Depois do frio na barriga pelo processo de aprovação do concurso público, o momento mais esperado é a posse do cargo conquistado. Mas, você sabe como funciona a convocação para posse de concursos? Confira tudo o que precisa saber aqui neste artigo.

Convocação para posse de concursos

Muitas pessoas se preparam para as provas, após se inscreverem em site de rateio para concurso, cursos preparatórios, comprar suas apostilas, ou seja, realizam todo um processo para estudar e conquistar aprovação no cargo desejado.

Depois de passar por todo “sofrimento”, o momento mais aguardado é o de convocação, aquele em que vai assumir o cargo do concurso público que prestou. No entanto, é preciso atender às exigências para ocupar a vaga, os quais devem ser analisados antes de realizar a inscrição, no edital do concurso.

Os seus dados devem estar atualizados para evitar qualquer problema no momento de convocação, pois um dado simples como data de nascimento errada pode implicar na perda de posse da vaga.

Fases para posse de cargo

Ao ser aprovado e ter certeza de que todos os dados estão corretos, e que você atende aos requisitos para preencher a vaga do concurso público, é preciso entender como acontece a convocação de concursos. Confira a seguir:

Aprovação em concurso público

Para conquistar aprovação em um concurso público é preciso obter uma classificação muito boa.

Conquistando a aprovação, a administração pública irá convocar os primeiros candidatos de acordo com o número de vagas. Por exemplo, se o concurso tem 60 vagas e você ficou em 49° lugar, será convocado da mesma forma.

Caso você tenha ficado em 61° lugar, poderá ser convocado se algum candidato for desclassificado, ou desistir.

Provimento

O provimento de carga acontece no momento em que os candidatos são convocados para nomeação do cargo. No entanto, o processo pode demorar um pouco, pois a administração pública precisa completar o quadro de preenchimento de vagas.

Depois de realizado o preenchimento das vagas, a divulgação da nomeação é realizada no DOU (Diário Oficial da União) ou no Diário Oficial do Estado para candidatos que assumirão cargos federais.

Posse de cargo em concurso público

O prazo de posse é mais rápido do que o de provimento da vaga, sendo realizado em até 30 dias após a nomeação.

Os nomeados precisam apresentar os documentos que são exigidos, além de realizar exames laboratoriais, aptidão mental e física, dentro do prazo estabelecido, caso contrário pode perder o cargo, e ter todo processo anulado.

Como podemos observar, a posse do cargo de concurso público, nada mais é que o desenrolar de todo o processo, que vai desde a aprovação, convocação e comprovação de dados e requisitos.

Todas as informações relacionadas ao processo do concurso público, fases, documentação exigida, pré-requisitos, e outros, estão documentados no edital do mesmo. Por isso, a importância de sempre conferir o edital antes de se inscrever e se preparar para realizar a prova. Pois, se algum dado não estiver de acordo com o que é solicitado no edital, o candidato é desclassificado, mesmo que seja convocado para posse. 

Sobre o Autor