Contabilidade digital: vantagens e funcionalidades

É certo dizer que contabilidade digital é uma ótima oportunidade de empreendimento, já que falamos de um método de aperfeiçoamento de atividades. A tecnologia veio para facilitar nossa vida, especialmente quando aplicada adequadamente nos serviços empresariais.

Adequar as atividades da sua empresa com o devido planejamento e organização é um desafio e tanto. Por outro lado, é um obstáculo que, se resolvido, trará ótimos resultados. Pensando na otimização dos procedimentos contábeis, surgiu a contabilidade digital.

Caso você ainda tenha receios sobre esse novo seguimento, separamos as funções práticas e vantagens da contabilidade digital no seu empreendimento. Começando por uma definição mais aprofundada sobre o assunto. Vamos lá!

O que é contabilidade digital?

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital é um processo recente que veio para substituir o que alguns anos chamávamos de contabilidade online. O termo “contabilidade online” nada mais é do que a prestação de serviços contábeis pela internet. A vantagem dele é que possui custos menores, ao passo que, por ter muita procura, esse tipo de serviço tornou-se sobrecarregado, impedindo um atendimento adequado.

Dessa forma, a contabilidade digital veio para corrigir as problemáticas da contabilidade online e dos serviços contábeis tradicionais. É possível defini-la como um serviço de contabilidade tradicional, com a diferença de ser utilizar a tecnologia para melhorar os processos.

O profissional de contabilidade digital realiza as mesmas atividades que qualquer outro profissional na área, a diferença está na utilização de tecnologia para facilitar os processos. Se você tem interesse em trabalhar na área, veja mais sobre a profissão de contabilidade e os cursos indicados para se desenvolver na carreira.

São utilizados ferramentas e softwares facilitadores do atendimento ao cliente e da organização das informações. Atualmente, há inúmeros sistemas destinados a essas atividades e essa otimização permite que os custos de “mão de obra” sejam reduzidos. O propósito da contabilidade digital, diferente da online, é melhorar e aperfeiçoar o atendimento ao cliente e não pegar o máximo de projetos.

As empresas de contabilidade digital funcionam, majoritariamente, com base na internet.

Mas afinal, como isso vai ajudar o seu negócio?

Bom, essa característica é um benefício por si só, tendo em vista que torna dispensável um estabelecimento presencial para atendimento ao cliente. Isso não quer dizer que esse atendimento será inferior, muito pelo contrário.

Isso quer dizer apenas que você terá tempo para focar em outras atividades. O contato com o cliente deve ser feito da melhor maneira possível, sempre com cortesia e agilidade para resolução de problemas.

Um requisito para os profissionais de contabilidade digital é ser adepto ao trabalho remoto, uma vez que a maioria dos serviços digitais são feitos à distância. Saber desenvolver suas atividades adequadamente, mesmo trabalhando de forma remota, é essencial. Para isso, alguns cursos online de contabilidade podem ser de grande ajuda!

Como funciona a contabilidade digital:

Como funciona a contabilidade digital:

Agora que você sabe o que é contabilidade digital, é hora de entender como ela funciona na prática. A contabilidade digital utiliza a tecnologia em todos as atividades relativas ao serviço. Desde o uso de redes sociais como marketing, aplicativos de mensagens para contato com o cliente, até plataformas contábeis específicas.

Essas utilizações tecnológicas ultrapassam as limitações que a contabilidade tradicional possui. Trabalhando digitalmente, é possível ir além de atendimentos locais, expandindo seu empreendimento de forma nacional.

Em contrapartida, é interessante destacar que as empresas digitais não são melhores que as tradicionais, necessariamente. Mas também não podemos deixar de notar o progresso desse tipo de serviço no mercado contábil.

É importante entender que para cada tipo de serviço, seja ele presencial ou digital, deve-se utilizar estratégias diferentes. A internet carrega vantagens de maximização de resultados com base no investimentos inicial. Beleza, mas o que isso quer dizer exatamente?

Enquanto no mercado contábil físico você gastaria 6 mil reais em aplicações de outdoor, na internet, esse dinheiro pode ser muito melhor aproveitado. Esse é apenas um exemplo simples que pode ser utilizado em outras situações.

Vantagens da contabilidade digital

Além dos benefícios da contabilidade digital que discorremos ao longo dessa publicação, confira nossa lista com mais vantagens dessa prática:

  • Possibilidade de terceirização de serviços;
  • Utilização de diferentes ferramentas e aplicativos para facilitar as tarefas diárias;
  • Possibilidade de expansão: os clientes podem vir de diferentes lugares, diferente das empresas de contabilidade tradicionais;
  • Trabalho remoto: as atividades podem ser feitas onde quiser;

A grande vantagem dos serviços contábeis como um todo é a possibilidade de terceirização. Inclusive, temos uma publicação inteira destinada aos tipos de serviços que podem ser terceirizados. Acesse o post e saiba mais.

A contabilidade digital promete se desenvolver ainda mais no mercado contábil como um todo e isso não é surpresa para ninguém. As vantagens desse tipo de serviço são várias, desde facilitar as atividades, até otimizar os processos e maximizar resultados.

Mas lembre-se que as empresas digitais não são sempre melhores que as tradicionais, isso depende de muitos outros fatores. O que vale, na verdade, é ser um profissional capacitado e disposto a atender os clientes da melhor forma possível.

Vantagens da contabilidade digital

Você se interessou sobre o assunto e quer saber mais? O curso de contabilidade online da Unova é perfeito para os adeptos ao trabalho remoto. Confira!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário