ENEM 2023

Há menos de 1 mês do início das provas, o ENEM já começa a dar informações específicas quanto as datas das provas, do local do exame entre outras dicas importantes a todos estudantes. 

O ENEM já auxiliou o ingresso de milhares de pessoas na universidade pública e, também privada, sendo atualmente o principal vestibular do país. 

Nessa reta final dos estudos, é hora de revisar os pontos mais importantes, inclusive acontecimentos do mundo ao longo dos últimos anos, pois com certeza algo dessas informações irão cair nas provas. 

A temida redação, já será aplicada no primeiro dia e já tem tirado o sono de muita gente. Português, matemática entre outras matérias, tem sido desafiadora para muitos estudantes. 

Para ajudá-lo a ir bem nas provas, separamos algumas informações que você precisa saber sobre o ENEM 2023 e dicas para ir bem nas duas provas. Confira. 

O que é o ENEM?

ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova aplicada a estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ingressar na graduação em universidades públicas ou privadas.

Criado em 1998, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, o ENEM buscava inicialmente, avaliar o desempenho dos alunos que concluíam o ensino médio.

Com o tempo e a popularidade da prova, se percebeu a necessidade de um exame que se tornasse uma opção válida ao vestibular, dando oportunidades reais a jovens de baixa renda, de entrar em uma faculdade, principalmente pública.

Hoje, o exame facilita a entrada nas públicas, mas também nas universidades privadas, obtendo descontos, as vezes até 100% do valor da mensalidade. 

Para isso, é fundamental que o aluno vá muito bem no exame, em especial nas provas de português, matemática, conhecimentos gerais e idioma, e principalmente na redação.

O ENEM tem ajudado muitas pessoas a conquistarem o sonho de ingresso em uma universidade e a seguir, falaremos as informações para o ENEM 2023.

Informações mais importantes para o ENEM 2023

As datas das provas do ENEM serão dias 5 e 12 de novembro. As inscrições foram encerradas no 16 de junho e tiveram o custo de 85 reais. 

Durante os dias de inscrição, era possível pedir a gratuidade diretamente no site do INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Além disso, era possível nessas datas, pedir atendimento específico para nome social.

Até o final do mês de outubro/2023, será informado as datas dos locais de prova e todas essas informações podem ser encontradas no site portal.gov.br e página do participante ENEM 2023.

A partir de 24 de novembro sairá o gabarito e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024. 

A isenção da taxa segue os parâmetros da Lei Federal nº 12.799/2013 que estabelece que apenas pessoas que ganham até 1.5 salários-mínimos por pessoa mensal, inscritos no CadÚnico ou estudantes de escolas públicas. 

Pode fazer o ENEM todas as pessoas que já concluíram o ensino médio, independentemente da idade e sonham em ter uma faculdade no currículo.

Dicas para gabaritar as provas e tirar 1000 na redação do ENEM

Agora que você já tem todas as informações necessárias para fazer o ENEM 2023, é hora de seguir algumas dicas para te ajudar a ir bem:

  1. Controle a ansiedade

Essa dica é válida para todo mundo que for fazer a prova, mas principalmente para aqueles que farão a primeira vez.

Chegue cedo, esteja bem alimentado e tenha tido um bom sono na noite anterior. Esteja hidratado e com uma garrafinha sempre a mão durante a prova. 

Além da água, um chocolatinho ou bala, ajudam a se concentrar. Não perca o foco com distrações e não corra para terminar logo: leia, releia e responda com calma. 

  1. Faça simulados ou provas anteriores

Sabe as provas do Enem do ano passado e retrasado? Pois é possível baixar e fazê-la. 

Além de que algumas daquelas questões possam aparecer na nova prova, te ajudará a praticar e estar atento a erros mais comuns nos assuntos que você menos domina.

  1. Controle seu tempo, inclusive nas provas matemáticas

Na prova de matemática, será necessário fazer cálculos para chegar na resolução do problema, então, controle o tempo para cada questão e não acabar se perdendo muito em uma pergunta. O tempo não para e é preciso que você esteja atento. 

  1. Entenda, não decore!

Essa dica é para vida! É melhor entender o que você está fazendo do que decorando, pois “decoreba” é fácil esquecer, mas quando se compreende, nunca mais esquece. 

Por isso, cada vez que for aprender um conteúdo, foque em compreender e apenas mentalize o que está aprendendo e assim, vai de fato entender e terá mais sucesso.

  1. Fique de olho no que acontece no mundo

Sim, você precisa saber o que tem acontecido no planeta nos últimos anos, pois isso irá cair na prova com certeza.

Esteja informado lendo notícias e até mesmo situações do cotidiano, mas que impactaram a sociedade. Guerras, economia e pandemia, por exemplo, são assuntos recorrentes, portanto, esteja ligado!

  1. Utilize todos os recursos possíveis para estudar

Livros, internet e cursos online são fundamentais para te auxiliar a ter mais sucesso em sua prova.

Faça os exercícios, assista as aulas e tire dúvidas. Dessa maneira a chance de passar e passar bem é muito maior. 

Língua Portuguesa para ENEM grátis online UNOVA Cursos

Gostou dessas dicas e quase um guia para não passar perrengue no ENEM? Que tal aprofundar seus estudos, mesmo agora faltando pouco para as provas?

Com o curso Língua Portuguesa para ENEM, você irá tirar de letra uma das provas mais concorridas do exame. 

E para se preparar para as outras provas, faça também os seguintes cursos:

Cursos livres 100% online e gratuito, com opção de certificado válido e aceito em todo país. Alcance seus objetivos com nossos cursos. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.