Entrevista de Emprego: O guia completo com dicas e informações

Um momento que deixa muita gente com os nervos à flor da pele, especialmente na primeira vez, é a entrevista de emprego. É a hora de colocar na mesa os seus conhecimentos e habilidades e impressionar o contratante para, assim, conseguir a vaga.

Mas como agir? O que vestir? Como falar? Essas são dúvidas que surgem e que podem ajudar você a se preparar, afinal, a entrevista é uma das etapas mais importantes na jornada em busca de trabalho.

Neste artigo nós vamos trazer um panorama dos principais pontos que exigem a sua atenção. Pronto? Vamos lá!

Leia também: Como Estudar Para Concurso Público: Saiba como começar!

Como conseguir uma entrevista de emprego?

A busca por emprego pode ser extremamente desgastante. Falta de convocação para entrevistas, falta de retorno por parte dos responsáveis pelo recrutamento e seleção. Todos esses fatores podem abalar a saúde emocional de quem busca se alocar no mercado.

Mas por mais complicado que seja, algumas dicas podem ajudar na hora de conseguir uma entrevista de emprego e nós selecionamos algumas delas. Veja abaixo!

  1. Procure sempre por vagas mais novas: dê preferência às publicadas há menos de três dias. Depois desse período é provável que o recrutador já tenha escolhido currículos compatíveis com a vaga;
  2. Faça uma busca ativa: muitas empresas têm em seus sites a aba “trabalhe conosco”, onde existem processos seletivos em aberto ou formulário para o envio de currículos. É comum que elas montem bancos de dados e chamem os candidatos antes de anunciar a vaga em sites especializados;
  3. Tenha foco: não saia enviando currículos de forma desorganizada. Foque nas vagas para as quais você possui os pré-requisitos e que se encaixam com os seus objetivos profissionais.

Esta última dica também é muito importante por conta de fatores emocionais. Pode ser que você envie diversos currículos por dia, mas não receba nenhum contato, causando muita frustração. Mas a realidade é que você pode não ser o perfil ideal para várias vagas e apenas mandou o currículo sem pensar nisso de forma estratégica.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se a empresa optou por chamar você para fazer uma entrevista, significa que gostou do seu perfil para a vaga em questão e viu potencial nas suas habilidades.

Atualmente muitas empresas têm adotado ferramentas de seleção online, mas nem por isso o processo é frio e sem contato humano. A entrevista é justamente para “sentir” o candidato, seus objetivos, sonhos, ambições e se seus valores se alinham aos da empresa.

Então, a entrevista é o momento de encantar os profissionais de recrutamento e demais responsáveis pelo processo seletivo. É a hora de mostrar o porquê você deve ser o escolhido para fazer parte da empresa.

Portanto, treine bastante e se mantenha sempre alerta para responder de forma clara as perguntas que serão feitas. Além disso, existem outros cuidados que devem ser tomados.

O que vestir?

, Entrevista de Emprego: O guia completo com dicas e informações

Essa é uma dúvida super comum. O primeiro passo é entender para qual ambiente você está indo. Nem sempre escolher uma roupa social é a melhor opção. É preciso analisar o perfil da empresa e tipo de negócio.

Por exemplo, se você está indo fazer teste para ser redator em uma agência de produção de conteúdo, uma calça jeans, camisa e tênis são peças apropriadas, uma vez que o ambiente tende a ser mais descontraído e menos rígido quanto a vestimenta.

Por outro lado, se você estiver indo fazer entrevista de estágio em um escritório de advocacia, a melhor opção é um visual mais clássico.

Como se comportar?

A primeira coisa a saber é que se sentir nervoso é perfeitamente normal. É um momento importante para todo mundo e tende a provocar as borboletas no estômago. Mas existem algumas coisas que podem te ajudar a se acalmar e a se portar bem durante a entrevista, como:

  • No caso de entrevistas presenciais saia de casa mais cedo para evitar imprevistos;
  • Entre no link antes do horário marcado e faça um teste de ângulo da câmera, som e conexão com a internet;
  • Leia sobre a empresa;
  • Descanse bem na noite anterior;
  • Se alimente bem, de preferência como comida leve;

Esses processos de preparação trazem a sensação de controle e ajudam a diminuir a ansiedade.

Já no momento da entrevista, seja educado, demonstre interesse e, acima de tudo, seja você mesmo.

Acredite, ser sincero quanto às suas habilidades e experiências sempre vai ser o caminho mais assertivo em uma entrevista de emprego. Afinal, você não quer ser visto como incoerente ao forçar características que não fazem parte realmente da sua personalidade.

Outro ponto mega importante é estar atento e empolgado. Demonstre a paixão e o interesse que você tem pelo trabalho.

O que evitar fazer em uma entrevista de emprego?

Bom, a primeira coisa a se evitar em uma entrevista de emprego é mentir. Como já dissemos, ser transparente é sempre a melhor opção.

Evite também o uso de termos grosseiros, distração com outros objetos, uso do celular durante a entrevista, respostas confusas e uma posição retraída.

Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego?

, Entrevista de Emprego: O guia completo com dicas e informações

Existe uma lista das perguntas mais frequentes feitas nos processos seletivos. Veja algumas delas!

1. Fale sobre você

Aqui é fundamental conseguir construir uma narrativa que foque nos seus pontos fortes. Se você já é um profissional experiente, foque na sua carreira e em tudo o que aprendeu ao longo das suas atuações no mercado  de trabalho.

Mas se a entrevista for para um estágio, por exemplo, foque na sua trajetória de vida, acadêmica, seus objetivos e o que você aprende nas experiências que já teve, sejam elas dentro do trabalho ou não.

2. Por que deveríamos contratá-lo?

Aqui é o momento de você mostrar o que sabe sobre a empresa, seus objetivos e valores. E mais do que isso, mostre que você está alinhado ao formato de gestão de pessoas e cultura organizacional adotados pela empresa.

3. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Mais uma vez: seja sincero. Você deve permanecer em uma empresa que valoriza suas habilidades e que está disposta a trabalhar os pontos baixos das suas competências. 

Mentir sobre o que pode ou não entregar só trará dor de cabeça para ambas as partes. Por isso, aponte quais são seus pontos fortes e o que de melhor pode entregar para empresa, assim como aquilo que você precisa trabalhar para melhorar.

4. Como você soube desta vaga?

As empresas costumam publicar vagas em diversos canais e é importante para elas saber por onde os candidatos estão vindo.

5. Qual é a sua maior conquista profissional?

Neste caso, pense no projeto que você mais se orgulha de ter participado e explique o seu papel para o sucesso dele. Isso dará uma boa visão das suas habilidades e potencial.

6. Por que você está deixando seu emprego atual?

A melhor estratégia neste caso é destacar que você está em busca de novos desafios e crescimento profissional. É muito importante pontuar que para o plano de carreira que você traçou a organização não oferece mais possibilidades de desenvolvimento e que você está buscando novas oportunidades.

7. Em que situação você exerceu liderança?

Essa é uma informação muito importante para os recrutadores. Captar potenciais lideranças e desenvolvê-las é um verdadeiro desafio. E aqui cabe a você falar sobre as suas experiências nesse campo e se esse é um objetivo de carreira.

E se você quer se preparar para liderar e gerir pessoas, a Unova oferece cursos gratuitos e online dentro da área. Clique aqui e conheça!

Conclusão

Como você viu, a entrevista de emprego pode ser desafiadora. Mas seguindo as dicas que listamos aqui você vai se sair bem e aumentar as chances de conseguir se alocar dentro do mercado de trabalho.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.