salão de beleza pequeno

No texto de hoje, você confere algumas dicas para montar um salão de beleza!

Muita gente sonha em começar um empreendimento no ramo de beleza, mas não tem ideia do que fazer. Hoje, um dos negócios que mais cresce são os salões de beleza, sendo assim, por que não conhecer algumas dicas para montar um salão de beleza pequeno e iniciar o seu próprio negócio?

Esse tipo de empreendimento tende a permanecer em alta até mesmo em momentos de crise. Todavia para tornar esse sonho realidade além de um bom planejamento você precisa também prestar um serviço de qualidade e manter as finanças sempre em dias.

Para ajudá-los, trouxemos algumas excelentes dicas para montar um salão de beleza pequeno. Dessa forma, você pode começar um novo negócio no ramo de estética e expandir o seu empreendimento aos poucos. 

Portanto, para conhecer as nossas dicas, leia esse texto até o final e confira.

Por que montar um salão de beleza? 

Antes de falarmos sobre as dicas para montar um salão de beleza pequeno, vale a pena trazer algumas informações interessantes acerca dos empreendimentos nesse ramo.

Tais informações são importantes para você saber se vale a pena investir no segmento.

Inicialmente, devemos destacar os dados trazidos pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que mostram que o segmento de saúde e beleza obteve um crescimento médio de 8,2% somente em 2022.

Em números, temos uma movimentação financeira anual que passa de 100 bilhões de reais.

Além disso, o mercado nacional de salões de beleza também mostrou um crescimento aproximado de 4,5% em 2021 e esse número tende a crescer cada vez mais nos anos seguintes.

Sendo assim, os dados apontam que mesmo em momentos de crise, o segmento de salões de beleza permanece em alta. A principal justificativa para esse crescimento é o interesse contínuo das pessoas por serviços relacionados à beleza e autoestima.

Quanto custa abrir um salão de beleza pequeno? 

Uma das principais dúvidas do público diz respeito ao investimento necessário para abrir um salão de beleza pequeno. Sendo assim, buscamos informações em diversos salões para entender o custo médio de abrir um empreendimento como este.

O resultado foi: custa aproximadamente R$10.000,00 para abrir um salão de beleza pequeno. Isso leva em consideração as despesas fixas e correntes. 

Para entender melhor, você precisa considerar os seguintes custos ao abrir o seu salão de beleza:

  • Água
  • Luz
  • Equipamentos 
  • Aluguel
  • Internet
  • Salário dos servidores
  • Impostos
  • Manutenção dos equipamentos
  • Curso de cabeleireiro 
  • Produtos de beleza.

Tudo isso deve entrar no cálculo da sua planilha se você pretende abrir um salão de beleza pequeno. O valor pode aumentar ainda mais se decidir aumentar o tamanho do empreendimento. Portanto, fique atento e se planeje corretamente. 

Qual o lucro médio obtido? 

O lucro médio de um salão de beleza pequeno pode variar bastante dependendo de diversos fatores, como localização, porte do negócio, número de funcionários, serviços oferecidos e preço praticado. 

No entanto, segundo estudos de mercado, é possível obter uma margem de lucro média entre 15% e 20% do faturamento total do salão.

É importante ressaltar que o sucesso financeiro de um salão de beleza não depende apenas do lucro, mas também da gestão eficiente e da capacidade de fidelizar clientes.

Dicas para montar um salão de beleza pequeno 

Se você está decidido a entrar de cabeça nesse novo negócio, então aqui vai algumas dicas para montar um salão de beleza pequeno:

1- Defina o local 

A nossa primeira dica para montar um salão de beleza pequeno é definir o local onde ele será instalado. Uma das vantagens desse empreendimento é que você pode montar em praticamente qualquer lugar.

Sendo assim, você pode separar um quartinho da sua casa ou alugar um ponto comercial em um lugar estratégico.

2- Escolha quais serviços irá oferecer 

Essa dica é crucial para o sucesso do seu empreendimento. Sendo assim, você deve segui-la com cautela.

Um salão de beleza pode escolher diversos serviços para oferecer ao público. Em geral, a maioria oferece cortes de cabelo feminino e masculino, química, pintura, etc.

Outros salões oferecem serviços de estética corporal, manicure e pedicure, entre outros. Eles dependem bastante do tamanho do salão e do público-alvo. Portanto, atente-se para quem você deseja alcançar.

3- Equipamentos utilizados 

Todo salão de beleza exige a utilização de equipamentos específicos para o desempenho das suas atividades. Porém, alguns equipamentos podem sair bem caro. Dessa forma, o melhor a se fazer é escolher corretamente as opções que você terá no início do empreendimento.

Por isso, uma de nossas dicas para montar um salão de beleza pequeno é escolher apenas itens essenciais como:

  • Lavatórios
  • Cadeiras de corte
  • Mesa de canto
  • Poltronas de espera
  • Espelhos
  • Estufas
  • Produtos para maquiagem
  • Produtos para cabelo
  • Máquinas de corte, kit de tesoura, prancha e secador.

Vale destacar que também é importante ter um local para estocar os produtos.

4- Contratação de pessoal 

Geralmente os salões pequenos não contratam tantos profissionais, até mesmo pela falta de espaço ou capital.

No entanto, é importante ter pelo menos duas pessoas ajudando no início. Uma para cuidar da agenda e do atendimento, e a outra para ajudar nos cortes de cabelo e nos demais procedimentos estéticos.

Assim você pode otimizar o seu serviço e atender o público da maneira correta.

5- Obtenção das licenças de funcionamento

Por fim, o último item das nossas dicas para montar um salão de beleza pequeno diz respeito à obtenção das licenças de funcionamento.

Pois, todas as empresas necessitam de determinados alvarás e licenças para entrar em atividade. Sendo assim, você deve se dirigir até a prefeitura da sua cidade para buscar informações sobre quais são as licenças necessárias.

Feito isso e seguindo cada uma das nossas dicas, você está pronto para abrir o seu salão de beleza!

Tem como começar um salão de beleza pequeno com pouco dinheiro? 

A verdade é que dá para começar um salão de beleza pequeno com pouco dinheiro. Todavia, é importante ter planejamento para investir corretamente e evitar gastar além do necessário.

Uma boa dica para começar é convidar alguém para uma sociedade, pois assim é possível dividir os gastos e as responsabilidades.

Além disso, também é possível contar com a ajuda de linhas de crédito oferecidas para microempreendedores. Mas, essas linhas de crédito devem ser obtidas com cautela para evitar endividamentos logo no início do negócio.

Com isso, chegamos ao final deste texto. Para acompanhar as melhores dicas de negócios, inscreva-se em nosso site e receba notificações sobre os novos conteúdos todos os dias!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.