Como utilizar o Feng Shui

Desenvolvido a partir da medicina milenar chinesa, o Feng Shui é utilizado há mais de 4 mil anos na construção e equilíbrio energético de inúmeras construções no país. 

Grandes palácios chineses possuem essa prática e por ela é possível manter a harmonia entre nós e o ambiente que estamos, assim como tudo que está a nossa volta. 

Tal prática é utilizada atualmente no mundo ocidental e se mostra muito mais imersiva no cotidiano das pessoas, tornando a vida mais leve, inclusive no trabalho doméstico e do home office

Este último, por exemplo, pode ser beneficiado com a organização e design de interiores que a milenar prática tem a oferecer. 

Confira tudo sobre a história do Feng Shui e como utilizá-lo para melhorar a harmonia e energia de sua casa e home office. 

O que é Feng Shui?

Feng Shui significa Vento-água e se estabelece na força energética e harmônica entre indivíduos e o ambiente em que estão.

Uma das 5 artes da chamada Metafísica Chinesa, o Feng Shui é muito utilizado na arquitetura.

Um dos seus conceitos básicos estabelece que forças invisíveis e espirituais se unem ao Universo, pessoas e a própria Terra mantendo a harmonia e equalizando as energias presentes. 

Nos primórdios da prática, era muito utilizado para construção de mausoléus, mas com o tempo, foi introduzido em todo tipo de construção.

No Ocidente, o Feng Shui começou a se tornar conhecido em meados dos anos 1990. Hoje, cada vez mais pessoas se tornam adeptos da prática, tornando suas casas e locais de trabalho mais harmônicos e de energia leve. 

Vantagens e benefícios do Feng Shui

O Feng Shui é muito mais do que uma prática ou estilo decorativo e arquitetônico. Ele busca unir nossos corpos, o planeta e seres espirituais em um único “acorde” harmônico. 

Quando estamos leves, o mundo ao redor e todo ambiente, pessoas e qualquer outra coisa se tornam parte do nosso momento de relaxamento e equilíbrio.

O equilíbrio não é apenas uma sensação, mas busca atrair prosperidade como mais riquezas, saúde para viver melhor, relacionamentos com mais qualidade e sucesso em todas as esferas. 

Apesar de considerada uma pseudociência, ou seja, não possui base científica, o Feng Shui é reconhecido no mundo da construção civil, arquitetura e decoração como um componente importante para composição de ambientes. 

No próximo tópico, falaremos sobre como compor espaços em sua casa utilizando o Feng Shui e como o Home Office é outro beneficiado com essa prática. 

Como ativar a prática chinesa em sua casa 

O Feng Shui trata de atrair para sua vida tudo o que existe de bom na vida, sempre obedecendo e mantendo o equilíbrio tão importante para

Para determinar todos esses pontos e outros, é utilizado o Ba-guá, um mapa octogonal que quando utilizado em conjunto com a planta baixa de um imóvel, é possível definir os ambientes e as energias em que se busca e potencializá-las. 

O Ba-guá destaca 9 áreas importantes da vida que precisam de harmonia e energia, sendo a saúde o ponto central. São elas:

  1. Prosperidade;
  2. Sucesso;
  3. Relacionamentos;
  4. Família;
  5. Saúde;
  6. Criatividade;
  7. Espiritualidade;
  8. Trabalho;
  9. Amizades.

Para saber qual o local de sua casa que precisa da energia da família ou qual necessita de vibrações na criatividade.

Por exemplo, é só colocar o mapa sobre a planta baixa e a partir de análises e cálculos que especialistas no Feng Shui fazem, é definido o que cada ambiente precisa. 

Existem algumas dicas que são pontos básicos do Feng Shui para qualquer ambiente:

  • A porta principal de entrada de uma casa, não deve ter obstáculos e possui um vaso com plantas que absorvam energias negativas, além de boa iluminação;
  • Espelhos devem estar sempre nas laterais ou outros ambientes, nunca de frente com a porta de entrada, pois a energia refletida, quando positiva ricocheteia e sai do ambiente;
  • Garagens devem estar sempre em outro local, nunca embaixo de quartos, pois transmite vibrações ruins;
  • Qualquer objeto que esteja quebrado em algum ambiente, deve ser consertado ou jogado fora, pois, sua inutilização é visto no Feng Shui como um ponto negativo.
  • Existem ambientes que precisam de vibrações ainda maiores, como é o caso do Home Office e no próximo tópico, separamos dicas para aplicar no seu local de trabalho e canalizar mais energias positivas de prosperidade. 

Como aplicar o Feng Shui no home office

O Home office é seu local de trabalho em casa e de onde sai seu sustento. Para que sua carreira profissional progrida e veja o dinheiro multiplicar, o Feng Shui tem alguns ensinos específicos para o ambiente:

  • No Feng Shui, a organização é papel fundamental para que o sucesso e as boas energias nos alcancem. Se sua mesa está sempre desorganizada, crie o hábito de organizá-la, limpá-la e mantê-la em ordem durante as atividades;
  • Nunca tenha uma mesa de costas para a porta de entrada do seu escritório. Ao estar de costas para porta, demonstrará fragilidade e favorecendo vibrações negativas para sofrer traições e perdas financeiras;
  • Deixe sua marca em evidência, principalmente se é um pequeno empreendedor. Quanto mais olhar para sua marca, mais ficará motivado para investir no negócio;
  • Ter quadros com desenhos ou fotos de cachoeiras e fontes de águas, são bem-vindos nesse local. A água em movimento significa fartura no trabalho e deve ser posicionada no centro da parede. 

Curso Feng Shui grátis e online da Unova Cursos

O Feng Shui é uma das práticas mais usadas em construções e decorações de ambientes e pode ser utilizado em qualquer lugar.

Agora que você conheceu sua história, benefícios e como usar, entenda mais profundamente sobre o assunto com o curso Feng Shui da UNOVA Cursos.

Através desse curso, você aprenderá sobre o que é o Yin e Yang, limpeza de energias, as cores, os 5 elementos, o Ba-guá e muito mais. 

Curso gratuito e 100% online para você aprender com qualidade e como, quando e de onde quiser. 

Plataforma moderna e todos os recursos para deixar seu currículo completo. Alcance seus objetivos acadêmicos e profissionais agora. Matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.