estudos de programação

Uma das áreas profissionais mais promissoras do mundo, o setor de Tecnologia é um dos mercados mais concorridos e possui um número cada vez maior de profissionais.

Cada vez mais pessoas se interessam pelo mercado, mas é preciso conhecimento, habilidade e talento para o setor. 

Mesmo assim, qualquer pessoa pode começar por uma área básica: a programação. É através dela que você inicia sua caminhada profissional em TI e poderá estar apto para outras carreiras.

Neste artigo, daremos 6 motivos para você conhecer e começar a programar e seguir em uma carreira de extremo sucesso. Confira. 

O que é Programação?

A programação nada mais é que um conjunto de instruções que são escritas e repassadas a um computador, com a finalidade dele executar uma tarefa. 

É através da programação que é possível criar programas como softwares e todo tipo de estrutura para sites e aplicativos, com o objetivo de usá-los para facilitar um uso ou criar ideias novas.

A linguagem de programação é um conjunto de códigos que são compreendidos pela máquina e dessa forma ela acaba realizando as atividades propostas. 

Se caso a linguagem contiver erros, o computador não entenderá o processo e consequentemente não executará o sistema. 

Mercado da Tecnologia

Segundo estimativas do setor, até 2025, deverão ser abertas quase 800 mil vagas na área de tecnologia. 

Com um mercado promissor no Brasil, mas ainda muito aquém do mercado estrangeiro, o setor de tecnologia deverá se modernizar e novas práticas serem adotadas nos próximos anos. 

Além disso, ferramentas e programas baseados em IA e metaverso serão cada vez comuns nesse meio. 

Em um estudo do Google, o Brasil terá um déficit de mais de 500 mil trabalhadores de TI nos próximos anos, o que demonstra a necessidade de investir e focar nesse mercado. 

A busca é garantir que bons profissionais do setor se mantenham e criem oportunidades por aqui, ao contrário do que é mais comum, quando os profissionais vão para empresas no exterior, deixando um vácuo no crescimento tecnológico brasileiro.

O que é HTML 5 e os caminhos para se tornar em um profissional de Tecnologia?

HTML (Hypertext Markup Language), traduzido, Linguagem de marcação, é uma das linguagens de marcação mais conhecidas e utilizadas na internet.

As linguagens de marcação são utilizadas para dar estrutura as páginas que vemos. É como um esqueleto que garante a sustentação, enquanto outros linguagens como o CSS, dão o estilo, ou seja, o visual estético.

Atualmente na quinta versão, é usado para criar páginas de sites, lojas virtuais e qualquer página web. 

HTML 5 não é considerado uma linguagem de programação, pois tem finalidade de estruturação estática, enquanto a programação determina a lógica e execução de tarefas. 

Ainda assim, faz parte desse mercado e todo bom programador deve conhecer e dominar esse tipo de marcação.

6 motivos para aprender programação e obter sucesso profissional

Agora que você entendeu um pouco sobre o mercado e a o que é programação, até mesmo linguagem de marcação com o HTML 5, vamos te mostrar alguns motivos para aprender a programar e trabalhar nesse setor:

  1. Abre portas no mercado de trabalho

Cada dia que passa, a demanda por profissionais de tecnologia cresce e áreas como segurança digital e engenharia de dados, tem sido amplamente explorada e necessita cada vez mais de profissionais capacitados. 

Com a necessidade do mercado, é vital começar a estudar programação e aprender desde o início como funciona um computador e tudo o que ele pode fazer e trazer em benefícios. 

  1. A programação auxilia na comunicação e interação com outras pessoas

Basicamente, criar uma linha de código é buscar a melhora comunicação com outros computadores e com aquele que se pretende executar uma tarefa específica.

Esse ponto primordial, abre a visão do quanto é possível e necessário se comunicar e interagir com outras pessoas, sendo que esse assunto pode ser a pauta inicial para uma boa conversa. 

  1. Programar ajuda a desenvolver habilidades matemáticas

Se você tem facilidade com números, vai perceber que a programação oferece um mundo ainda maior de possibilidades com o auxílio da matemática no dia a dia.

Até mesmo quem não se familiariza com a área de exatas, vai percebendo o quanto é fácil programar e que não é difícil resolver problemas através dos números. 

  1. Torna sua vida muito mais organizada

Fazer linguagens de programação é um trabalho ordenado e, logo, você deve seguir algumas regras e parâmetros determinados. 

Isso é interessante, pois nos obrigada a ver a vida com mais organização, sem deixar nada fora do lugar.

Ao programar, qualquer coisa que não estiver corretamente no lugar é certeza que dará errado, por isso ele estimula esse lado mais prático e minimalista da gente. 

  1. Aumenta sua produtividade

Depois que você aprende a automatizar tudo, não consegue mais voltar. 

Sua produtividade aumenta significativamente quando aprende algumas linhas de código e tarefas que antes eram gigantes e cansativas, viram algo simples de resolver. 

  1. Programar torna você mais criativo e ainda é divertido!

Quando se vê notícias de crianças asiáticas que aprendem a programar na escola e já criam todo tipo de coisa, achamos curioso e quase impossível, mas é possível.

Qualquer pessoa pode começar a programar e aprender linguagens de marcação com o HTML 5, CSS entre outros. 

Java Script, Phyton, são só algumas linguagens que são amplamente usadas e de fácil entendimento, que criam qualquer coisa que você deseja.

Isso trabalha sua criatividade e torna sua vida muito mais divertida e desafiadora. Não perca tempo e comece a estudar tecnologia!

Curso HTML 5 Básico grátis online UNOVA Cursos

Começar a crias sites e aprender o básico da área da programação é fundamental para dar os primeiros passos na profissão da tecnologia.

Com o curso HTML 5 básico, aprenda a estrutura básica para criar sites dos mais simples até os mais sofisticados. Aulas como UTF-8, Tags Inline, links e muito mais. 

Além disso, conte com uma plataforma completa de recursos e crescimento profissional. Certificado válido e aceito em todo Brasil, grátis e online. Matricule-se agora!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.