o que é Necropsia

A Necropsia é um procedimento médico que faz a autópsia em cadáveres, com o intuito de determinar a razão da morte de uma pessoa, seja em morte suspeita, morte por alguma doença desconhecida ou ferimentos provenientes de tragédias.

É um exame de suma importância para obter respostas quanto a motivação de crimes ou fatalidade por alguma doença misteriosa, inclusive de acidentes.

O médico legista é um profissional graduado na medicina, com especialização em necropsia e geralmente necessita de auxílio de um assistente e patologista durante o procedimento.

Muitas pessoas têm curiosidade para entender o motivo desse exame tão importante e como ele é feito, além de como é a carreira e quais as formas de trabalhar na área.

Confira neste artigo, todas as informações sobre o que é Necropsia e tudo sobre a profissão e como começar.

O que é Necropsia?

A Necropsia é um exame cadavérico que tem o objetivo de determinar a razão da morte de uma pessoa.

Através da análise visual e por procedimentos como exames nos órgãos e tecidos do corpo humano, é possível definir o porquê uma pessoa morreu, se de morte natural ou não.

A palavra Necropsia é derivada do grego nekrós que significa morto e pode ser designada também pela palavra autopsia. 

Alguns especialistas alegam que ambas as palavras não são sinônimas, pois a palavra autopsia deriva do grego automia que significa ver por si próprio, porém, na atualidade, ambos os termos são usados para designar o mesmo fim.

Assim, a necropsia ou autopsia, é um exame médico com finalidade legal, feita em necrotério tanto em hospital quanto funerária e determina a causa da morte. 

As finalidades de uma Necropsia 

Basicamente, são 5 as finalidades mais comuns para se fazer uma necropsia e todas elas possuem base legal assegurada pelos órgãos competentes. São elas:

  1. Morte natural e não natural

A morte natural é considerada, quando a pessoa morre por alguma doença, seja ela conhecida ou desconhecida. 

Na maioria dos casos, a autopsia é pedida quando uma pessoa saudável morre prematuramente sem uma causa aparente. 

Morte por velhice é, também, considerada uma morte natural. Morte não natural é o que ocorre no caso de acidentes como queda de avião ou atropelamento, por exemplo. 

  1. Identificação do morto

A autópsia é sempre solicitada quando um corpo é encontrado sem documentação ou familiar próximo, sendo necessário exames de DNA para determinar quem era a pessoa.

Este tipo de exame é muito comum em casos de morte suspeita ou pessoas que viviam na rua e não possuíam documentos.

  1. Morte suspeita

A morte suspeita ou autopsia forense, é toda morte causada por outra pessoa ou pessoas. 

Nesse caso, a autopsia pode confirmar como o indivíduo foi morto e quais os órgãos vitais foram afetados.

Esse tipo de necropsia é fundamental para determinar crimes de homicídio e condenar os verdadeiros criminosos.

  1. Retirada das córneas para transplante

As córneas são um dos poucos órgãos que podem ser retirados e utilizados para transplante depois da morte do doador.

As córneas podem ficar fora do corpo por até 14 dias até ser transplantada em outro indivíduo. 

É importante frisar que a pessoa doadora tenha manifestado em vida, sua vontade em doar seus órgãos, portanto, é fundamental que a família esteja ciente e autorize o procedimento.

  1. Autópsia acadêmica

A autópsia acadêmica é a necropsia feita em corpos reais de pessoas que manifestaram em vida, a vontade de doar seus corpos para pesquisas científicas ou exames médicos para fim acadêmico de faculdades de medicina.

Assim como no transplante de órgãos, a família deve ser informada e autorizar tanto a doação como os procedimentos. 

Agora que você conhece o conceito e os tipos de necropsia existentes e como funcionam, é hora de entender o mercado profissional e como você pode começar nele.

Como é feita a autopsia?

Em um necrotério, assim que o corpo chega para ser periciado, o médico legista em conjunto com seus assistentes, iniciam os procedimentos para a autopsia.

Geralmente, é feita primeiro a incisão no esterno, ou seja, no tronco do indivíduo que vai desde a base do pescoço até o baixo ventre. 

Essa incisão pode ser feita em movimento T ou Y e posteriormente é aberto o esterno. Em seguida, é feita a abertura do crânio, que ocorre de orelha a orelha. Os órgãos dessas áreas são retirados e pesados, além de uma análise microscópica.

Por fim, os órgãos podem ser armazenados ou recolocados no corpo. O armazenamento é muito comum em necropsia por morte suspeita e autopsia acadêmica para estudos posteriores. 

Ao fechar o corpo, o médico legista libera o corpo que será enviado para a família seguir com os procedimentos funerários. 

Mercado profissional em Necropsia

O profissional que trabalha na necropsia, pode iniciar como auxiliar ou assistente de necropsia e atuar em IMLs, Necrotérios e funerárias, além de universidades e centros médicos.

Além do auxiliar, os alunos de medicina podem seguir na carreira como médico legista e para ambas as ocupações a forma mais comum de adentrar no setor é pelo concurso público.

O salário médio de um assistente ou auxiliar de necropsia é de R$ 4.086,00 e de médico legista R$ 9.050,00. 

O perfil profissional exige uma pessoa empática, atenciosa e responsável, além de sangue frio para lidar com cadáveres em diferentes estágios de decomposição ou estado final. 

Curso de Necropsia da UNOVA Cursos

Agora que você conhece um pouco sobre o mercado profissional que abrange o serviço funerário do Brasil, é hora de se aprofundar no assunto e começar uma carreira de sucesso.

Esse é uma área com bastante oportunidade e pouca concorrência, por isso, não perca a chance de fazer o curso Necropsia

Neste curso, você aprenderá sobre ética e regulamentação, exames externos no corpo, abertura e coleta de amostras do corpo, exame de órgãos e tecidos internos, e muito mais.

É um curso de nível básico com 21 aulas e 30 horas de carga horária, com conteúdo de qualidade e perfeito para quem está começando e precisa de uma visão abrangente sobre a carreira.

Curso gratuito e online com opção de certificado válido e aceito em todo país. Alcance seus objetivos de vida e carreira com os cursos UNOVA. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.