Employer Branding

Reter bons profissionais e evitar o turnover, além de atrair os melhores que ainda estão no mercado, é a estratégia prática que engloba a Employer Branding

Essa estratégia de marketing é usada no mercado para gerar uma visão positiva em relação a empresa, mas como ambiente de trabalho e não marca de vendas. Essa estratégia visa o recrutamento e seleção apenas dos melhores e sua retenção.

Para transformar uma empresa na melhor para se trabalhar não é um processo rápido e muito menos fácil, mas com essa estratégia, fica mais fácil encontrar e manter os profissionais mais capacitados, gerando vantagens e benefícios a longo prazo.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a empresa como marca recrutadora, ou seja, a Employer Branding e como os empreendedores devem agir em seus negócios pessoais. 

O que é Employer Branding?

Employer Branding, do inglês, Marca Empregadora, são técnicas e estratégias que visam gerar uma percepção otimista da empresa e seu ambiente profissional.

Basicamente, o principal objetivo dessa estratégia é que a empresa seja vista no mercado como uma empresa de excelência e perfeita para bons profissionais se desenvolverem. 

Hoje, as empresas estão buscando cada vez mais trabalhadores que vão além de um diploma e tenham conhecimento, competência e habilidades a mais para oferecer.

Em contrapartida, os profissionais estão em busca de empresas que não tenham apenas um salário interessante, mas oportunidade de crescimento e benefícios diferenciados que vão além do vale transporte e alimentação. 

Trabalho mais flexível com foco na produtividade, por exemplo, é outro ponto que tem feito os colaboradores optarem por melhores empregos e chances no mercado. 

Portanto, a regra da estratégia da marca empregadora, é se atentar apenas para os melhores candidatos, oferecendo o que existe de melhor em oportunidade profissional e afastando aqueles que não fazem parte desse perfil.

No próximo tópico, explicaremos com mais clareza, a importância dessa táctica mercadológica que visa empregar com qualidade para ter uma empresa rentável, saudável e produtiva. 

Qual a importância da Employer Branding para uma empresa?

Todos os anos, a Forbes, revista mundial de economia e negócios, faz uma lista com as melhores empresas para se trabalhar.

Empresas como a Samsung, Itaú Unibanco, Microsoft e Apple, estão entre as melhores para ser colaborador. 

Dentre os pontos que fazem dessas empresas as mais desejadas dos profissionais estão alguns benefícios e vantagens como trabalho remoto, licença parental e desenvolvimento de talentos. 

Além disso, todas possuem participação de lucros bem distribuídos e anuais entre funcionários, o que dá um incentivo ainda maior para trabalhar nessas companhias. 

Para se tornar uma empresa respeitada e com visão privilegiada no mercado e desejada pelos melhores profissionais, não é necessário estar na Forbes, mas deve agir como se estivesse. 

Daí vemos a importância do Employer Branding, pois ele estabelece as diretrizes que a empresa precisa atingir para se tornar relevante no mercado e principalmente entre candidatos para suas vagas. 

Uma empresa para vender produtos e serviços, precisa de pessoas para fazê-la funcionar, e quanto mais qualificadas forem, melhor será para garantir o crescimento dela. 

Mas para isso, ela tem que ter alguns atrativos que chamem atenção dos profissionais no mercado: 

  • Salário condizente com a média do mercado;
  • Benefícios básicos como vale transporte e refeição;
  • Oportunidade real de crescimento profissional.

Além disso, alguns outros pontos como benefícios complementares como auxílio creche, vale alimentação e desconto em academias, são alguns bônus que podem garantir profissionais mais capacitados. 

Outro ponto que a estratégia visa, é combater ou diminuir o turnover. Turnover é uma palavra inglesa que significa volume de negócios e está intimamente ligada a rotatividade dentro de uma empresa.

O desligamento de pessoas, assim como novas admissões geram turnover, principalmente se isso se tornar um fluxo muito grande e contínuo.

Na prática, uma empresa que tem um alto turnover não é bem-vista no mercado, pois dá a ideia de que seu ambiente não é favorável ao crescimento dos profissionais. 

Nessa técnica, é vital que esse fluxo de demissões e admissões seja diminuído e haja mais retenção de talentos ou desenvolvimento deles dentro da empresa.

Com estratégias bem claras, é possível qualquer negócio implementar com sucesso a estratégia da marca empregadora e ver bons resultados com certa relevância e agilidade em pouco tempo. Veja como no próximo tópico.

Como implantar a estratégia de Employer Branding na cultura organizacional de uma empresa?

Para implementar a estratégia de Employer Branding, é preciso que essa prática mude a cultura organizacional da empresa. 

No marketing digital, difundir uma marca de sucesso, faz com que as pessoas a vejam de forma muito mais positiva e não apenas como negócio de vendas, mas principalmente como uma empresa desejável e perfeita para se trabalhar. 

Não basta somente o marketing ser forte para evidenciar o quanto essa empresa é importante para se trabalhar, mas a reputação dela no mercado.

Negócios que pagam suas contas em dia, não possuem dívidas, que tem boa relação com fornecedores e boa visibilidade futuro para o mercado, tem maiores chances de ter uma visão mais otimista para futuros profissionais.

Além disso, os currículos tendem a se tornar cada vez mais qualificados, à medida que a empresa cresce no mercado, sempre atraindo apenas os melhores recrutas.

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Para ter os melhores, a empresa precisa investir pesado em marketing, mas também em aumentar sua reputação no mercado. Além disso, a forma como se relaciona com seus clientes e fornecedores, também aumentam sua visibilidade. 

Para um futuro promissor e com os melhores profissionais, é fundamental que esse negócio invista em estratégias de sucesso.

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.