começar seus investimentos em renda fixa

Investimentos em renda fixa são uma das formas mais rentáveis e seguras de investir dinheiro. 

Este tipo de investimento, fornece um retorno financeiro bastante estável e previsível, muito útil para planejar a vida financeira a longo prazo. 

Neste texto, vamos dar uma olhada no que é e como começar em investimentos de renda fixa, além dos tipos para iniciar e ganhar dinheiro.

O que são investimentos em renda fixa?

Antes de começar, é importante entender o que é renda fixa. A renda fixa é uma modalidade em que você investe seu dinheiro em instituições financeiras, empresas e até mesmo o governo, e recebe o retorno corrigido com juros. 

Os juros são pagos conforme acordado no contrato na hora da aplicação, ou seja, podem ser pagos por periodicidade ou ao final do prazo do investimento.

É a modalidade mais indicado para iniciantes e no próximo tópico, explicaremos o porquê. 

Quais os benefícios dos investimentos em renda fixa? 

Eles são indicados para todos os tipos de investidores, mas os investimentos em renda fixa, são melhores opções para pessoas que estão começando. 

Segurança e previsibilidade são os pontos focais desse tipo de investimento, pois o retorno financeiro é pré-fixado e, portanto, você sabe exatamente quando resgatará e o valor. 

Isso ocorre, pois as taxas de juros envolvidas são definidas no momento em que é feita a aplicação e não existem variações durante o período em que o dinheiro fica aplicado. 

Existem alguns tipos que sofrem algumas variações pequenas de juros, seja pela inflação ou taxa SELIC, porém, nada muito fora do esperado. 

Ao contrário do mercado de ações como a bolsa de valores, por exemplo, que é um investimento de capital variável com mais chances de retorno polpudo, na renda fixa, você fica mais protegido, mas o retorno é menor. 

O problema da bolsa, assim como todo tipo de capital variável é que este é um investimento de risco, logo, não indicado para pessoas ou empresas inexperientes nesse mercado. 

Tipos de investimentos em renda fixa

A seguir, alguns tipos de investimentos em renda fixa que você precisa conhecer para começar a investir e lucrar:

  • Poupança

Eis o investimento que os brasileiros mais investem segundo a Anbima– Associação brasileira de entidades dos mercados financeiros e de capitais.

A poupança é o investimento mais usado por 23% da população, sendo que boa parte não faz uso de nenhum tipo de investimento. 

Para ter uma ideia, apenas 3% dos brasileiros investem em outros tipos é o caso dos fundos imobiliários. 

A poupança nada mais é que guardar qualquer valor em dinheiro em uma conta e contar com um pequeno acréscimo de juros mensais. 

A vantagem da poupança é ter dinheiro acessível para ser resgatado quando precisar, porém, a rentabilidade desse tipo de investimento é muito abaixo do esperado, não sendo o ideal para quem pretende começar a faturar a médio prazo. 

  • Fundos de investimento 

Os fundos de investimento em renda fixa são opções interessantes para quem pretende diversificar nessa carteira. 

Os fundos podem ser definidos, como:

  • Fundos de ações;
  • Fundos de multimercado;
  • Fundos cambiais;
  • Fundos de previdência privada;
  • Fundos imobiliários.

Os dois mais utilizados pelas pessoas físicas comuns são os fundos de previdência privada e imobiliários. 

A Previdência privada é o investimento de um valor pré-fixado todos os meses e por um determinado tempo, geralmente 10 anos, pode ser resgatado como um tipo de acréscimo a aposentadoria.

Já os fundos imobiliários consistem na venda de cotas e a cada cota comprada, o valor pode auxiliar no investimento em empresas de construções de imóveis ou aluguel em todo país, inclusive, em regiões nobres. 

O valor de cada cota é variável, mas o retorno passivo geralmente vale o valor investido. 

Ou seja, os fundos estabelecem um retorno passivo do dinheiro anteriormente investido mais os juros. 

Eles têm diferentes graus de risco e operação, assim como os resgates. Para evitar sustos no meio do processo, é vital se informar de todos os riscos envolvidos.

  • Títulos públicos

Os títulos públicos são emitidos pelo governo e considerados seguros e com boa rentabilidade. 

Eles são conhecidos como Tesouro Direto, e tem duas categorias: Tesouro Selic, corrigido pela taxa Selic e Tesouro IPCA, corrigido pela inflação. 

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDBs são outro tipo de investimento em renda fixa que valem a pena. Emitido pelos bancos, pode ser pré-fixado, com data de recebimento já conhecido e pós-fixado, rendimento que sofre variações a índices como é o caso do CDI.

Os prazos possuem variações e podem sofrer pouca rentabilidade, principalmente se o resgate for feito antes do término do contrato, o que é possível nessa modalidade. 

  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Emitidas pelos bancos com foco no setor da construção civil, imobiliário e agronegócio, as letras de crédito LCI e LCA são ótimas aquisições para quem tem um bom valor para investir, pois além do retorno, é isento de Imposto de Renda para pessoa física.

Qual o melhor investimento para começar?

Todas as opções listadas são ótimas para se começar sendo que a mais convencional seria a poupança.

Apesar de segura, ela não oferece boa rentabilidade, portanto, não é indicada para investimentos alongo prazo. 

Se você espera faturar mais com investimentos em renda fixa, uma das saídas é diversificar sua carteira com valores de segurança na poupança e outros no Tesouro Direto e CDBs e Letras de Crédito. 

É importante frisar que tanto as Letras de crédito quando os CDBs possuem amparo do FGC- Fundo Garantidor de Crédito

Isso significa que na prática, caso a empresa que você esteja investindo sofra falência, você tem direito a retirar todo valor que esteja investido, porém, dentro de um valor limite em torno de R$ 250.000,00.

Curso Investindo em renda fixa grátis e online  

Agora que você compreendeu um pouco sobre o mercado dos investimentos em renda fixa, é importante conhecer melhor o mercado e como calcular sua rentabilidade.

Para isso, faça o curso Investindo em renda fixa. Nesse curso, você aprenderá tudo o que precisa para começar a investir sem medo e com total conhecimento. 

Curso gratuito, 100% online e com opção de certificado. Invista em você com os cursos UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.