O que é Teologia

Quando se lê a palavra Teologia, a primeira coisa que vem a cabeça, é um estudo e profissão dedicada exclusivamente a prática religiosa e cristã, mas não, ela não é limitada assim. 

O estudo da Teologia pode ser feito, inclusive, por pessoas de religiões de matriz africana, agnósticas e até mesmo ateias. 

Não é preciso ter uma fé e ser religioso, já que este estuda busca entender como as religiões impactam a sociedade e quais seus pontos benéficos e os fatores que podem auxiliar na formação de pessoas mais altruístas e civilizadas.

Para entender a área e começar na carreira, separamos um artigo bem completo sobre o que é a Teologia, o que estuda e o mercado de trabalho. Confira. 

O que é Teologia? 

A palavra Teologia vem do grego Théos= Deus e Logia= Ciência, logo, Theologia significa Ciência de Deus ou Estudo sobre Deus. 

Basicamente, a teologia estuda a existência de Deus e suas ações, assim como a relevância das fontes e informações ao longo dos séculos, sobre as muitas divindades de inúmeros tipos de credos. 

A teologia não é apenas cristã, porém, esta é a mais buscada nas universidades pelo país, mas existe a teologia com foco em outras religiões como de matriz africana, hindu e muçulmana, onde o livro sagrado são outras escrituras, como o caso do Islã com o alcorão. 

No caso da Teologia Cristã, a Bíblia é o objeto de estudo central, e a partir dela é feito o estudo dos evangelhos, a história dos povos, a cultura e sociedade de várias épocas antigas, além de informações quanto ao apocalipse e escatologia. 

Para pessoas que desejam seguir a carreira pastoral, o curso de Teologia possui ensino na pregação (homilética), evangelização e interpretação da Bíblia. 

Pontos fundamentais da Teologia

Na teologia cristã, a mais difundida tanto no Brasil como ao redor do mundo, existem pontos fundamentais que são estudados em todos os cursos e faculdades. São eles:

  • A Bíblia (como a revelação de Deus e seus dogmas ao homem);
  • Criacionismo (foco no estudo que a humanidade provém de um casal criado por Deus);
  • A tradição (a fé que foi transmitida a humanidade através de Cristo e seus apóstolos);
  • Pentateuco, livros históricos, livros poéticos, livros proféticos, profetas maiores e menores (os 39 livros do velho testamento);
  • Evangelhos, Atos e as cartas de Paulo, epístolas gerais e o livro do Apocalipse ou revelação (os 27 livros do novo testamento);
  • História das religiões entre outros.

Com apenas estes exemplos, é possível ter uma ideia de como o curso de teologia é rico em sabedoria e história, perfeito para pessoas que gostam de ler, que se interessam por geografia e povos antigos e gostam de entender sobre culturas e sociedade.

Sociologia, História e Filosofia, fazem parte dos assuntos mais estudados durante o curso.

Mercado de trabalho do teólogo

O profissional em teologia, sairá do curso apto a ensinar, evangelizar, aconselhar, pesquisar e preparar material acadêmico de estudo teológico. 

As áreas que este profissional pode atuar são variadas:

  1. Capelania

O capelão é o profissional sacerdotal que tem a função de gerir uma capela e considerado um ministro ordenado. 

É uma pessoa com liberação para atuar em presídios, hospitais e trabalhar no aconselhamento, oração e evangelização. 

Além desses locais, pode trabalhar em colégios, comunidades e conventos, e dependendo do tipo de teologia estudada, é considerado pastor ou padre.

No setor público, onde o capelão entra através de concurso público, pode trabalhar em instituições como a Marinha, Aeronáutica e Exército, além da Polícia Militar, prestando assistência a corporação e seus familiares. 

  1. Sacerdote (Pastor)

Este é a função teológica mais conhecida. O pastor age como o capelão citado anteriormente, porém, possui algumas responsabilidades a mais, como a liderança de uma congregação ou grupo de pessoas e igrejas. 

Para tal, o padre também deve estudar, porém, com foco na teologia católica, um pouco diferente da teologia cristã protestante. 

  1. Mercado Editorial

Como teólogo, o profissional pode se dedicar em escrever livros e participar de estudos teológicos. 

Além desenvolver material editorial, o teólogo pode ser um revisor ou tradutor de livros estrangeiros, quando possui fluência em idiomas específicos. 

  1. Trabalhando com pesquisas

A área de pesquisa é fundamental para a interpretação correta da Bíblia, entendimento da cultura e doutrina da época e os dogmas fundamentais para nossos dias. 

O teólogo pode trabalhar, inclusive, em conjunto com outros profissionais em estudos e pesquisas específicas, como da existência divina ou de povos antigos, assim como história dos tempos bíblicos. 

  1. Educação

Na educação, o teólogo pode se tornar um professor para cursos teológicos de médio ensino ou universidades, principalmente quando possui pós-graduação como mestrado e doutorado. 

  1. Aconselhamento

Existem teólogos que trabalham apenas no aconselhamento de pessoas. Estes profissionais podem trabalhar tanto na capelania como presença obrigatória em igrejas, auxiliando pessoas em suas dificuldades. 

Para trabalhar em qualquer uma delas, é fundamental que a pessoa tenha o desejo de conhecer os livros sagrados, as religiões, ter a mente aberta e ser avesso a fanatismos.

Deve ser um leitor assíduo, atencioso e comunicativo. É importante conhecimento básico prévio e obtido por meio de cursos livres que são essenciais para ajudar o aluno em sua caminhada profissional.

Curso Teologia gratuito da Unova Cursos

Você percebeu que o mercado para estudantes de teologia é muito mais vasto e interessante do que apenas religioso e que existem boas oportunidades.

É um nicho em expansão e que necessita de profissionais capacitados, curiosos e com bastante conhecimento.

Para isso, comece com um curso de qualidade como o de Teologia da UNOVA Cursos. Nesse curso, você terá uma visão mais clara de como é a profissão, o mercado e os principais estudos da área. 

Para seguir sua capacitação, consulte os cursos que oferecemos para melhorar seu aprendizado:

Introdução a Teologia;

Teologia do Novo Testamento;

Geografia Bíblica e muito mais!

Aprenda com recursos em vídeo e ferramentas completas, numa plataforma simples, objetiva e intuitiva para seu crescimento profissional.

Curso com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Alcance seus objetivos profissionais agora e matricule-se! 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.