa organização é fundamental para o controle do estoque.

Principalmente para empresas que lidam com perecíveis, saber exatamente quando um produto entrou no estoque é importantíssimo.

Além dos custos envolvidos na compra em si, é da função fazer o cálculo dos custos ao redor dos produtos, como despesa de armazenagem e depreciação deles.

Por fim, as duas últimas atribuições básicas da gestão de compra são: ter uma estratégia para manter um fluxo contínuo dos suprimentos, principalmente dos prioritários, ou seja, que impactam diretamente a produção e fazer um checklist.

Ao final de tudo, o gestor deve fazer o checklist de recebimento das mercadorias para garantir que não faltou nada e também gerar relatórios para que possa acompanhar os custos envolvidos.

O que faz um profissional de gestão de compras?

Basicamente, o gestor de compras faz tudo aquilo que citamos acima, porém, não faz sozinho.

É importante que a empresa tenha um setor de compras, com profissionais que farão a busca ativa pelos suprimentos, entrando em contato com os fornecedores.

Ao gestor, cabe oferecer aos funcionários, um processo bem definido e organizado para que saibam quais as tarefas a serem executadas e também a ordem de execução.

Gerenciar a equipe, mas também ter o controle dos números para otimizar os custos e evitar gastos desnecessários.

Competências e habilidade que um gestor de compras precisa ter

Além de saber todos os processos mencionados, um bom gestor de compras deve ter uma habilidade de negociação para extrair dos fornecedores as melhores condições para compra dos insumos.

O profissional também precisa trabalhar com foco na economia, mas sem abrir mão da qualidade, e na prática, isso consiste em buscar os melhores produtos pelos menores preços e condições.

Tudo isso dentro de uma ética profissional, pois estará lidando diretamente com fornecedores que serão parceiros vitais para o funcionamento da empresa.

Por fim, o gestor precisa pautar o seu trabalho e sua equipe em cima de metas mensuráveis e métricas de desempenho, afinal é um setor que precisa ser muito eficiente para não impactar negativamente no orçamento.

A experiência é fundamental para adquirir essas competências, no entanto, hoje já é possível se profissionalizar para ocupar o cargo.

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Por que investir em um curso de gestão de compras?

Hoje em dia o mercado de trabalho busca alta performance, então não dá para ter mais um gestor de compra que se baseie em achismos, é preciso um profissional que conheça técnicas e tenha metodologia.

Para isso, um curso profissionalizante na área é a melhor forma de se especializar no assunto, aprendendo técnicas eficientes para gerir um setor de compras e obter sucesso.

Além do que já citamos, outros pontos mais específicos influenciam muito no valor das compras, como carga tributária por exemplo, por isso o bom gestor precisa dominar várias áreas.

Portanto, buscar um curso de gestão de compras completo, é o melhor jeito de conquistar uma vaga no setor.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova oferece cursos gratuitos e online para formar gestores de compra, com metodologia eficiente para que você saia com capacidade completa para atuar na área.

Todos os nossos cursos são desenvolvidos para que o aluno possa estudar sozinho, de onde estiver e ainda tem avaliações para testar seus aprendizados.

Não perca tempo e matricule-se no curso de gestão de compras da Unova, é gratuito, completo e vai te deixar pronto para encarar o mercado.

Conclusão

A gestão de compras é uma função importantíssima para as empresas de qualquer tamanho, pois tem impacto direto no dia a dia da operação.

Por isso, cada vez mais o mercado tem buscado profissionais capacitados para atuar, então, fazer um curso para virar  gestor de compras, poderá abrir muitas portas de emprego para você.Aproveite o curso gratuito da Unova, e adquira esse novo conhecimento para sua carreira.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

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