Curso deBiologia Celular e Tecidual I Grátis

Saiba tudo sobre as células, tecidos e órgãos com o nosso curso de Biologia Celular e Tecidual grátis! Quer saber mais? Não perca mais tempo matricule-se!

Carga Horária de 30 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

5.0
(6) comentários
715 Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$39,90.

Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

Aprenda tudo sobre biologia celular e tecidual com nosso novo curso!

A biologia celular e tecidual é uma área de estudo muito importante para entender o funcionamento do nosso corpo. No entanto, ela pode ser um pouco difícil de compreender, especialmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto. Por isso, criamos este novo curso para ajudar você a aprender tudo sobre biologia celular e tecidual.

Neste curso, você vai aprender sobre as diferentes estruturas celulares e como elas funcionam. Você também vai aprender sobre os diferentes tipos de tecidos que existem no nosso corpo e como eles interagem entre si. Além disso, vamos abordar alguns dos principais problemas de saúde que podem afetar as células e os tecidos do nosso corpo.

O que é biologia celular e tecidual?

A biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células, seus componentes e seus processos fisiológicos. As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, e a biologia celular é o ramo da biologia que as estuda.

As células são os blocos de construção dos organismos vivos, e todos os seres vivos são compostos por pelo menos uma célula. A biologia celular é o ramo da biologia que estuda as características das células, sua morfologia, suas funções e os processos fisiológicos que elas realizam.

As células podem ser divididas em dois grandes grupos: as células procarióticas e as células eucarióticas. As células procarióticas são aquelas que não possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, enquanto as células eucarióticas possuem um núcleo bem definido. A maioria das plantas e animais são compostas por células eucarióticas, enquanto a maioria das bactérias é composta por células procarióticas.

As características das células variam muito de um tipo para outro, mas todas elas possuem algum tipo de revestimento celular (membrana plasmática), citoplasma, ribossomos (para a síntese de proteínas) e DNA (ou RNA em alguns casos). Algumas células também podem possuir outros orgânulos como cloroplastos (para a realização da fotossíntese), vacúolos (para o armazenamento de água) ou mitocôndrias (responsáveis pelo fornecimento de energia às células).

Os componentes das células

As células são os blocos fundamentais dos organismos vivos. Todas as células têm uma membrana plasmática que as separa do meio exterior, uma vez que as células são compartimentadas estruturas. A maioria das células também tem um núcleo, que é separado da restante parte celular pelo envoltório nuclear. As células eucarióticas também contêm outras organelas envolvidas em diversas funções celulares, como a produção de energia, o armazenamento de nutrientes e a síntese de proteínas.

A membrana plasmática é uma bicamada lipídica que envolve a célula e define o seu limite exterior. A membrana plasmática é permeável a algumas moléculas e íons, mas impede a passagem de outras. A membrana plasmática também possui diversos tipos de proteínas embutidas nela, que desempenham um papel importante na regulação do transporte através da membrana e na interação celular.

O núcleo é uma das principais organelas das células eucarióticas e está envolvido na regulação da expressão genética celular. O núcleo contém o material genético da célula - o DNA - em forma de longos filamentos chamados Cromossomos. O DNA é organizado em estruturas mais complexas chamadas Cromatina. A principal função do núcleo é controlar a expressão dos genes através da síntese de RNA mensageiro (mRNA). O RNA mensageiro é o intermediário entre o DNA e a síntese de proteínas no citoplasma celular.

Outra organela presente nas células eucarióticas é o retículo endoplasmático (RE). O RE consiste numa rede complexa de canalículos que se ramificam pelo citoplasma celular. As principais funções do RE são a síntese proteica (através da ER Sintase) e o transporte intracelular (através do RE Transportador). Outra organela presente nas células eucarióticas é o Complexo Golgiense, que está envolvido no processamento, armazenamento e exportação de proteínas para o exterior da célula.

As funções das células

As células são as unidades funcionais dos organismos vivos, e são responsáveis pelas funções vitais de todos os seres vivos. Cada tipo de célula tem uma função específica que contribui para o funcionamento do organismo como um todo.

As células são divididas em dois grandes grupos: as eucariotas e as procariotas. As células eucariotas são mais complexas que as procariotas e possuem um núcleo delimitado por uma membrana. As células procariotas, por outro lado, não possuem um núcleo delimitado por uma membrana.

