Antimarketing

Em 2018 Gisele Bündchen protagonizou um comercial para o Make B, linha de maquiagens da Boticário e na peça publicitária, ela enfatizava que mulheres não precisam de maquiagem, mas evidenciar sua beleza natural.

À primeira vista, pode parecer estranha a ideia do comercial, mas isso é o que chamamos de Antimarketing, uma estratégia que visa apelar para algo que parece negativo para a marca, mas que gera relevância e em nome de uma causa ou ideia.

No caso do comercial, a ideia era destacar que maquiagem deve ser uma opção para as mulheres e não uma imposição, enfatizando o direito de escolha feminina.

O antimarketing é uma maneira de atingir públicos que podem encontrar na marca uma referência, além de destacar pontos relevantes dela em si.

Nesse artigo falaremos um pouco sobre o antimarketing, de sua importância para o mercado publicitário e quando deve ser utilizado, além de suas diferenças do marketing negativo. Confira. 

Entenda o que é marketing antes do antimarketing

Antes de entender o que é antimarketing, é fundamental saber o que é marketing. Marketing, do inglês que significa mercado ou mercadologia, é uma estratégia com a finalidade de promover produtos e serviços ao consumidor. 

São conjuntos de atividades de comunicação que visam vender mais e melhor os produtos e serviços para as pessoas certas, ou seja, o público-alvo.

Existem 4 conceitos fundamentais do marketing, conhecidos como 4 P’s, são eles:

  • Produto
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça.

Produto pode ser tanto um produto em si ou um serviço que a empresa oferece. O preço é o valor monetário desse produto. 

Já a promoção são os canais de comunicação que esse produto usará para atingir seu público. 

A praça trata sobre a distribuição deste produto ou serviço, tanto no sentido de localização, quanto de disponibilidade.

Logo, marketing é promover a satisfação de clientes garantindo a comercialização de produtos e serviços utilizando uma série de estratégias, com objetivo de garantir lucro, fidelização e qualidade. 

O que é, quais os benefícios e desvantagens dessa estratégia

Agora que está claro o que é marketing, fica mais fácil compreender o que é antimarketing.

Antimarketing é uma estratégia de marketing onde uma marca “revela” suas fraquezas, para evidenciar suas maiores vantagens e benefícios. 

Essa é uma maneira de dizer aos clientes e, também, a concorrência que eles possuem tudo o que os consumidores precisam e são “gente como a gente”.

Geralmente o Antimarketing é uma estratégia que faz parte de um conjunto de outras táticas para atingir objetivos específicos. 

Em uma propaganda do Burger King de 2020, a marca optou por fazer uma peça um tanto inusitada: montam um lanche Whopper, um dos sanduíches mais famosos do fast food, e depois deixá-lo se decompor ao longo de 35 dias.

O que pode parecer algo estranho, é na verdade uma jogada de mestre. Através desse comercial, o Burger King sinaliza a todos seus consumidores que seus produtos não possuem conservantes, utilizando apenas ingredientes naturais.

Com essa estratégia de antimarketing, a marca mostrou que aquilo que poderia ser visto como uma propaganda negativa, na verdade evidenciava a preocupação do Burger King em oferecer produtos de qualidade e saudáveis a seus clientes.

 O antimarketing é como uma estratégia inversa, onde o foco principal é chamar atenção do público para uma falha seja da marca ou da sociedade e como a empresa busca a mudança e qualidade naquilo que faz. 

O exemplo da peça publicitária da Make B que citamos na introdução desse post, mostra uma forma de antimarketing que visa romper com uma visão da sociedade que uma mulher só é bonita com maquiagem.

O antimarketing busca atingir de forma emocional, seja com bom humor, dramatização ou responsabilidade social, valor da marca e agregar maior evidência e destaque no mercado. 

Mas quando utilizada em demasia ou de forma incorreta, o antimarketing pode gerar o marketing negativo e no próximo tópico, falaremos sobre isso. 

Antimarketing x Marketing negativo: Quais as diferenças e quando evitar 

O antimarketing é muito utilizado hoje em dia, principalmente através de memes em redes sociais e sempre com muito bom humor. 

Algumas marcas utilizam o antimarketing, principalmente em assuntos virais na internet e rapidamente criam ideias que quando vão para a web, viram uma febre de risos e engajamento. 

Porém, quando não é bem utilizado, pode virar em marketing negativo. Um exemplo foi quando a varejista de roupas GAP mudou sua logo de uma hora para a outra e não agradou.

Além de ter feito isso de uma maneira muito drástica, o design ficou um tanto sem graça, o que obrigou a marca a voltar atrás e continuar com a logo tradicional. 

Outro exemplo de marketing negativo é um cartaz feito em 2012 para promover uma campanha no programa Raul Gil no SBT. A campanha era promovida pela marca Bombril e utilizava o perfil de uma mulher negra com cabelo black.

Nas redes sociais a ideia não agradou e internautas afirmaram que a marca agiu com racismo, fazendo alusão do cabelo crespo, com as esponjas de aço. A empresa pediu desculpas e retirou os cartazes reformulando a campanha toda. 

É necessário um plano estratégico coerente e com muito cuidado ao que é e o que não é certo quando o assunto é antimarketing, pois isso pode, inclusive, impactar negativamente marcas consagradas e enterrar de vez as que estão começando. 

5 dicas de como fazer antimarketing em seu plano estratégico

Veja algumas dicas infalíveis para você usar o antimarketing em suas estratégias e dar certo:

  1. Conheça de fato seu público-alvo e persona;
  2. Fique ligado no que acontece na internet e aproveite os momentos virais para engajar suas ideias;
  3. Foque na sua marca e utilize com criatividade seus pontos fracos e fortes;
  4. Não jogue sujo com seus concorrentes, pois isso pode causar o temido marketing negativo;
  5. Estude sempre o mercado e as tendências atuais para criar propagandas inspiradoras e divertidas.

E para garantir um estudo profundo e que dê em sucesso, se você faz publicidade ou sonha em trabalhar no setor, é importante entender a fundo sobre o Antimarketing.

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.