Raciocínio crítico e argumentação

Ter raciocínio crítico e argumentação é pensar de forma crítica, fazendo análises inteligentes de tudo e tomando as melhores decisões. 

Além disso, uma pessoa com uma mente crítica, sabe como conversar, convencer e argumentar suas ideias com outras pessoas. 

Comunicar-se bem e ter um raciocínio lógico é vital para uma vida social e principalmente profissional.

Muitas pessoas nascem com o dom de pensar e argumentar coerentemente, mas outras apenas pensando em seu desenvolvimento pessoal, conseguem trabalhar esse ponto em si mesmos através das experiências que passam e muito estudo.

Neste artigo, falaremos sobre Raciocínio crítico e argumentação e como qualquer pessoa pode desenvolver-se. Confira. 

O que é Raciocínio crítico e argumentação?

Raciocínio crítico e argumentação são duas palavras distintas que também tem significados diferentes, mas que só tem sentido quando estão juntas.

Para compreendê-las, precisamos entendê-las separadas. O conceito de raciocínio é o processo mental de formular ideias. Já a argumentação é a defesa desse processo mental, dessa ideia formulada. 

É através do argumentar que validamos nossos pensamentos. Para que haja um diálogo racional e produtivo, é preciso que as ideias de todos os interlocutores sejam expostas e discutidas. 

Mas, o que é raciocinar criticamente? É o pensar de modo a formular ideias racionais e coerentes, logo, que possam ser comunicadas oralmente de forma inteligente. 

Quais os benefícios de um raciocínio crítico e argumentação?

Uma pessoa que pensa criticamente, consegue enxergar problemas, mas principalmente soluções, ou seja, pensa de forma inteligente em todas as possibilidades e busca inovações para resolver essas mazelas. 

Outro benefício, é que raciocínio crítico, enriquece o conhecimento e quanto mais se busca o saber, mais pensa criticamente e, assim, argumenta sabiamente.

Uma pessoa que lê muito, por exemplo, tem um vocabulário mais amplo e consegue analisar a vida de maneira mais crítica e lógica, racional, do que aqueles que não leem. 

Pessoas que leem são mais inteligentes e aumentam seus níveis de QI através da prática da leitura. 

Muitas pesquisas mostram isso e que para haver uma argumentação satisfatória, é primordial que haja a busca pelo conhecimento constante e a leitura é uma das formas mais eficazes para isso. 

Por fim, um benefício importante é que diante de discussões, a pessoa que raciocina criticamente, consegue formular argumentos mais convincentes e melhora seu poder de persuasão, ou seja, em impor suas ideias com melhor aceitação.

Como a falta de raciocínio e argumentação podem ser prejudiciais as pessoas? 

Uma pesquisa de 2021, mostra que 11milhões de brasileiros são analfabetos. Isso significa que são pessoas que não saber ler nem escrever e algumas apenas assinam o próprio nome.  

Na mesma pesquisa, se vê que 29% da população do Brasil é considerada analfabeta funcional. Mas, afinal, o que é isso?

Analfabetismo funcional é quando uma pessoa sabe ler e escrever, porém, não entende o que lê ou escreve, ou seja, não sabe interpretar as ideias dispostas seja em um texto ou mesmo em um cálculo simples. 

Atualmente, os hábitos digitais de ler apenas a manchete ao invés de um texto em sua totalidade ou não compreender piadas dúbias e ironias, são exemplos de analfabetismo funcional.

Nas redes sociais, é comum perceber pessoas que não conseguem argumentar, simplesmente porque seu raciocínio é limitado e infelizmente, muitas delas são jovens.

Um estudo recente mostrou que 67% dos estudantes brasileiros com 15 anos, não sabem diferenciar opiniões de fatos.

Isso significa que estes jovens, não conseguem identificar uma opinião pessoal de um fato real, sendo iscas fáceis para as fakes news. 

Outro ponto que o analfabetismo funcional causa, é que muitas das vezes, essas pessoas têm dificuldade de formular ideias, principalmente quando são confrontadas com argumentos diferentes.

Acabam por fim, se expondo de forma vexatória ou usando argumentos violentos para justificar-se, o que somente reforça sua limitação a quem ofende.

Como foi dito no tópico anterior, muitas pessoas usam o hábito da leitura para obter conhecimento e aumentar seu poder de raciocínio crítico e argumentação.

Mas além dela, existem outras formas de desenvolver o raciocínio e aprender como debater ideias com qualquer pessoa. Veja no próximo tópico.

Como desenvolver a argumentação e raciocínio crítico em 3 dicas?

Existem muitas formas de desenvolver a habilidade do raciocínio crítico de uma pessoa, auxiliando que ela tenha argumentos mais racionais e inteligentes. Veja como:

  1. Levantamento de debates saudáveis

Conversar com pessoas que pensam diferente de você em relação a um assunto específico, é uma das formas mais inteligentes de desenvolver seu senso crítico.

Começar um debate perguntando o que a pessoa acha sobre isso ou aquilo, expor suas ideias e discutir sem conflitos, além de saudável, pode mudar sua visão ou ampliá-la em relação a vários temas. 

  1. Passeios educativos 

Para aguçar o senso crítico das crianças e adolescentes, a dica é fazer passeios educativos em lugares como museus e teatros, além de cinemas, principalmente em salas que passam documentários e curtas-metragens. 

Esses passeios fazem com que as crianças fiquem curiosas, perguntem e se interessem por inúmeros assuntos diferentes e pesquisem, tendo mais facilidade de conversar a respeito com coerência e inteligência. 

  1. Assistir filmes e ouvir músicas críticas

Existem muitos filmes que contam histórias reais ou tem a visão crítica de alguém que viveu aquela situação. Nesse ponto, é interessante assistir e analisar como a pessoa foi impactada pelos acontecimentos e como a situação mudou o mundo. 

O mesmo ocorre com músicas que falam contra política e sociedade, por exemplo, que tem um viés democrático ou não. São riquezas críticas que exaltam ainda mais o conhecimento e argumentação lógica. 

Curso de Raciocínio Crítico e Argumentação Gratuito da Unova Cursos

Para se tornar um profissional melhor é fundamental se comunicar bem e pensar melhor ainda, argumentando ideias e pensando criticamente. 

Com esse artigo, você entendeu um pouco sobre o assunto e viu como é importante investir em uma mente mais inteligente que pensa e argumenta. 

Para ser uma pessoa com persuasão, aprenda com o curso Raciocínio Crítico e Argumentação.

Nesse curso, o aluno terá aulas sobre argumentação e linguagem, raciocinando com analogias, identificando golpes e evitando fake news, entre outros. 

São 34 aulas e carga horária de 30 horas de nível básico. Faça este curso no conforto de onde quiser e com o melhor conteúdo. Curso grátis e online e com opção de certificado. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.