gestão de vendas o que é

Toda empresa precisa vender para sobreviver, não tem jeito, por isso, uma gestão de vendas eficiente é fundamental para a longevidade e saúde financeira de qualquer negócio.

No início, essa função pode ser feita pelo dono da empresa, mas à medida que a operação vai crescendo, é necessário contratar um profissional especializado para isso, no caso, o gestor de vendas.

E acredite, as oportunidades nessa área nunca param de crescer, pois as vendas são o oxigênio de qualquer negócio, por isso, se especializar nessa área é se preparar para a possibilidade de construir uma carreira promissora.

Portanto, vem com a gente para entender como se qualificar em gestão de vendas para aproveitar as oportunidades do mercado.

Boa leitura.

O que é gestão de vendas?

A gestão de venda é toda a construção de uma força de vendas eficiente, que executa operações em sequência, aliadas a técnicas de vendas que vão fazer com que a empresa possa atingir as metas estipuladas para organizar um caixa e até pensar em crescimento.

O processo em si passa pela formação de uma equipe de vendedores especializada ou que ao menos possa ser devidamente treinada para cumprir as metas necessárias.

Essa formação de equipe é uma etapa importante para a gestão de vendas, pois é preciso entender bem o perfil dos contratados para compor uma força de vendas totalmente eficiente.

E todas essas etapas do processo, precisam ser coordenadas e implementadas por um profissional que é o gestor de vendas.

gestão de vendas equipe

O que um gestor de vendas faz?

Na figura do gestor de vendas se concentram todas as tarefas necessárias para a criação e desenvolvimento de uma equipe de vendas, bem como a gestão desses funcionários da forma mais adequada.

É necessário que o gestor conheça as técnicas de vendas e saiba exatamente como funcionam os processos da empresa para poder ensinar e cobrar de cada vendedor o desempenho correto das funções.

Também cabe ao gestor de vendas monitorar os processos para poder implementar melhorias e fazer correções pontuais para otimizar o processo de vendas.

Outro ponto importante para atuação de um gestor de vendas é entender os números e dados das vendas para ajustar as metas para que fiquem de acordo com a capacidade da sua equipe e também atendam as necessidades financeiras da empresa.

Como é o mercado de trabalho na área de gestão de vendas ?

Esse é um dos mercados de trabalho onde nunca faltam oportunidades, pois como já mencionamos, as vendas são vitais para qualquer empresa, independente do ramo.

Mesmo com o crescimento do mercado digital, a necessidade de um gestor de vendas continua sendo imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, afinal, até um e-commerce precisa ser planejado utilizando técnicas de vendas.

Vale ressaltar que essa profissão muitas vezes pode aparecer com outros nomes, como Gestor Comercial, Diretor Comercial, Diretor de Vendas e afins, mas na prática é basicamente a mesma atuação que é garantir uma estrutura de vendas funcional e otimizada para cumprir as metas estipuladas pela empresa.

gestão de vendas habilidades

Habilidades e competências importantes em um gestor de vendas

Não necessariamente um gestor de vendas precisa ser um exímio vendedor, mas ter experiência prática com vendas é um requisito muito valorizado pelos recrutadores.

Porém na atuação do dia a dia, não basta ser bom vendedor, é preciso ser um ótimo líder, pois a gestão de vendas é cuidar para que a equipe toda consiga ser eficiente e coesa.

Uma habilidade importante para o gestor de vendas é fazer treinamentos constantes, pois à medida que a tecnologia vai avançando novas técnicas vão surgindo e as tradicionais vão sendo aprimoradas, por isso é fundamental para gestão estar atualizada com as novidades. 

Ainda nessa linha, cabe ao gestor disponibilizar treinamentos também para sua equipe, tanto para formação de novos vendedores quanto para aprimorar aqueles que já trabalham há algum tempo.

O cenário ideal é que o gestor de vendas consiga formar líderes e não apenas vendedores.

Como ser um gestor de vendas?

Para trabalhar com gestão de vendas é preciso ter as habilidades que citamos acima, mas além disso é preciso ter um certo conhecimento técnico para poder gerir e organizar também as documentações.

Os dados das vendas são fundamentais para entender como está o mercado e principalmente como está o desempenho da sua equipe e o que você pode fazer para alavancar os seus números.

Por isso que deixamos claro que não basta ser um ótimo vendedor para trabalhar na gestão de vendas, é necessário ser um profissional completo, inclusive com formação específica na área.

Nem todo bom vendedor será um bom gestor e nem todo gestor saberá vender, por isso, na gestão de vendas é preciso unir o melhor dos dois mundos.

gestão de vendas tecnologia

– Curso de gestão de vendas na Unova Cursos  

A Unova Cursos oferece uma formação gratuita e online em Gestão de Vendas para que você possa se qualificar nessa área que nunca para de ter oportunidades de emprego.

Nossa metodologia traz tudo que você precisa para dar início na sua carreira na gestão de vendas, e mesmo que você não tenha experiência prévia com vendas, nosso curso vai te dar as bases necessárias para atender os requisitos da função.

Faça sua matrícula e aproveite para começar a sua carreira na Gestão de Vendas de forma 100% gratuita e totalmente online para que você possa estudar em casa e ainda possa ter um certificado.

Conclusão

A gestão de vendas é cada vez mais fundamental para as empresas e não fica restrita mais apenas as multinacionais, pois empresas médias já sabem o quanto a figura de um gestor eficiente impactam no faturamento.

O mercado está cheio de oportunidades para atuar nessa área, e quem tem a qualificação necessária para exercer essa função vai sair na frente na hora de disputar uma vaga.

Aproveite essa chance e faça já o curso de Gestão de Vendas totalmente gratuito e online da Unova.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário