auditor contábil nas empresas

Por conta do avanço de programas de compliance e fiscalização digital de documentos e informações, o cargo de auditor contábil se torna cada vez mais necessário dentro de qualquer empresa.

O auditor contábil, por ser um profissional da contabilidade, possui diversas responsabilidades de suma importância para qualquer organização.

Ao lidar com a fiscalização e análise de diversos documentos, garante que a empresa está cumprindo todos os seus deveres.

Se você tem interesse por essa área de atuação profissional e deseja entender quais são os caminhos para se tornar um auditor contábil, confira o artigo a seguir:

O que faz o auditor contábil?

O auditor contábil é o profissional que atua na área de contabilidade e tem como principal responsabilidade conferir e analisar documentos e processos contábeis de uma empresa.

Ou seja, tem como função no dia a dia fazer a auditoria de dados de livros contábeis, contas, extratos, demonstrativos, balanços e quaisquer números de todos os documentos e processos da organização.

Para isso, o auditor contábil pode utilizar diversos programas e ferramentas que agilizam o dia a dia e reduzem a burocracia.

Como se tornar um áudio contábil?

auditor contábil quem pode ser

Para se tornar um auditor contábil, o interessado deve cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é a graduação como bacharel em Ciências Contábeis. Confira os outros critérios necessários:

  • Ter aprovação e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região onde deseja atuar como auditor contábil;
  • Ser aprovado em um exame de qualificação técnica, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A aprovação garante o ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Além dessas duas aprovações, o profissional deve orientar sua carreira para a área de auditoria.

O auditor contábil pode escolher empresas do mercado de capitais, instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil e entidades que possuem supervisão da Superintendência de Seguros Privados.

Fora esses requisitos, podemos citar também que um dos fatores para se destacar como auditor é se manter sempre atualizado sobre tendências de mercado, mudanças na legislação e o surgimento de novas tecnologias.

Quem pode ser um auditor contábil?

Além da formação em ciências contábeis e do registro no CRC, também existem algumas características comportamentais que fazem o perfil de um bom auditor contábil.

Para ingressar nessa profissão, é interessante que a pessoa interessada tenha um perfil analista, seja organizado, crítico, metódico e focado.

Também é fundamental que o auditor contábil se preocupe com atualizações constantes, seja atento aos detalhes e tenha um compromisso com sua profissão, além da ética e honestidade.

Por que se tornar um auditor contábil?

auditor contábil requisitos

Cada profissional pode enxergar na área de auditoria contábil uma motivação diferente. Mas de modo geral, podemos citar vários fatores que tornam essa área uma carreira promissora.

O primeiro ponto é que existem diversas possibilidades de atuação. 

O auditor contábil pode trabalhar em empresas do setor privado e público, por exemplo, além de empresas que negociam na Bolsa de Valores ou desejam ingressar, já que precisam de uma auditoria prévia.

Outras opções de empresas são as instituições financeiras, sociedades sem fins lucrativos, planos de saúde e várias outras.

Um caminho também bastante comum entre os profissionais da área é o trabalho em empresas de auditoria. 

Nesses casos, é possível trilhar uma carreira nessas organizações desde a especialização em contabilidade, fazendo estágios e programas de trainee, até um dia se tornar um sócio ou migrar para seu próprio empreendimento, por exemplo.

Profissionais mais experientes da área, com anos de carreira, podem também se tornar consultores, atuando de forma independente para diversas empresas.

Como é o mercado de atuação na auditoria contábil

O auditor contábil é um profissional muito importante dentro das empresas, por isso, se você é um profissional qualificado e está sempre em busca de atualizações e especializações na área, essa área pode ser de muito sucesso.

Se pensarmos na visão das empresas e a concorrência grande entre elas, podemos citar que a vantagem está em se destacar nos detalhes, evitando falhas tanto em processos internos como na relação com clientes, fornecedores e demais relações de negócio.

Por isso, a auditoria é uma necessidade, pois o auditor contábil é um profissional chave para atestar a qualidade, eficiência e transparência de uma empresa, mostrando que ela cumpre tanto os princípios éticos como legais que deve seguir.

Dessa forma, o auditor contábil consegue espaço em grandes corporações, tanto para trabalhar com auditoria interna ou para empresas especializadas em auditoria externa.

Além do mercado disponível para auditor contábil em empresas privadas, esse profissional também pode atuar no setor público.

Em relação ao financeiro, segundo o site Vagas, a média salarial de um auditor contábil está entre R$3.100,00 a R$3.500,00, podendo variar para mais ou para menos de acordo com o tipo de empresa, experiência profissional e especializações de cada profissional.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

A Unova Cursos conta com opções de especializações para profissionais da área de Ciências Contábeis, incluindo o curso de auditoria contábil.

O curso de Auditoria Contábil Gratuito da Unova conta com uma carga horária de 35 horas abrangendo tudo sobre o ramo de auditoria e os conceitos envolvidos na área.

Assim como todos os outros cursos de Contabilidade e Finanças da Unova, esse curso também conta com certificado.

Clique e saiba mais sobre  como funciona o curso e comece agora mesmo a se especializar na área.

Conclusão

Por ser uma área em constante expansão, a auditoria contábil é um setor, assim como outros, que precisa cada vez mais de profissionais qualificados. 

Por isso, se você possui formação em Ciências Contábeis ou tem interesse na área, vale a pena considerar esse segmento.

Agora que você já sabe como se tornar um auditor contábil, confira também nosso artigo sobre como funciona o ramo da contabilidade e como se tornar um profissional de destaque.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário