CIPA

A CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é regulamentada e estabelece normas do Governo Federal com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde dos colaboradores. 

É uma normativa que permeia grandes empresas e indústrias, para que haja entre os empregados, maiores cuidados quanto ao uso de equipamentos e cuidados com a saúde, para ter mais produtividade e menos faltas ou afastamentos. 

A NR 5- Norma Regulamentadora 5, determina todas as diretrizes da CIPA e demonstram todos os pontos fundamentais para que haja dentro das indústrias e empresas em geral, regras que garantam a segurança e saúde dos empregados. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a CIPA e como é importante para qualquer empresa. Confira. 

O que é CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma organização dentro das empresas que possui empregadores e empregados como participantes.

A CIPA tem por objetivo promover a prevenção de acidentes no trabalho. Além disso, a organização deve criar eventos e treinamentos que visam garantir a segurança e saúde no trabalho dos colaboradores. 

Ela deve conscientizar os profissionais sobre todas as formas de garantir a própria proteção e promovê-la na empresa que trabalha. 

Quando a CIPA foi criada e por quê?

No início da Revolução Industrial, as empresas eram lugares perigosos para os empregados. 

Apesar de ser uma oportunidade de empregabilidade, eram locais sujos, com pouca luminosidade e com muitos equipamentos sem qualquer tipo de controle de segurança ou dispositivos de proteção pessoal.

Os acidentes e mortes nesse período eram comuns e não havia justiça do trabalho ou qualquer tipo de indenização para as famílias e trabalhadores acidentados. 

Outro ponto que causava muitos desses acidentes eram as obrigações sobre os trabalhadores. Tinham que trabalhar até 18 horas e com poucos momentos de descanso, se alimentando pouco e com restrição ao uso do banheiro.

Essas situações que são tão impensadas atualmente, ocorreram e a partir delas que as leis e regras de hoje foram possíveis. 

No Brasil não era diferente do restante do mundo e a CIPA foi necessária para evitar mais situações perigosas no ambiente de trabalho.

Criada em 10 de novembro de 1944, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma das normas das políticas trabalhistas brasileiras mais antiga e eficaz conhecida e hoje, extremamente vital para empresas e indústrias em todo país. 

Qual a necessidade e importância da CIPA nas empresas?

A cada 3 horas e 47 minutos, uma pessoa morre no Brasil durante seu turno de trabalho. Segundo o SmartLab– Observatório de Segurança e saúde no Trabalho, homens na faixa etária dos 18 aos 24 anos e mulheres de 30 a 34 anos, são as maiores vítimas. 

Os números são preocupantes: em 2020 foram 446.881 pessoas acidentadas e em 2021 as notificações foram de 612.920 pessoas. 2022 os números se mantiveram como no ano anterior e desses, foram 2.538 mortes. 

Infelizmente, o Brasil figura o segundo lugar em acidentes e mortes no trabalho, em um ranking do G20, dos 20 países mais poderosos do mundo.

Com esses resultados, é fácil entender o porquê de a CIPA ser importante e que ainda não tem sido tão eficiente como deveria. 

Antes dela, os números eram mais gritantes, igualadas a Revolução Industrial no fim do século retrasado. Hoje, apesar dos avanços, ainda precisa haver melhorias reais. 

As empresas precisam ter colaboradores que entendam o valor de serem mais atuantes na promoção e conscientização dos profissionais dentro dela.

Quanto mais educação e informação aos profissionais, menores serão os números de acidentes e mortes laborais, assim como doenças causadas pelo trabalho a longo prazo. 

Como se tornar Cipeiro? 

O profissional que se dedica a CIPA é conhecido popularmente como cipeiro. Ele é a pessoa que representa a CIPA e tem o papel de prevenir acidentes, mortes e doenças motivadas pelo trabalho dentro da empresa.

Ele deve trazer ao conhecimento dos colegas, todas as formas possíveis de eventos, palestras e até mesmo treinamentos de como evitar acidentes internos

Ele é escolhido pelos colegas através de uma votação secreta e geralmente a pessoa se inscreve para essa posição junto com outros candidatos. 

Para ser cipeiro, a pessoa precisa trabalhar na empresa e na eleição, é escolhido o presidente pelos empregadores, enquanto os empregados escolhem o vice.

As atribuições para atuar na CIPA, são:

  • Identificar e acompanhar processos de avaliação de riscos;
  • Registrar os perigos por meio dos mapas de risco;
  • Criar ações preventivas de segurança do trabalho;
  • Desenvolver análise de doenças laborais;
  • Promover treinamentos de segurança;
  • Sugerir melhorias cabíveis para proteção de todos empregados.

Ele precisa passar por um treinamento de 20 horas para estar apto ao cargo. O mandato desta pessoa na CIPA é de 1 ano e pode ser prorrogado por 2 anos.

Dos benefícios para o profissional, enquanto cipeiro, não pode ser demitido por justa causa e caso se demita, precisa ter um substituto em tempo hábil para continuar o trabalho.

A maior contribuição do cipeiro para a empresa é, sem dúvida, criar uma cultura de segurança profissional interna, impactando todos os trabalhadores, de modo que façam suas atividades com mais segurança e exigindo melhores condições.

Curso NR 5- CIPA grátis online da Unova Cursos

Os direitos trabalhistas no Brasil possuem algumas vitórias e a CIPA é uma delas. Em um país com muitos casos de doenças e mortes no trabalho, é preciso combater esses números.

Para profissionais de todas as áreas que estão inseridos em ambientes onde a CIPA é necessária, é vital conhecer a norma regulamentadora 5. 

O curso NR 5- CIPA, trata todos os pontos que os trabalhadores devem conhecer para sua saúde e proteção. 

No curso, o aluno aprende aulas sobre Constituição e estruturação, noções sobre acidentes de trabalho, etapas de investigação, riscos operacionais, entre outros. 

Curso grátis e online com certificado válido e aceito em todo país, em uma plataforma completa e perfeita para seu crescimento. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.