As células são responsáveis pelas funções vitais dos organismos, como a digestão, a respiração, a circulação, o movimento, a excreção e a reprodução. Além disso, as células também produzem os hormônios que regulam o metabolismo do organismo e os neurotransmissores que transmitem os impulsos nervosos.

Os tipos de tecidos

Os tecidos são classificados em quatro grupos principais: epitélio, conjuntivo, muscular e nervoso. Cada um desses grupos desempenha uma função específica no corpo e está formado por um tipo de célula ou conjunto de células semelhantes.

Epitélio: o epitélio é o revestimento de superfícies do corpo, como a pele, as mucosas e as membranas. Ele é formado por células que são dispostas em uma camada relativamente fina. As células do epitélio estão unidas entre si por junções celulares especiais, que permitem que elas funcionem como um barreira contra invasores externos. Alguns tipos de células do epitélio são capazes de se regenerar rapidamente, o que é importante para a manutenção de um revestimento saudável do corpo.

Conjuntivo: o conjuntivo é o tecido que une outros tecidos do corpo e mantém os órgãos no lugar. Ele também fornece suporte estrutural para o corpo e protege os órgãos internos. As células do conjuntivo podem ser divididas em três grupos principais: fibroblastos, macrófagos e linfócitos. Fibroblastos são as células responsáveis pela produção de fibras colágenas e elásticas, que dão à pele sua força e elasticidade. Macrófagos são células imunes que ingerem e destruem bactérias invasoras. Linfócitos são células imunes responsáveis pela produção de anticorpos, que combatem infecções bacterianas e víricas.

Muscular: o tecido muscular está presente em todo o corpo e é responsável pelo movimento voluntário dos músculos skeletais (músculos que movem os ossos). O tecido muscular também auxilia na regulação da pressão arterial e na digestão dos alimentos. As células musculares podem ser divididas em três tipos principais: fibras musculares lisas, fibras musculares estriadas e cardiomiócitos (células musculares do coração). Fibras musculares lisas estão presentes nos órgãos internos, como os intestinos, onde regulam o movimento peristáltico (contrações ritmadas dos músculos para ajudar a mover os alimentos através do trato digestivo). Fibras musculares estriadas estão presentes nos músculos skeletais (que movemos conscientemente) e cardiomiócitios estão presentes no músculo cardíaco (coração).

Nervoso: O tecido nervoso é o tecido responsável pelas funções de condução e integração das respostas do organismo ao seu ambiente. É composto por diversos tipos de células, entre elas os neurônios. Os neurônios são as células que carregam as informações do sistema nervoso e são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Gostou? Quer saber mais? Matricule-se em nosso curso gratuito!

Confira esses outros cursos que pode ser do seu interesse: Células e Divisão Celular, Bioquímica Geral e Interpretação de Exames Laboratoriais.

Conteúdo Programático

  • A célula / Morfologia celular / Tipos de células / Membrana celular

  • Glicocálix / Endocitose / Exocitose /Pinocitose

  • Transcitose / Macropinocitose / Fagocitose / Citoesqueleto

  • Junções celulares / Desmossomos / Núcleo e ciclo celular

  • Intérfase e mitose

  • Prófase / Metáfas / Anáfase / Telófase

  • Retículos endoplasmáticos (liso e rugoso)

  • Ribossomos / Polirribossomos / Complexo de Golgi

  • Face Cis / Face Trans

  • Rede Cis / Rede Trans

  • Mitocôndrias / Lisossomos / Autofagia / Microvilos

  • Estereocílios / Cílios / Flagelo

Thayná Vitória
Thayná Vitória
Amei o curso. Super recomendo
Samara Thais Pinto Maciel
Samara Thais Pinto Maciel
ok
Taiane Oliveira
Taiane Oliveira
Muito e profundo sobre os conteúdos
Marcos da Silva Gomes
Marcos da Silva Gomes
Curso bom gostei!
Camila Matos
Camila Matos
Ótima professora!
Vanusa Edna Vieira
Vanusa Edna Vieira
Excelente, parabéns!
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 39,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

Perguntas frequentes

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 39,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 39,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.