vocação profissional

Aquela pergunta clássica: o que você quer ser quando crescer?

Se você não sabe direito, calma, isso é muito comum, e é justamente para isso que existem formas de entender qual a sua vocação profissional.

Quando criança a gente pode sonhar em ser as coisas mais mirabolantes, mas quando a vida adulta chega é necessário escolher de fato uma profissão que permita a construção de uma carreira sólida, mas que ao mesmo tempo tenha a ver com sua personalidade.

Então vem com a gente entender quais são as maneiras de descobrir a sua vocação profissional e dar início a uma carreira promissora.

Boa leitura.

vocação profissional o que é

O que é vocação profissional?

Vocação profissional é aquela habilidade natural de uma pessoa com relação a sua profissão, ou seja, é a carreira que já tenha alguma ligação com algo que você já vem executando com facilidade a sua vida toda.

É diferente de aptidão e nós vamos falar melhor sobre a diferença mais a frente, mas o que é preciso entender é que a vocação nem sempre é algo tão claro para todo mundo.

Algumas crianças desde bem pequenas se mostram interessadas em cozinha por exemplo, e isso vai se desenvolvendo durante a adolescência até que de fato a pessoa decida seguir a carreira na gastronomia.

No entanto, para muitas pessoas, a vocação profissional só surge bem mais a frente, e depois de fazer alguns testes vocacionais.

Qual é a importância da vocação profissional?

A vocação tem a ver com as suas experiências de vida, personalidade e áreas que você gosta. Não é exatamente trabalhar com o que se ama, mas sim executar uma função que você faz bem e não é maçante.

Por exemplo, pessoas que crescem com boa oratória, sem medo de falar em público, tem uma vocação tanto para as artes cênicas, quanto para o direito ou jornalismo, então é preciso testar opções que combinem com a sua vocação.

Descobrir a sua vocação profissional te ajuda a tomar decisões de carreira que vão te fazer bem e proporcionarão oportunidades de crescimento de maneira muito mais natural.

Vocação x Aptidão

Vocação e aptidão são coisas diferentes apesar de serem muito confundidas pela maioria, pois em alguns pontos podem até se assemelhar.

O que é importante entender, é que aptidão são facilidades em executar algumas tarefas com mais naturalidade que outras pessoas, mas não necessariamente seja algo que você goste ou mesmo tenha vontade de fazer.

Às vezes a pessoa não tem vocação nenhuma para música, porém tem aptidão para tocar bateria por ter boa coordenação motora e vai aprender muito mais rápido mesmo sem interesse pelo assunto.

Aptidões podem ser tanto físicas quanto intelectuais e de fato pode colaborar para que profissionais dominem muito mais rápido determinada função.

Já a vocação profissional tem muito mais a ver com uma área de interesse e habilidade natural que te permita executar bem os afazeres, tento ou não alguma aptidão.

vocação profissional ferramentas

Ferramenta para descobrir a vocação profissional

Mesmo que você acredite que já encontrou a sua vocação profissional, vale a pena utilizar das ferramentas disponíveis para confirmar ou até melhorar ainda mais a sua intuição.

Até porque, algumas áreas são mais vastas do que a gente pensa num primeiro momento, por exemplo, se você gosta e tem facilidade em lidar com animais, a sua vocação pode ser medicina veterinária, mas se ao ingressar você descobrir que não consegue lidar com cirurgias pode ser problemático.

Nesse exemplo específico, o ideal seria trabalhar com animais de forma mais recreativa, como em pet shops.

Por isso, utilizar ferramentas para encontrar sua vocação profissional é fundamental para direcionar sua carreira.

Vamos conhecer as opções:

– Teste vocacional

Os testes vocacionais são avaliações de personalidade que vão analisar as preferências e as aptidões do candidato e tem sua aplicação em 2 modelos principais.

O primeiro deles é o mais simples, onde após preencher um questionário o resultado final aponta algumas opções de carreira que tenham a ver com a personalidade da pessoa.

Já os testes mais elaborados vão envolver sessões com psicólogos em um processo que envolve dinâmicas e exercícios que dão ao profissional mais informações para uma análise completa de personalidade.

vocação profissional orientação

– Orientação vocacional

A orientação vocacional é basicamente um teste vocacional, porém mais amplo e executado por um profissional especializado na aplicação dos testes e questionários. 

Várias sessões podem ser feitas e o processo geralmente é um pouco mais longo, envolvendo até experimentações práticas de algumas áreas para ver se há afinidade e também testes de aptidão para entender as habilidades do candidato.

Quem faz esse trabalho é o orientador vocacional, que é especializado na realização destes testes, por isso é uma maneira bastante eficiente de encontrar a sua vocação profissional.

– Coaching

O coaching vocacional é parecido com o orientador, porém a sua atuação é um tanto mais personalizada, pois o profissional trabalha lado a lado com o cliente para auxiliar no entendimento e inserção no mercado de trabalho desejado.

É uma técnica que geralmente é utilizada por profissionais que estão se sentindo mal nas suas carreiras atuais, seja por stress, ansiedade ou desmotivação, e busca uma nova área para atuar.

O coaching vocacional pode aplicar os testes e questionários já mencionados e assim ajudar o cliente a encontrar a sua verdadeira vocação profissional.

Afinal, como descobrir a vocação profissional?

Utilizar das ferramentas mencionadas é um bom caminho para encontrar sua vocação profissional, no entanto, se você já entendeu bem o conceito, sabe que algumas áreas podem ter mais a ver com você do que outras.

E uma maneira eficiente de confirmar se há afinidade por determinado assunto, é fazer algum curso sobre o tema que vai expandir seus conhecimentos e mostrar se aquela profissão é para você ou não.

Para isso, aproveite a gama de opções da Unova Cursos, que são gratuitos e online e te permitem experienciar um pouco vários assuntos para entender quais são mais próximos a sua personalidade.

Confira nossa lista de cursos e encontre a sua vocação profissional com a Unova Cursos.

Conclusão

Descobrir a sua vocação profissional é um ótimo caminho para poder dar passos mais sólidos na sua carreira, por isso, aproveite as dicas e busque os testes para entender como é sua personalidade e suas aptidões. Aproveite a gama de cursos da Unova para conhecer as opções profissionais.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário