dicas de como se destacar no mercado de trabalho

Se você  já está inserido em uma profissão ou deseja entrar para uma determinada área de atuação, já deve ter se perguntado pelo menos alguma vez como se destacar no mercado de trabalho. Acertei?

Alcançar uma carreira profissional de sucesso e evoluir no trabalho, muitas vezes, pode parecer um enorme desafio.

E quando se trata de saber como se destacar no mercado de trabalho em meio a crise ou diante de um cenário econômico imprevisível, a necessidade de se reinventar é ainda mais urgente.

A boa notícia é que existem diversos caminhos para conseguir esse destaque, seja na busca de especializações técnicas ou até mesmo aprimorando soft skills.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e confira nossas dicas de como se destacar no mercado de trabalho.

7 dicas de como se destacar no mercado de trabalho

Durante a escolha de uma profissão, as pessoas acabam projetando diversas expectativas de retorno e crescimento, pois o sucesso profissional muitas vezes está atrelado a realização de sonhos.

Através do sucesso na carreira, é possível alcançar a realização de objetivos profissionais, como abrir uma empresa própria ou se tornar um líder reconhecido na área, mas também concretizar sonhos pessoais através do retorno financeiro, como a conquista de um automóvel ou um imóvel.

Não existe um único caminho de como se dar bem no mercado de trabalho, mas existem várias dicas e atitudes que podem ser adotadas para aumentar suas chances de se destacar na sua profissão. Veja:

Invista em capacitação

O primeiro passo para começar a se destacar dentro do mercado de trabalho é investindo na sua própria capacitação.

Isso porque as empresas vem se tornando cada vez mais exigentes a respeito dos certificados que comprovem um determinado tipo de conhecimento ou habilidade.

Se você é um pouco mais velho, deve se lembrar que, há alguns anos, ter um diploma em uma universidade era sinônimo de emprego garantido.

Hoje em dia, com o aumento da competitividade pelas vagas de emprego disponíveis,  isso não é mais bem assim.

Os profissionais, cada vez mais, devem buscar por pós-graduações, cursos, palestras e outras formas de aumentar o seu conhecimento dentro da sua área de atuação.

E se isso é verdade para profissões em que há a necessidade de um diploma, para as outras profissões o mesmo acaba valendo.

Por isso, investir em cursos que gerem certificações é uma ótima maneira de melhorar a percepção do mercado a respeito das suas habilidades profissionais.

Um excelente lugar para encontrar esse tipo de certificação é com os cursos da Unova. Eles são totalmente gratuitos, mas com a possibilidade de emissão de certificado mediante o pagamento de uma taxa única.

Confira os principais cursos da Unova!

Desenvolva soft skills

Soft skills (“habilidades suaves”, em tradução livre) é um termo utilizado pelos profissionais de recursos humanos para se referir a habilidades comportamentais, competências subjetivas, que normalmente são difíceis de avaliar em um primeiro momento.

Alguns exemplos de soft skills são a colaboração e o trabalho em equipe, a flexibilidade, a capacidade de trabalhar sob pressão, uma comunicação eficaz com outros colaboradores, uma orientação voltada a resultados e espírito de liderança.

Desenvolver essas habilidades vai fazer com que você se destaque dentro do ambiente de trabalho, além de melhorar as suas relações com os outros de maneira geral.

Saia da zona de conforto

Para não ficar estagnado na profissão, muitas vezes é necessário correr riscos. 

Por isso, se você deseja se destacar no mercado de trabalho, não tenha medo de sair de sua zona de conforto e tentar novos caminhos.

Muitas pessoas acabam se frustrando dentro do mercado de trabalho por não explorarem outras oportunidades dentro da área.

Permanecer em uma empresa ou cargo por muitos anos realizando sempre as mesmas atividades pode ser uma situação confortável, mas também muito perigosa.

Além de não obter um destaque, o profissional que não arrisca sair da zona de conforto pode ficar desatualizado e despreparado para grandes mudanças no mercado de trabalho.

Invista em marketing pessoal

Se você quer ver as portas do mercado de trabalho se abrindo para você, uma ótima aposta é investir no seu marketing pessoal.

Para isso, tente construir uma rede de contatos ativa e feche parcerias com colegas de profissão que atuam em ramos diferentes do seu.

Dessa forma, é possível repassar projetos e clientes de um para o outro, além de fechar acordos comerciais e até mesmo comandar um negócio em conjunto.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Ter uma boa capacidade de aprender e se manter informado sobre o que acontece no mercado de trabalho é essencial se você quer se destacar.

Você vai precisar somar a sua base de conhecimento adquirida com aquilo que você vê diariamente na sua rotina.

Dessa forma, você estará em constante reciclagem, se atualizando com novos métodos e ferramentas dentro da sua área.

Trata-se de uma das dicas mais fundamentais para se destacar no mercado, pois o mundo está mudando cada vez mais rápido e, caso você não se mexa, então estará parado em um contexto que pode sofrer mudanças.

Seja proativo

Uma das características profissionais mais valorizadas pelas empresas é a proatividade.

Além de mostrar que você é um profissional que sabe fazer autogerenciamento e que toma iniciativas, a proatividade também desenvolve outras habilidades comportamentais importantes para a carreira, como habilidade de liderança, resolução de problemas, planejamento e tomada de decisões.

Desenvolva inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros para resolver conflitos.

Quem trabalha sabe que, muitas vezes, o ambiente de trabalho pode ser muito estressante, levando você e seus colegas ao limite.

Nesse contexto, a inteligência emocional é uma habilidade que pode te ajudar tanto a evitar situações como essa, como contorná-las quando elas eventualmente acontecerem.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

como se destacar no mercado de trabalho com unova cursos

A Unova Cursos é uma plataforma completa com mais de 200 cursos gratuitos e online disponíveis.

Além da oportunidade de especialização em diversos cursos de forma gratuita, você também pode garantir certificados para fortalecer ainda mais seu currículo, destacando-se no mercado de trabalho pela busca constante de atualizações e especializações.

E com o formato de aulas em EAD, você escolhe qual o melhor horário para investir na sua carreira, para continuar aprendendo de onde estiver.

Conheça todas as opções da Unova Cursos para você e matricule-se já!

Conclusão

Agora que você já conhece as principais dicas de como se destacar no mercado de trabalho, é hora de dar o primeiro passo para alavancar sua vida profissional.

Comece a investir em capacitação e desenvolvimento de soft skills com a Unova Cursos!

Para mais dicas de como se dar bem na profissão, continue acompanhando o blog da Unova. Até a próxima! 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

4 Comentários

Deixe um comentário