Sono e distúrbios do sono

Quem nunca teve problemas com sono e distúrbios do sono? Ter dificuldades para dormir, seja para pegar no sono ou mantê-lo com qualidade. 

Segundo pesquisa recente, 72% da população brasileira possui dificuldade com o sono e algum distúrbio ou doença relacionado ao ato de dormir com qualidade. 

Quando nascemos, a própria fisiologia do bebê exige que ele durma a maior parte do tempo, diminuindo esse sono conforme o tempo passa, para regulá-lo entre 8 a 10 horas por noite, por volta dos 3 anos. 

Geralmente durante a infância e adolescência, é normal ter um sono mais intenso e ao longo dos anos, pode chegar a sono mais curtos, com 7 ou 6 horas de duração, porém, isso não é uma regra.

O problema é quando o sono começa a ter alterações significativas bruscamente ou diminuem consideravelmente a ponto de gerar maior cansaço, irritabilidade e a famigerada insônia. 

Além disso, quando o sono não vai bem, doenças oportunistas podem aparecer e complicar ainda mais a saúde do indivíduo.

Para entender melhor como o sono saudável funciona e os distúrbios mais comuns no sono, os sintomas e tratamentos, é só ficar com a gente e saber como aprender mais sobre o assunto.

Sono e distúrbios do sono: Como 

Para descansar completamente, depois de um dia cansativo, o sono é vital e extremamente necessário, pois é através dele que repomos as energias e reforçamos a imunidade e saúde geral. 

Segundo especialistas, adultos precisam de 8 horas de sono contínuo todos os dias, para ser considerado saudável e totalmente reparador. 

Quanto mais jovens, a necessidade de sono é maior. Bebês dormem até 16 horas por dia, crianças, entre 9 e 13 horas e adolescentes, de 8 a 10 horas. 

Importante destacar que não basta ter uma quantidade de horas de sono, mas um sono contínuo, sem pausas ao longo da noite.

Acordar durante a noite é prejudicial à saúde, principalmente se isto é recorrente ao longo de dias seguidos, semanas ou meses. 

Com o tempo, pode ocasionar em insônia e outros problemas que a falta de um sono reparador pode provocar. No próximo tópico, falaremos sobre isso.

Quando o sono começa a se tornar um problema

Em 1964, o jovem Randy Gardner de 17 anos, decidiu ser a primeira pessoa no mundo a ficar o maior tempo possível sem dormir. 

Randy ficou 11 dias e 25 minuto acordado, o equivalente a 264 horas em vigília total. O experimento, que pareceu um sucesso, custou caro para Randy. Durante os dias que ficou acordado, teve alucinações e até a velhice, desenvolveu insônia.

Na época, poucos eram os estudos que provam a importância do sono, e a partir desse experimento, estes estudos passaram a ser mais efetivos.

Hoje, se sabe que dormir é fundamental para a recuperação da energia e mais do que isso, da reposição celular e neural. Além disso, o sono fortalece a imunidade e auxilia o corpo a combater inflamações e infecções.

A falta de sono pode causar maior risco de doenças no coração como pressão alta e infarto e até aumentar as chances de ter um AVC. 

Além disso, a pessoa fica mais cansada e irritadiça ao longo do dia e sua concentração fica prejudicada pela fadiga e a memória mais lenta, com o temperamento aflorado.

Ou seja, a falta de sono afeta a vida significativamente, principalmente se o sono prejudicado é recorrente.

A seguir, falaremos sobre algumas doenças e distúrbios do sono que geram maiores problemas à saúde a longo prazo.

Os distúrbios do sono mais comuns e quais seus sintomas

Existem 5 tipos de sono e distúrbios do sono mais comuns que afetam negativamente a saúde das pessoas:

  1. Distúrbio das pernas inquietas

Este é um distúrbio que se caracteriza pelo movimento das pernas energeticamente antes de dormir ou durante o sono. 

A pessoa pode sentir queimação ou formigamentos e leva um tempo até a pessoa conseguir dormir tranquilamente. 

  1. Bruxismo

A pessoa com bruxismo range ou aperta os dentes enquanto dorme, o que pode causar dores no maxilar e até desalinhar a mordida.

O Bruxismo pode estar associado a outras condições como nervosismo, estresse e principalmente ansiedade generalizada.

  1. Sonambulismo

A pessoa com sonambulismo pode levantar durante o sono e até fazer atividades, porém, tudo ocorre com a pessoa dormindo, como um transe

É mais comum na infância e na vida adulta, a pessoa pode falar ou gritar, tendo sonhos como se fossem reais.

  1. Apnéia do sono

A apneia do sono é um distúrbio que a pessoa pode ficar com a respiração interrompida por até 10 segundos ao longo do sono, o que pode oferecer riscos à saúde. Comum em pessoas idosas e pessoas com obesidade. 

  1. Insônia

A insônia é o distúrbio mais comum, onde a pessoa não consegue dormir ou manter o sono contínuo, acordando várias vezes ao longo da noite ou até despertando sem retornar ao sono.

Quais os tratamentos mais eficazes para um sono de qualidade

O sono e distúrbios do sono podem ser diagnosticados pela própria pessoa, como a insônia ou bruxismo, por acordar com a mandíbula dolorida ou através de um exame de polissonografia.

Este exame pode ser feito em casa ou clínica especializada em sono, e a pessoa é ligada a eletrodos enquanto dorme, e analisada durante todo o tempo.

Os distúrbios, como a apneia, podem ser observados e tratados com uso de dispositivos que abrem as vias aéreas e evitam que elas se fechem durante o sono, diminuindo, inclusive, o ronco.

A insônia pode ser tratada com uso de medicamentos para dormir ou pequenas mudanças de hábitos que promovam a qualidade do sono.

Curso de Sono e distúrbios do sono da UNOVA Cursos

O sono é fundamental para a qualidade de vida e ter mais saúde, inclusive, interferindo diretamente em nossa longevidade. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, faça hoje o curso Sono e Distúrbios do Sono da UNOVA. 

Nele, você terá aulas sobre o estágio do sono, ciclo circadiano, tipos de insônia, apneia, consequências da hipersonia entre outros. 

Curso de carga horária de 10 horas, 13 aulas e nível básico, para você compreender rapidamente como melhorar suas noites de sono.

Curso com opção de certificado válido e aceito em todo país. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.