mercado de trabalho para nutricionistas

Na hora de decidir qual profissão seguir, o ideal seria fazer o que a gente ama, mas muitas vezes, o mercado de trabalho não é bom financeiramente falando, por isso é importante conhecer a fundo para entender as possibilidades.

O mercado de trabalho para nutricionistas, por exemplo, mudou muito ao longo dos anos, trazendo muitas oportunidades interessantes e formas de atuar que você pode aproveitar.

Então, se você tem interesse em ingressar profissionalmente na área de nutrição, preparamos esse guia completo que vai te ajudar a entender tudo que está acontecendo e assim aproveitar oportunidades que tenham a ver com seu perfil.

Boa leitura.

Afinal, como é o mercado de trabalho para nutricionista?

O mercado da nutrição está bastante aquecido ultimamente, principalmente após a popularização das redes sociais onde profissionais da área conseguem estar em contato com os consumidores.

O público em geral também tem estado mais consciente para a questão da alimentação saudável, o que tem feito a procura por nutricionistas subir muito, inclusive há várias influencers com milhares de seguidores atuando na internet.

Porém, as atuações no mercado de trabalho para nutricionista não se limita apenas às clínicas próprias, na verdade tem muitos campos interessantes, para vários níveis de formação, e vale a pena conhecer os principais.

mercado de trabalho para nutricionistas atuação

Possibilidades de atuação de um nutricionista no mercado

A alimentação é uma área fundamental na vida das pessoas, e realmente o interesse do público em geral tem aumentado bastante, tanto por questões de bem estar quanto de saúde.

As empresas e indústrias alimentícias também tem se atentado para essa questão, e nutricionista tem sido contratados para funções em grandes companhias para atuar na elaboração de produtos.

E esses são apenas dois exemplos por alto das atuações de nutricionista no mercado de trabalho, e acredite, dentre as opções com certeza terá alguma que tem tudo a ver contigo.

– Nutrição clínica

Esse é o ramo mais tradicional da nutrição, e o profissional atua na sua própria clínica oferecendo seus serviços a uma carteira de clientes, portanto é uma profissão autônoma.

Também é possível atuar na rede pública ou em convênios recebendo pacientes e avaliando a situação de cada um. 

No setor privado, o profissional da nutrição pode atuar em casa de repousos ou mesmo empresas, elaborando cardápios para locais que oferecem alimentação in loco.

mercado de trabalho para nutricionistas gastronomia

– Gastronomia

A atuação do nutricionista na gastronomia é bem ampla, inclusive alguns profissionais optam por fazer uma segunda graduação especializada na cozinha para unir o útil ao agradável.

É possível também trabalhar direto para restaurantes, ajudando a elaborar cardápios equilibrados nutricionalmente, oferecendo uma combinação de comida gostosa e saudável.

Cabe ao profissional de nutrição também controlar a qualidade dos alimentos e condições de higiene dos estabelecimentos em que trabalha, ficando de olho nos rótulos e vencimentos dos produtos da cozinha.

– Saúde coletiva

Esse tipo de ação é muito aplicada pelo setor público, inclusive os profissionais da nutrição podem fazer concursos para atuar nas prefeituras ou no estado, cuidando e criando soluções para alimentação da população geral.

Na saúde coletiva, o nutricionista contratado vai lidar com problemas como desnutrição e obesidade de uma população específica, e pode trabalhar elaborando os cardápios de escolas, ambulatórios e outros locais do setor público.

Geralmente o profissional nesse segmento, também fornece instruções para as equipes e materiais educativos visando uma melhora dos hábitos alimentares de um grupo da população.

– Indústria de alimentos

A indústria de alimentos é uma das maiores do país, impulsionada muito pelo nosso forte agronegócio, por isso, as empresas buscam ter nutricionistas na sua equipe para atuar na concepção dos produtos alimentícios.

Essa preocupação com a qualidade nutricional dos produtos industrializados, vem como um diferencial competitivo que as indústrias se deram conta que precisam oferecer pois os consumidores estão cada vez mais exigentes.

É uma área promissora e que paga muito bem, principalmente nutricionista atuando nas indústrias de suplementação, que vamos falar melhor na próxima área de atuação.

– Nutrição esportiva

Por fim, temos a nutrição voltada para melhoria de performance, que é a nutrição esportiva, antes reservadas a grandes atletas, mas hoje está presente também nas academias.

Atividade física e nutrição costumam estar bastante relacionadas, por isso, a área tem cada vez mais procura, pois as pessoas querem melhorar seu desempenho tanto em esportes competitivos quanto na musculação para estética.

Atuar com atletas de alto nível é o ponto alto da profissão nesse quesito, que tem profissionais trabalhando e obtendo resultados eficientes junto aos principais esportistas do país.

É a área perfeita para quem deseja trabalhar com esporte e nutrição.

mercado de trabalho para nutricionistas carreira

Como desenvolver a carreira na área da nutrição?

O primeiro passo é escolher a área de atuação dentro da nutrição, e assumindo que você se interessa pelo assunto, é importante trabalhar em algo que tenha a ver com sua personalidade e seus propósitos.

Como dissemos, as redes sociais têm sido terreno fértil para que nutricionistas apareçam para o mercado e conquistem clientes, então é um bom caminho para começar.

Antes disso, é preciso se profissionalizar, e mesmo antes de ingressar numa faculdade, já é possível fazer cursos técnicos que vão te dar uma boa base do que é atuar na nutrição.

Isso vai te dar uma boa noção e te mostrar se é isso mesmo que você quer como opção de carreira.

Mercado de trabalho para nutricionista: Como podemos ajudar?

Ingressar no mercado de trabalho para nutricionista pode parecer complicado se olharmos do ponto de vista de quem vai montar consultório e construir carteira de clientes, pois além dos 4 anos de faculdade, isso demandará um investimento financeiro também.

No entanto, você pode dar seus primeiros passos na carreira como nutricionista, ingressando num curso básico que vai te dar toda preparação para entender melhor como funciona o universo da nutrição bem como as possibilidades de atuação.

Na grade da Unova, temos um curso de nutrição feito especialmente para te apresentar as bases da atuação, as opções de entrada no mercado de trabalho e te ensinar a classificação de nutrientes dos alimentos para que você aprenda como montar cardápios equilibrados e saudáveis.

Matricule-se já no curso de Nutrição Básica da Unova, é totalmente gratuito e 100% online para você estudar de onde estiver e sair totalmente preparado para encarar o mercado de trabalho.

Conclusão

Se o  mercado de trabalho para nutricionista busca profissionais qualificados, então, se você quer encarar essa área como opção de carreira, saiba que vai ter que estudar.

Dependendo da ramificação da nutrição que você tenha mais afinidade, cursos complementares serão necessários, mas antes de tudo, você precisa das bases de conhecimento até para entender se é realmente isso que você deseja como profissão.

Por isso, o curso da Unova de nutrição básica, é o primeiro passo ideal para você se familiarizar com a carreira na nutrição, aprendendo toda a classificação dos nutrientes e alimentos, a legislação sobre o assunto e sairá do curso pronto para montar cardápios saudáveis.

Conheça mais sobre o curso gratuito e online de Nutrição Básica da Unova e garanta a sua qualificação para ingressar no mercado de trabalho para nutricionistas.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário