Conheça o Ramo da Contabilidade e se Torne um Profissional Renomado

Uma das profissões mais famosas do mundo, a Contabilidade é essencial para qualquer empresa, seja ela grande ou micro. A Contabilidade é a área que define as contas desde os custos até a receita, organizando todo faturamento diante do mercado. O Contador é um profissional que não pode faltar em nenhuma organização, já que é ele que mantem tudo funcionando bem.

Neste artigo, você entenderá o que a Contabilidade e a importância da profissão para as empresas. Além disso, verá quais as obrigações e perfil do profissional e onde fazer um bom curso na área, para se tornar um Contador renomado.

Contabilidade

Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio e organiza toda parte financeira de uma empresa. Todos registros numéricos além de movimentação da empresa, é responsabilidade do departamento de contabilidade. Em empresas pequenas, essa área está atrelada com outras como a administração ou contas a pagar e receber.

A contabilidade de uma empresa também pode ficar a cargo de uma assessoria contábil, ou seja, uma empresa especializada que dá o aporte necessário para os pequenos negócios na organização de suas finanças.

Obrigações de Todo Contador

Contador é o profissional de Contabilidade e ele também pode ser chamado de Cientista Contábil ou contabilista. As obrigações dos contadores vão além das finanças de uma empresa, mas também abrange a área fiscal do negócio.

Documentação como Impostos no seu recolhimento e pagamento, e também na gestão dos investimentos da empresa, tudo isso rege o direcionamento de um contador. Uma das obrigações que o contador deve sempre estar atento é quanto as obrigações da empresa quanto a sua legalidade, ou seja, a emissão de notas fiscais e o recebimento de notas de fornecedores e clientes, além do pagamento e recebimento de valores.

O contador deve tomar o cuidado de sempre estar averiguando todas os impostos e mantê-los em dia com o fisco. Débitos também são obrigações que o contador deve sanar, e quando necessário, fazer reuniões regulares com os departamentos da empresa e o proprietário, para que todos estejam a par das finanças e façam sua parte para a empresa continuar crescendo.

Áreas de Atuação

As áreas que o Contador pode trabalhar são inúmeras:

  • Contabilidade Geral– A contabilidade geral abrange a parte de tributos e fiscal, e portanto é o contador que cuida de todo processo de legalizar a emprega e cuidar de seu balancete, relatórios, custos e receita;
  • Professor Contábil– Seja num curso técnico ou numa faculdade, um professor contábil pode dar aulas desde cursinhos até em universidades públicas e privadas, desde que tenha ensino superior e pós graduação em áreas relacionadas a finanças;
  • Consultor Financeiro– O Consultor Financeiro pode ser um contador e este auxilia empresas no seu crescimento e pode ser desde uma empresa a parte que cuida de toda parte contábil de um negócio até para dar assistência quanto a palestras, reuniões e treinamentos para colaboradores;
  • Perito Contábil– Área dedicada a fazer a análise de contas de uma empresa e que em geral, trabalha para juízes, advogados e promotores, quando estes necessitam de uma avaliação especializada de uma empresa processada;
  • Auditoria– Área que mais cresce no ramo da Contabilidade atualmente, é a área especializada na forma como os recursos de uma empresa são aplicados. É o auditor que garante que falhas no processo financeiro de um negócio esteja correto e é ele que orienta as melhores formas de usar esse dinheiro.

Perfil Profissional

Se existe uma profissão que emprega em tempos de bonança e de crise é a área contábil. Para ser um bom profissional nessa área, não basta ter facilidade com números e suas fórmulas para chegar a um resultado, é preciso ter senso crítico e um olhar atual e abrangente para trazer para empresa bons resultados.

O Contador precisa ser uma pessoa organizada por natureza, já que ele tem que documentar arquivos importantes como contratos e documentos fiscais e de tributos e todos estarem prontos para que qualquer fiscal e mesmo o proprietário da empresa possa ter acesso a eles.

Responsável e ético, o contador não pode ser alguém desonesto e que passe algum tipo de desconfiança. O profissional contábil deve ser cuidadoso com todos os papéis importantes da empresa, assim como suas contas.

Contabilidade Na FBV Cursos

, Conheça o Ramo da Contabilidade e se Torne um Profissional Renomado

O curso de contabilidade é o pontapé inicial para uma carreira contábil de sucesso. Na FBV Cursos, você encontra o curso Introdução a Contabilidade e aprende um pouco mais sobre o assunto. A história da Contabilidade, Contabilidade Gerencial, Conceitos fundamentais e Fluxo de Caixa, são alguns dos temas que você irá encontrar neste curso.

Com carga horária de 40 a 280 horas, o curso Introdução a Contabilidade da FBV Cursos te dará uma noção do mundo contábil e abrir as portas dessa profissão para ser no futuro, um profissional de verdade na área. Matricule-se agora e acesse um curso gratuito com certificação total e reconhecido pelo MEC.

Introdução a Contabilidade é na FBV Cursos. Acesse agora e obtenha conhecimento profissional para seu futuro.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.